Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Glossário (P)

Paineira

Sinônimo: Algodão do mato. - Suas flores são um excelente remédio contra a asma. O chá da casca, regula a pressão alta, é depurativo do sangue, e ajuda a eliminar o ácido úrico. A resina e a casca em cozimento usa-se como compressa sobre hérnias e ínguas.

Papoula

Suas sementes comidas com pão conciliam o sono, é calmante, contra a tosse, asma, alivia as dores mesmo do câncer; as cabeças do fruto são narcóticas; do leite se extrai o ópio.

Parietária

Nome científico: Parietaria Officinalis
É uma planta pertencente à família das Mirtáceas, muito rica em salitre, que desde os tempos mais antigos é utilizada para combater problemas nas vias urinárias. A Parietaria cresce, sobretudo, em terrenos pedregosos, por isso é comumente confundida com urtiga.
Sua haste é reta e lenhosa, com uma coloração avermelhada, medindo até 70 cm de comprimento. Suas folhas são pequenas, com nervuras evidentes e as flores são pequenas, com um tom esverdeado.
Sinônimos: Parietária officinalis, Quebra pedra, Fura parede. A infusão das folhas frescas ou secas usa-se para doenças das vias urinárias, febres inflamatórias, cistite, nefrite, catarro da bexiga, dores nos rins e dor nas cadeiras. É diurética, emoliente, dissolvente de cálculos e areias; com o pó, curam-se feridas. Usa-se na proporção de 10 g da planta para 1 litro de água fervente. Tomar 4 xícaras ao dia. Para os que tem o hábito de tomar chimarrão, pode-se picar a erva e colocar na cuia junto com a erva mate.

Pariparoba

Sinônimos: Piper umbelatum, capeva, jaguarandi. - Folhas e raízes fazem baixar a pressão, contra resfriados, asma, boa para o fígado, baço, gastralgias, azias, úlceras, hemorroidas. O sumo das raízes e das folhas toma-se com açúcar mascavo e vinho tinto, em pequenas doses contra opilação e icterícia, inflamação crônica do fígado.

Parreira brava

Sudorífica, diurética; externamente usa-se como resolutiva nas inflamações dos testículos; contra asma e febre.

Parreirinha do mato

O seu chá é eficaz nos estados nervosos da menopausa, faz baixar e normalizar a pressão, diurética, contra o amarelão e doenças da pele; crianças fracas e com doenças de pele, fazer banhos; também para os problemas de prurido e para lavar feridas.

Pata de vaca

Sinônimos: Bauhinia fortificata, Bauhinia aculeata, Bauhinia brasiliensis, Unha de boi. - Folhas e flores são diuréticas, boa para os males do estômago, rins, depurativa, prisão de ventre. Para a diabete é recomendado fazer uma tintura das folhas, flores, frutos, madeira e casca da bauhinia branca, colhida na época de sua floração. Da planta seca , toma-se 100 g para 1 litro de álcool, se for verde 200g. Picar a planta deixar macerar no álcool em lugar escuro e fresco. Depois toma-se 30 gotas em 1/2 copo de água, pela manhã, em jejum. A raiz é venenosa.

Para tudo

Sinônimo: Pau para tudo. Esta planta possui as mesmas propriedades do pau amargo, embora seja uma árvore diferente.

Pasto de anta

Existem duas plantas diferentes macho e fêmea, ambas com as mesmas propriedades medicinais. O chá de suas folhas constitui um bom remédio contra má digestão, dor de barriga e cólicas intestinais, concilia o sono para as crianças, tomado à noite. Os índios costumas banhar as crianças recém-nascidas, em seu cozimento, como preventivo contra gripe e outras doenças. Como compressas aplica-se ainda nas dores reumáticas e lombares.

Pau amargo

Sinônimo: Tenente José. - Desta planta basta por uma lasca da casca, lenho ou mesmo um galhinho de folhas da árvore, na água fria e em pouco tempo pode-se tomar. Combate a fraqueza do estômago, indigestões, febres intestinais, gases, diarreias; em casos de convalescença. Tem eficácia comprovada na febre amarela, malária e aos que sofrem de diabetes. O cozimento das cascas combatem os piolhos, lavando a cabeça.

Pau cravo

Sinônimos: Cicypellium carphyllatum, Pau de forquilha, Cravo do Maranhão: - Planta excitante, afrodisíaca e aromática. Usam-se as cascas em cozimento.

Pedra ume caá

Sinônimos: Myrcia sphaerocarpa, insulina vegetal. - Aproveita-se toda a planta em cozimento, infusão ou tintura para combater a diabete. O uso contínuo deste vegetal, em curto espaço de tempo faz desaparecer o açúcar da urina, por isto é chamado de "insulina vegetal"

Pepino

Sinônimo: Cucumis sativus. O fruto é refrescante e deve ser comido com a casca para não se tornar indigesto. Tomando seu suco com açúcar, combate as doenças da garganta, rouquidão, angina, dores de estômago, tira o mau hálito, intestino, cólicas, bexiga e hemorroidas. O fruto reduzido a papa, serve como máscara de beleza para tirar manchas do rosto, fazendo desaparecer as rugas. Um copo de suco de pepino é eficaz na idade crítica. Untando a cabeça com suco de pepino, fresco, combate as caspas. O suco das folhas aplica-se contra picadas de insetos, sobre cobreiros e dores de queimaduras.

Pente de macaco

Depurativo do sangue, calmante. Há quem o use no lugar da salsaparrilha.

Pêra (Pereira)

É boa para os doente, os convalescentes, os que sofrem de pressão alta. O chá das folhas é bom para os males dos rins e bexiga; é diurética, combate as pedras dos rins e acalma as dores. Purifica o sangue. Contra a prisão de ventre, febres intestinais.

Peroba

Tônica, na debilidade dos nervos, febrífuga, depurativa, ótima na erisipela tomando o seu chá.

Perpétua

Linda flor rosa, empregada nos males respiratórios e febres; combate a tosse. É muito boa para os que sofrem de estados nervosos do coração.

Pervinca

Sinônimos: Vinca, Congossa. É flor de jardim. Assemelha-se à flor de manacá, umas florescem brancas outras roxas. Considerada planta venenosa, mas pode ser usada gradativamente, iniciando com dose fraca e aumentando; contra hemorragias na boca, banhos de assento, corrimento vaginal e em gargarejos. A pervinca contém um alcaloide utilizado como vaso dilatador em casos de enfarte, angina do peito e pressão alta. Indicado ainda contra leucemia porque reduz os glóbulos brancos e é eficiente nas doenças malignas dos gânglios. No combate ao câncer pode-se associar ao ipê-roxo.

Pessegueiro

Flores e folhas verdes são laxativas, laxante infantil, aliviam a dor de vista, contra vômitos durante a gravidez, prisão de ventre, hemorragias do útero e da bexiga. A fruta é alimento para os diabéticos. O chá das folhas com leite, combate os vermes. As folhas secas, curam feridas e úlceras cancerosas. As folhas amareladas são venenosas.

Picão

Sinônimos: Bidens pilosus, Carapinho de agulha, Guambu, Pego-pego, Amor-de-mulher. - Excelente diurético, bom contra o reumatismo, afecções da bexiga, dos rins, pedra da vesícula e dos rins, dor de barriga, má digestão, desobstruente do fígado, febres, ingurgitamento das glândulas mamárias, toda a planta é recomendada contra icterícia(amarelão), bronquite asma; o suco das folhas é usado para curar feridas e em gargarejos, contra afecções das amígdalas, também em banhos. Ótimo remédio contra a diabete. - Cura também os animais. Quando eu era garota, meu pai tinha um cavalo que sofria de retenção urinária. De quando em quando costumava passar mal porque não conseguia urinar, parecia que o sofrimento do animal era muito grande. Quando isto acontecia ele me mandava colher picão para o cavalo. Quando o cavalo me via chegando com o balaio cheio de picão corria atrás de mim, com muita ansiedade para comer o picão e devorava o balaio todo de picão. Não demorava mais que uma hora e o resultado já vinha. Começava a urinar que parecia não ter fim. Assim ficou curado.

Picão da praia

Sinônimos: Plumbago littoralis, Salsa da praia. - A infusão das folhas é diurética, boa para combater dores reumáticas, febres intermitentes, palpitações, vertigens, cólicas do estômago e intestinos, flatulência, icterícia. A infusão deve ser feita com 5 gramas da planta verde ou seca para 200cc de água fervente.

Pimenta do Reino

Estimulante forte, tônica, sudorífica; boa nas afecções do estômago e febres, em gargarejos junto com limão é contra a inflamação das amígdalas.

Pimenta malagueta

Sinônimos: Capsicum brasilianum, Capsicum fructencis, coral dos jardins. Útil como condimento, excita o aparelho digestivo obrigando o fígado a trabalhar. Suas folhas amassadas e colocadas sobre queimaduras, cura-as.

Pimentão

Contém bastante vitamina C e ferro. Atua favoravelmente contra as hemorroidas, prisão de ventre; contra os maus efeitos do álcool. O chá de suas folhas serve para limpar os intestinos.

Pinheiro

Sinônimo: Araucária. É uma árvore própria do Brasil. Sua semente é um ótimo alimento; os brotos de suas folhas dão um bom xarope, fortificante e estimulante; o cozimento de suas folhas atuam contra a anemia, doenças das glândulas linfáticas e fraqueza; a resina é usada contra o catarro do peito e da bexiga; é depurativa e faz suar.

Pita

Sinônimos: Agave, Piteira, Erva do tétano. - Esta planta é um dos remédios mais poderosos renovadores do organismo; fortalece e limpa o sangue, levanta a pressão baixa; as gestantes têm nela um chá anti-abortivo; cura a fraqueza. Usada na cura de pernas inchadas duras e com manchas azuladas, sacudidela nos testículos e nos cordões espermáticos. Folhas em cozimento, tomando 3 a 4 xícaras ao dia. As flores em infusão são excelentes para a sífilis e a lepra. As folhas em cozimento, usam-se para lavar os cabelos e dar-lhes mais brilho, bom efeito contra a caspa; em fricções, combate o reumatismo. É antídoto do veneno da mandioca.

Pitangueira

Sinônimos: Myrthus brasiliana, Eugênia uniflora. - Os frutos são saborosos e adstringentes. Suas folhas em infusão fazem abaixar a pressão; anti-febril, anti-reumática, contra diarreia, das crianças, bronquites, azia, cólicas, doenças do estômago, dos nervos, bom calmante para crianças nervosas; normaliza as menstruações abundantes.

Pixirica

Seus frutos são negros peludos e comestíveis. Suas folhas são úteis para regular as palpitações do coração. É útil nas afecções urinárias e genitais. Externamente combate as moléstias da pele.

Plátano

O cozimento das folhas são úteis para banhar úlceras e frieira. A casca das raízes combate febres e tem propriedades adstringentes.

Poaia do campo

Sinônimo: Poaia branca. - Provoca o vômito, suas raízes são expectorantes, em doses fracas; atua contra pressão alta e gota.

Poejo

Sinônimos: Mentha pulegium, Erva de São Lourenço. A infusão de suas folhas é tônica, excitante, tem aplicação nas bronquites, males do estômago, dores de barriga das crianças recém nascidas, dores histéricas, contra gases, na falta de menstruação. Uma gemada de ovo com chá de poejo é ótimo expectorante nas gripes e bronquites.

Porangaba

Sinônimo: Cordia salicifólia. - O chá das sua folhas, têm ação tônica sobre o coração e circulação, sendo de grande vantagem em pessoas fracas e obesas. Produz bem estar geral, atividade cerebral e tem efeitos úteis contra o cansaço. É uma planta que contém um pouco de cafeína e matérias extrativas amargas, sendo excelente para combater depósitos adiposos e gordurosos no organismo.

Primavera
Nome científico: Primula Officianalis
Esta flor, que é a primeira a desabrochar com a chegada da primavera, daí o seu nome, pertence à família das Primuláceas, que abriga aproximadamente 50 espécies distintas. É também uma planta muito utilizada como ornamentação. Mas, além disso, possui propriedades terapêuticas, sendo um excelente calmante e antiespasmódico.A Primavera às vezes se apresenta na cor amarela, outras num tom violeta.

Prímula

Tônica do coração, calmante, alivia dores da gota, a planta socada aplica-se nas inchações.

Pulmonária

Seu chá é empregado principalmente nos males do pulmão; eficiente expectorante quando preparado com mel. Os chiados e ronqueiras ao respirar, facilmente desaparecem. Recomenda-se para os que trabalham muito com cal, para não ficarem doentes do pulmão.

Pulsatila

Sinônimos: Pulsatila pratensis, Anêmona dos prados. As folhas e flores em infusão são usadas para curar dores ovarianas, ovarite, regras tardias, irregulares ou escassas, reumatismo errante, agudo ou crônico, sarampo, febre gástrica, dores de ouvido intensas, indigestões, dispepsias crônicas; mau gosto e secura na boca. Conjuntivite, terçol. Estreitamento da uretra. Abcessos fistulosos. Usando alguns meses antes do parto, facilita o trabalho. Uso interno das folhas e flores em infusão, apenas 1 xícara de chá por dia, ou tintura homeopática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário