Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Glossário (G)

Giesta
Nome científico: Cytisus Scoparius
As propriedades terapêuticas desta planta, que pertence à família das leguminosas, são inúmeras. A espartena, um dos princípios ativos contidos na Giesta, é amplamente utilizada para combater problemas cardíacos. A sua ação diurética é especialmente eficiente para aquelas pessoas com problemas de obesidade, das vias urinárias e também para aquelas que sofrem de hidropisia. Cataplasmas com as flores dessa planta são muito eficientes para acabar com abscessos e furúnculos.
A Giesta pode chegar a medir até 2 m de altura. Sua haste é reta e cheia de ramos. Suas flores são grandes e formam ramos amarelo-ouro. Seus frutos se apresentam como 11 pequenas bagas, de aproximadamente 5 cm, com sementes escuras. É originária da Itália continental. Urna curiosidade a respeito da Giesta é que seus ramos servem para amarrar videiras e demais plantas que precisem de uma sustentação extra para garantir sua perfeita formação. Dela também se extraem fibras têxteis.


Girassol
Nome científico: HelianthusAnnuus
0 Girassol é um arbusto pertencente à família das Compostas Tubifloras, que possui uma particularidade bastante curiosa: sua flor, semelhante a uma margarida gigante de cor amarela, segue, em seu curso diário, a trajetória feita pelo sol. É originário do México e do Peru, sendo amplamente cultivado como planta ornamental. Suas sementes torradas podem substituir o café, sendo indicadas para as pessoas que não podem com a cafeína. Além disso, possui inúmeras propriedades terapêuticas.É indicado para as febres em consequência da malária ou de problemas pulmonares;é eficaz também para combater doenças do estômago e resfriados.
Esse arbusto pode chegar à altura de 3 m. Sua haste é reta e verde, suas folhas são largas e cobertas por uma lanugem rala e dura. Suas sementes e frutos se encontram na região interna das flores, que costumam abrir durante o verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário