Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Glossário (F)

Fava de Santo Inácio

Sinônimo: Fervillea trilobata, Ignatia. - As sementes são tônicas e boas para os males do estômago. Usam-se-as em cozimento demorado. 3 xícaras ao dia.

Fava do campo

No tratamento de úlceras cancerosas; usam-se as sementes fervidas e aplicadas sobre as úlceras.

Fedegoso

Sinônimos: Cássia occidentalis, Cássia falcata, Manjerioba, Pagamatioba, Mamangá, Mata-pasto, Folhas de pajé. Arbusto brasileiro, largamente conhecido no país, sendo tradicionalmente apreciado pelo povo. O caule guarda posição ereta e apresenta abundância de ramos. As folhas são guarnecidas de folíolos de formato oval e pontiagudos, e as flores, de cor amarela, se dispõem em forma de espigas. O fruto é uma vagem longa que contém numerosas sementes (usadas como o café); a raiz é grossa e amarelada tendo um gosto bastante amargo. Existe uma grande variedade desta planta, todas com as mesmas propriedades medicinais. Usam-se as folhas do fedegoso em infusão para combater febre palustre, inflamação do fígado, anemia, doenças das vias urinárias hidropisia; é purgativo. - O suco das folhas verdes, aplicado, sobre eczema úmido, cura-o em três dias, mas é preciso que nestes dias a parte afetada não seja lavada; também é muito eficiente sobre erisipela. Tomando-se café da semente torrada, cura inflamação da próstata.

Feijão

Suas vagem em infusão são boas para combater a diabete, hidropisia, cálculos renais, elimina ácido úrico e aplica-se contra erisipela. Preparando-se uma farinha do feijão e amassando com bom vinagre, esta pasta é útil em aplicações contra reumatismo ciático; muito boa ainda em aplicações sobre manchas da pele, eczemas e embeleza a pele. O pó das sementes com veneno usa-se como raticida.

Fel da terra (erva muito parecida com gervão, não confundir).

Contém vitamina C, combate febre, faz suar, favorece o parto, usado ainda contra paralisias e cólicas.

Fenogrego

Sinônimos: Pó de gado, Alforva. - É altamente nutritivo e reconstituinte, aumenta o apetite, engorda, valioso na fraqueza em geral, melhora a pressão baixa, bom para os convalescentes, combate o envelhecimento da pele, rugas, levemente amargo, bom contra diabete: com as sementes se fazem unguentos; e, com um pouco de vinagre, cataplasmas, para curar abcessos, tumores, chagas, panarício. A farinha é boa contra diarreias e inflamações intestinais; seu chá é bom contra gripe e para fazer gargarejos.

Feto Macho

Amargo, adstringente; a raiz fresca ou o pó é vermífugo e combate a solitária, tomando-a em jejum; útil ainda para lavar feridas; não se aconselha para pessoas fracas.

Figo

Sinônimo: Ficus carica. - Bom alimento na fraqueza e desnutrição, especialmente para os nervos, para isso usa-se o fruto maduro, comer à vontade. O cozimento dos seus frutos servem ainda para fazer gargarejos, curar gengivas; na diabete; para eliminar cálculos dos rins e do fígado. O chá de suas folhas dão um ótimo xarope contra tosse, é calmante. Com o seu leite, tira-se verrugas e calos,(Aplicar sobre o local da seguinte forma: colocar um pedaço de esparadrapo furado no centro sobre a verruga de modo que somente esta fique exposta. Pingar sobre a verruga três gotas do leite. Cobrir a verruga com outro pedaço de esparadrapo sem furo. Trocar de 2 em 2 dias), tomando o leite é vermífugo. Tomar 5 a 6 gotas do leite, dissolvidas em água ou leite, para curar úlceras internas e externas.

Figueira do mato

Sinônimo: Gameleira. - Seus frutos são comestíveis. Seu leite posto no dente, alivia a dor de dente. O leite de todas as figueiras combate vermes intestinais (10 a 30 gotas por dose em jejum). Suas cascas e folhas, em cozimento, tem aplicação para lavar feridas. Bom remédio contra reumatismo, hidropisia.

Flamboyant

Sinônimo: Flor do paraíso. - Tem propriedades adstringentes, tônicas e anti-reumáticas. O chá de suas folhas facilita a menstruação e em dose elevada pode provocar aborto. As vagens contém ácido tânico.

Flor da noite

Sinônimos: Cactus grandiflorus, tuna. Esta planta combate os males do coração causados pelo abuso do café, álcool e fumo, nervosismo, febres, resfriados, dores de cabeça, insuficiência aórtica, palpitação, congestão do fígado. Dores de cabeça congestiva, principalmente na menopausa.

Flor de coral

Sinônimo: Erythrina coraldendron. - Árvore pequena com flores vermelho-coral, muito estreitas formando espigas cimosas. - O cozimento das cascas secas serve para combater hepatite crônica e obstrução do fígado.

Folha da fortuna

Sinônimos: Kalonchoe brasiliensis, Saião. - é um dos melhores remédios contra os males dos pulmões; seu suco tomado todo dia cura tuberculose, tosse, é fortificante dos pulmões. Cura feridas; úlceras, frieiras e calos. Colocando suas folhas na fronte, tira a dor de cabeça. Ajuda a eliminar cálculos renais e alivia picadas de insetos.

Framboesa

Contém vitamina C; o chá de suas folhas em bochechos ajuda a firmar os dentes; febres, diarreias com sangue; é bom nas inflamações das ínguas. O chá da raiz é bom nos casos de hidropisia.

Fruta de lobo

O suco da casca da fruta, meio verde, aplica-se contra picada de cobra.

Fruta do conde

O chá das folhas é indicado para provocar suadouros, facilitar a digestão, combater gases, insônia, enxaqueca, dores de cabeça, curar feridas e úlceras. A fruta verde é adstringente, madura, é deliciosa e bom alimento. A casca serve de vermífugo e combate piolhos.

Fumeiro bravo

O chá das folhas ou da casca, combate a pressão alta, pontadas e tosse crônica. A casca verde da raiz, ralada, é uma ótima massa para aplicar sobre cortes para estagnar o sangue.

Fumo

As folhas umedecidas em água quente são usadas contra reumatismo; dores da gota aplica-se 20 a 25 g de cinza das folhas na parte dolorida.

Funcho

É semelhante à erva doce, anis; apariente, contra gases, digestivo, bom para crianças, a raiz é diurética, aumenta o leite das mães, bom para as afecções das v ias urinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário