Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Glossário (J)

Jaborandi

Sinônimos: Piper pilocarpus, Othonia anisum. - O chá das suas folhas é sudorífico, diurético, alivia as bronquites agudas laringite papeira exoftálmica, caxumba inflamação dos órgãos genitais. Suas cascas, usadas em infusão, dão um bom tônico capilar, lavar a cabeça.

Jabuticaba

Planta altamente adstringente, por isso, é eficiente em gargarejos, para sanar as amígdalas inflamadas; diarreias, disenterias, varizes, e em banhos para curar erisipela.

Jambolão

Sinônimo: Biguaçu. A raiz e as sementes constituem um remédio eficaz contra diabete, tosse, catarro pulmonar e prisão de ventre.

Japecanga

Sinônimo: Smilax japicanga. - Sua raiz em cozimento é útil para combater a sífilis, gota, reumatismo e moléstias da pele.

Jaracatiá

Sinônimo; Mamoeiro do mato. As frutas contém papaina. O leite é enérgico purgativo, vermífugo; tem efeito igual a digitalis sobre o coração. O chá das folhas é diurético, contra pressão alta, hidropisia, inflamação do fígado e do baço.

Jasmim

Sinônimo: Jasminum officinalis. Existe uma variedade desta planta, todas com as mesmas propriedades medicinais. Externamente , suas flores em infusão são boas contra inflamação dos olhos, conjuntivite. Internamente são boas como antiespasmódico, diurético, estimulante, combate a falta de ar. Porém o jasmim amarelo, é muito usado contra prostrações musculares, hipersensibilidade, febres, gripes e catarro no nariz e no peito. Das fores pode-se fazer ainda um ótimo xarope.

Jequitibá

Suas cascas são adstringentes, boa nas diarreia; externamente, em gargarejos, inflamação das amígdalas; em lavagens vaginais, para as doenças do útero e ovários.

João da costa

Sinônimos: Davilla tetracera, Cura tombo, Raiz das mulheres. Esta planta é recomendado que se use em forma de tintura, para curar inflamações, uterinas, ovarianas, após parto, aborto.

Joio

Sua farinha dá gosto amargo ao pão e é venenosa. Mas tem utilidades medicinais para uso externo, na forma de cataplasma e banhos, contra inchaços, reumatismo e erupções cutâneas.

Juá

Suas frutas assadas, amolecem tumores; 6 a 8 são calmantes e eficientes contra a azia. O chá da raiz é diurético, ajuda a emagrecer, combate febres, males do fígado, afecções da bexiga.

Jurubeba

Sinônimos: Solanum paniculatum, Jupipeba. - Existem várias espécies. Usam-se folhas e raiz em cozimento. Estimulante da secreção biliar, contra hepatite, icterícia, cólicas hepáticas, dispepsia, tumores do útero e do abdômen, poderoso tônico desobstruente do fígado e seu ingurgitamento, febre intermitente e estomáquica. A tintura dos frutos é um poderoso remédio contra catarro da bexiga e a clorose; tônico desobstruente do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário