Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Glossário (E)

Embaúba

Sinônimos: Caixeta, Mamoeiro-do-mato, Banana-de-macaco. - Poderoso diurético; das folhas se faz xarope contra afecções respiratórias: tosse, coqueluche, asma, bronquite; É tônico do coração; exerce a função da digitalis; regulariza as batidas do coração. Combate cãibras do sangue. O suco da raiz cura úlceras cancerosas e gonorreia. Não deve ser usada por longo tempo, porque prejudica as contrações do coração.

Endro

O chá quente, combate o soluço e ânsia de vômito. A infusão das sementes em bochechos e gargarejos, cura as inflamações da boca e da garganta. Seu chá tomado após as refeições, alivia dores intestinais, gases, e acidez do estômago. Aumenta o leite das mães. Semelhante ao funcho.

Erva ciática

Sinônimos: Erva-do-monge, Mata-boi. - É uma erva com folhas em forma de pé de leão; usa-se esta erva para puxar o veneno do reumatismo para fora. Esmaga-se e aplica-se, fora das juntas, durante 30 a 50 minutos; forma-se no local uma bolha de água amarela. Abre-se até secar ou atravessa-se uma linha, usando-se a agulha, a linha vai drenando a água que vai se ajuntando. É muito venenosa não se usa esta erva internamente.

Erva cidreira

Sinônimos: Melissa, Cidrilha, Melitéia. - Seu chá é indicado para baixar a pressão, insônia, nas digestões difíceis. Usa-se as folhas em infusão. Para quem toma chimarrão, é ótimo picar a erva, verde ou seca, e colocar dentro da cuia.

Erva da míngua

Sinônimo: Hortelã do mato. Estomacal, diurético; faz bem ao fígado, bom para quem esteja com amarelão. Também pode-se colocar no chimarrão.

Erva da vida

É uma das ervas mais eficaz contra a dor de barriga; especialmente nos casos das crianças. Indicada também contra as hemorroidas e reumatismo.

Erva de bicho

Sinônimos: Polygonum hidropiperóides, Pimenta D'água, Acataia, Pimenta do brejo. - Recomendada nas hemorragias gástricas, varizes, diurética, apariente, na falta de menstruação; para clisteres e em banhos contra hemorroidas, vermes e desinteiras sanguinolentas; feridas sangrentas. Usa-se toda a planta. Também pode-se fazer cataplasma: preparar por infusão de três xícaras(cafezinho) para 1/2; litro de água. Fazer uma papa acrescentando farinha de mandioca. Aplicar na área machucada ou ferida duas vezes ao dia.

Erva de lagarto

Sinônimo: Poaia. - Emprega-se seu sumo para picadas de cobra, sífilis, reumatismo, coceira, feridas rebeldes. A infusão da raiz regulariza a pressão alta. Boa para a tosse.

Erva de passarinho

Erva parasita, habita sobre as árvores; cujo instrumento de propagação são os passarinhos, que têm pelos seus frutos, uma especial predileção; conhecida em todo o Brasil. Desta família existem quase mil espécies com as mesmas propriedades medicinais. As folhas e flores são muito úteis nos casos de: diabete, histeria, arteriosclerose, asma, pneumonia, afecções da pele, moléstias uterinas; ação tônica e sedativa sobre o coração, recomendada na idade crítica das mulheres, nos casos de câncer; para lavar feridas, frieiras. Abaixa a pressão do sangue. Iniciar com dose fraca.

Erva de Santa Maria

Sinônimos: Chenopodium ambrosoides, Chenopodium anthelminticum, Erva formigueira, Erva de bicha, Ambrosia, Mastruço, Mentruz, Mastruz. - Existe cerca de 40 espécies desta erva, todas com as mesmas propriedades medicinais. Poderoso vermífugo; usa-se 1 colher (sopa) de semente, feito chá, em meio a banana amassada; por dose, ou feito chá das folhas, em jejum, por três dias consecutivos, de manhã ou à noite, o suco desta erva, misturado com açúcar mascavo ou rapadura ralada também pode ser usado para o mesmo fim. É eficaz na angina do peito, palpitação do coração, má circulação, sono agitado, zumbido nos ouvidos; hemorroidas, varizes, dores de menstruação, facilitando-a; indigestão; duas colheres de suco cura manchas nos pulmões. Eficaz nos casos de contusões, pancadas, fraturas.

Maceração: Em uma vasilha colocar uma xícara de (cafezinho) de vinagre, uma colher de chá de sal. Amassar a planta até obter uma pasta. Colocar a pasta sobre o local afetado e enfaixar. Suco: Uma xícara(cafezinho) de planta picada para um copo de leite. Tomar durante a recuperação. Este suco também pode ser usado como vermífugo. "Não utilizar em senhoras grávidas ou em amamentação. Não fazer chás fortes, intoxicam"

Erva doce

Sinônimos: Foeniculum vulgare, Funcho. - Tônico estomacal, estimula a digestão, contra vômitos, gases intestinais; calmante das cólicas dos recém nascidos, aumenta a secreção de leite das mães. Usa-se as sementes: por infusão, na forma de chá, e também pode-se colocar as sementes na cuia do chimarrão. Nos casos de estômago fraco, quando as digestões são pesadas difíceis; pode-se misturar sementes de erva doce e flor de camomila, seja chá, por infusão, ou na cuia do chimarrão.

Erva do fígado

Sinônimos: Verbena sagrada, Erva do sangue. - Planta brasileira, naturalmente cresce nos areiões próximo das praias, em terras secas, mas é encontrada em muitos jardins, em forma de lindos canteiros, a cor vermelha é a mais comum mas existe também a rosa. Combate os males do fígado.

Erva dos cachos da Índia

Sinônimo: Phitholacca decandra. Erva muito usada para combater a obesidade. As folhas em cataplasma combatem as feridas malignas. A melhor maneira de usá-la é a tintura mãe homeopática.

Erva lanceta

Sinônimos: Rabo de foguete, Flecha, Federal. - Erva muito usada nas fraquezas das articulações, febres tifoides, paralisia, tosse convulsiva, derrame de sangue interno, hemorragias, rachaduras nos seios; quedas contusões (os jogadores têm nela um bom remédio nas machucaduras; para tomar e aplicar. A raiz acalma dores, inclusive a dor de dente.

Erva Luísa

Muito aromática, com gosto de cidra. Usa-se em forma de chá, como calmante; estomacal, contra indigestões; estados nervosos, epilepsia. É uma boa erva para aromatizar outros chás; também para fazer licores.

Erva macaé

Sinônimos: Leonorus cibiricus, Rubim, Santos-filho, levantina, Mamangava: Faz ceder qualquer irritação do estômago, intestino. Febres graves, acompanhadas de vômito; gripe intestinal; doenças da pele; hemorroidas; pressão alta; respiração penosa, tosse, asma; colesterol; notável contra as varizes. Em banhos contra corpo inchado, principalmente as pernas; dores nas costas.

Erva mate

Sinônimo: Ilex paraguayensis: O chimarão reanima as forças corporais, estimulante do cérebro, excelente fonte de energia, alivia a fadiga, ativa a circulação, tonifica os nervos e os músculos. Erva cozida é boa para lavar feridas, assaduras, desinfetante, sudorífica, beneficia o fígado. Contém cafeína, por isso vicia, tomando demais, ataca os nervos, produz insônia.

Erva Moura
Nome cientifico: Solanum Migrum
E também conhecida como pimenta-de-cachorro e erva de bicho, isto porque costuma crescer em qualquer lugar.É uma planta herbácea (erva), pertencente à família das Solanícias. Seu caule é reto e com muitos ramos, suas folhas são ovais e rugosas, coberta por uma lanugem rala. As flores são pequenas e rosadas e os frutos, que amadurecem no verão, possuem bagas vermelhas ou pretas. Possui várias indicações terapêuticas. É indicada para  reumatismo,contusões e leucorreia.
Sinônimo: Pé-de-galinha. Calmante, as folhas para curar feridas, infecções; contra terror noturno, agitação nervosa, é narcótica, emoliente, no reumatismo e problemas urinários.

Erva Santa

Seu chá é bom para gripes, tosses, reumatismo; fortificante do estômago; anti-cancerosa, também para lavar feridas e úlceras.

Erva santana

Sinônimo: Erva de mula. Na medicina popular, é muito empregada em banhos para desinchar as pernas, lavar e curar feridas, cortes e vistas inflamadas. Para as abelhas uma ótima fonte de mel.

Erva silvina

Sinônimos: Polypodium vaccinifollium, Cipó cabeludo, Erva Teresa, Sólida. - Parasita que cresce agarrado ao tronco das árvores. Muito boa nos males dos rins, da bexiga reumatismo, dor nas costas, possui propriedades hemostáticas e adstringentes; sua infusão é boa contra escarros de sangue, congestões sanguíneas, diarreias, hemorragias, lesões cardíacas, dilatação de veias grossas, varizes, urina sanguinolenta. Usa-se toda a planta em infusão.

Erva tostão

Sinônimos: Boerhavia hirsuta, Pega pinto, Mela pinto. - Esta é uma erva extraordinária para o fígado, principalmente hepatite e males da vesícula biliar, ingurgitamento do baço, impaludismo, cálculos biliares, retenção de urina; nervosismo.

Erva trombeta

Sinônimos: Ipoméia bona Nox, Convolvolus duartinus, Convolvulus pulcherrimus. - É uma trepadeira, cultivada nas hortas e jardins. Folhas grandes cordiformes, distribuídas alternadamente. Flores roxas e alongadas, parecendo-se com uma trombeta. Costuma florescer no mês de junho. Planta narcótica. Suas flores são usadas nos estados dolorosos em geral; reumatismo, paralisia e em determinadas afecções da pele.

Espada de São Jorge

Sinônimos: Rabo de lagarto, Língua de sogra. - De suas folhas picadas e fervidas oferecem uma água para lavar os cabelos, provocam uma melhor circulação do sangue no couro cabeludo. Essa mesma água pode ser usada para banhar o corpo todo, beneficia a pele toda. A maceração em álcool é eficaz em fricções contra o reumatismo. Não se usa internamente.

Espelina

Sinônimo: Purga carijó. É uma erva trepadeira. Ótimo remédio contra asma, tosse, catarro pulmonar, bronquite, hemorroidas, diarreias. Muito boas nos casos de enjoo e vômitos durante a gravidez. Emprega-se ainda sobre as mordeduras de animais venenosos.

Espinafre

Erva muito rica; contém ferro, potássio, combate a anemia, é tônico e laxante. Bom calmante, ajuda nas menstruações difíceis. Não é recomendado nos casos de quem sofra de ácido úrico, gota e cálculos renais.

Espinheira Santa

Sinônimos: Maytenus ilicifolia, Espinheira divina, Cancerosa, Maiteno, Salva vidas. A espinheira santa é analgésica, desinfetante, tonificante, cicatrizante. É eficientíssima nas gastrites, dores do estômago, úlceras gástricas, acidez do estômago, evita a fermentação, gases intestinais, laxativa. Aplicada sobre feridas combate a purulência. Combate a lepra ulcerosa, a leishmaniose, a tuberculose cutânea e a sífilis. A espinheira Santa não deve ser fervida, nem colocada em recipiente de alumínio. As folhas devem ser picadas e colocadas num recipiente de louça e despejado água quente em cima, tampando em seguida. As folhas picadas também podem ser colocadas na cuia do chimarrão, para os que tem o hábito de tomá-lo.

Espinheiro-alvar

Nome científico: Crataegus Oxyacantha
Esta planta possui várias indicações terapêuticas, mas sua prescrição precisa ser feita por um médico. indicada para problemas cardíacos, servindo também como calmante e antiespasmódico. 0 Espinheiro Alvar pertence à família das Rosáceas Pomoideas e se presenta na forma de um arbusto de cor vermelha acastanhada, Seus ramos possuem espinhos. Suas folhas são verdes brilhantes e suas flores brancas, com um perfume suave. Já seus frutos podem ser comparados a uma maçã de tamanho extremamente reduzido.

Espinheiro de carneiro

Sinônimos: Carrapicho de Santa Helena, Abrojo. - Resolutivo, linfatítes agudas, sudorífico, depurativo do sangue, úlcera, cancro, anti-sifilítico. Suas raízes são boas contra afecções da bexiga, disenterias. Suas sementes são vermífugas, combatem febres, dor de dente, doenças da pele, asma tosse bronquites; tomadas em forma de chá ou no chimarrão ajuda aos alcoólatras a corrigir o vício do álcool.

Espinho de Maricá

Externamente usa-se em banhos contra eczemas e impigens. Internamente seu chá combate a asma, congestão do fígado, cólicas intestinais e o carbúnculo.

Espirradeira

Sinônimo: Oleandra. Planta ornamental, que muito tem embelezado nossos jardins, tanto particulares como públicos; produz lindos cachos de flores, que vão do branco ao rosa forte quase vermelho. É planta venenosa, por isso é necessário cautela no uso. O pó das folhas secas produzem espirros, o que é muito bom para quem sofre de sinusite. As folhas fritadas em óleo ou azeite , ou seu suco servem para curar coceiras. Em cozimento fraco é tônico do coração e na escassez de urina.

Espora dos jardins

Suas sementes são tônicas, nas fraquezas; boa contra a diabete, bronquite, asma, dores no nervo ciático, desinfetante. Com suas sementes pode-se fazer pomadas contra piolhos ou lavar a cabeça com um cozimento bem forte.

Eucalipto

Sinônimos: Eucalyptus globulus Labill, Gomeiro azul, Árvore da febre. - O chá das folhas combatem: resfriados, febres, bronquite tosse, asma, males da bexiga, dor das cadeiras. O óleo que se extrai do eucalipto emprega-se em massagens contra dores reumáticas. Mascar suas folhas, alivia a dor e a inflamação da garganta. Eis uma receita de xarope de eucalipto: 15 limões galego ou tuiuti. 1 kg de açúcar mascavo. 1 punhado de eucalipto citrodora (medicinal). 5 litros de água. Descasque os limões e use apenas as cascas. Ponha as cascas numa panela, junte o açúcar e 2 litros de água fria. Faça uma calda meio grossa. Junte então as folhas do eucalipto, lavadas e picadas e o restante da água. Deixe em fogo brando cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até formar um xarope grosso. Depois de frio, ponha em litros bem limpos, e guarde em lugar seco. Tomar 1 colher de sopa do xarope, 2 vezes ao dia, durante três meses seguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário