Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Glossário (S)

Sabugueiro

Nome científico: Sambucus Ebulus As propriedades medicinais do Sabugueiro são conhecidas desde os tempos de Hipócrates. É extremamente eficaz como sudorífero, laxante e diurético. 0 Sabugueiro pertence à família das Caprifolináceas e pode atingir a altura de 4m. Sua casca é áspera e esbranquiçada e suas folhas possuem uma superfície
marcada por nervuras. As flores são pequenas e brancas e também hermafroditas, possuindo um cheiro desagradável. A curiosidade é que esse odor, quando as flores são dessecadas, desaparece por completo,dando origem a um perfume agradável. Possui também frutos, que podem se apresentar em duas cores: roxo ou branco esverdeado.
Sinônimos: Sambucus australis, Sambucus nigra. Da raiz em cozimento se obtém um bom purgante. As folhas frescas machucadas são colocadas sobre queimaduras para alivias as dores; as flores contém um óleo volátil altamente sudorífico. Nas febres, gripes, resfriados, tosse, sarampo, varíola, caxumba. se prepara uma infusão das flores secas que se toma ainda morna. 2 xícaras ao deitas, e algumas vezes durante o dia. Eficiente ainda para eliminar ácido úrico, cálculos renais, depurativo do sangue, toxinas em geral, gota reumatismo, pressão alta, curar diabete, flebite e lavar feridas. As flores do sabugueiro contém ainda hormônios e são úteis na menopausa.

Saião

Sinônimos: Kalonchoe brasiliensis, Folha da fortuna. - é um dos melhores remédios contra os males dos pulmões; seu suco tomado todo dia cura tuberculose, tosse, é fortificante dos pulmões. Esquentando-se a folha, obtém-se um suco que é bom para curar: úlceras comuns, erisipela, tumores cancerosos, dores de ouvido, aftas, dor no pescoço, quando ocasionada pela inchação das glândulas linfáticas, frieiras e calos. Colocando suas folhas na fronte, tira a dor de cabeça. Ajuda a eliminar cálculos renais e alivia picadas de insetos.

Salsa da horta

Sinônimos: Aipum hortensis, Petroselium sativum, salsa de cheiro. - Riquíssima em vitaminas e sais minerais, por isso, recomendada aos fracos, nervosos e anêmicos; abre o apetite; boa para a memória, favorece a digestão. O chá das folhas e raízes, combate as febres da primavera e outono, o amarelão, a retenção de urina, gonorreia, corrimento uterino, espasmo da bexiga, dispepsia, obesidade, provoca suor, boa contra gases intestinais, inchaços do fígado, estimula as contrações uterinas. O suco tomado com leite quente acalma a asma, levanta o espírito após a embriaguez. Externamente se usa como cataplasmas ou compressas para curar úlcera, mesmo cancerosas, chagas rebeldes, machucaduras, pancadas, contusões. Uma bolinha posta no nariz faz estancar a hemorragia nasal. Também se aplicam as folhas amassadas cruas externamente nos corte e picadas de insetos; também para o mesmo fim as sementes maceradas em álcool.

Salsaparrilha

Sinônimos: Smilax officinalis, Smilax médica, Salsa americana, Salsaparilla, Japecanga. - Há várias espécies. Extraordinária depurativa do sangue. A principal ação desta planta é nas areias renais. Urina escassa, grossa, com depósito sanguinolento. Cólica renal; combate a sífilis, gota reumatismo. Ajuda a digestão, aumenta o apetite. Bico do peito pequeno, retraído; não deixando a criança mamar; cancro nos seios. Um dos melhores medicamentos naturais contra a dor de cabeça, inchação dolorosa dos cordões espermáticos. Cólica e dores nas costas ao mesmo tempo; dores nos ossos e muitas doenças da pele. Marasmo infantil, pele enrugada. Erupção úmida na face e no lábio superior; crosta láctea, erupção na testa antes das regras. Aumenta a força e o volume dos músculos, sempre que se toma em pequenas doses. Tomar demais provoca enjôos, salivação e diminui o pulso.

Salva ou Sálvia

Nome científico: Salvia Officinalis
Para se ter uma ideia das propriedades terapêuticas desta planta, basta saber que Sálvia vem da palavra salvus, que significa saúde. É uma erva aromática bastante conhecida,suas folhas eram utilizadas desde a antiguidade para tornar os dentes mais brancos e brilhantes. Além disso, esta planta, pertencente à família das Labiadas,possui inúmeras propriedades terapêuticas. Para começar,é um excelente remédio contra o cansaço nervoso, depressão e esgotamento. Além disso, é diurética, digestiva e antirreumática.
Sinônimos: Salvia officinalis, Salva dos jardins, Sábia. - Há vários tipos de salvas, e uma das variedades chamada (Lippia citrata), é muito boa contra insônias, histerismo, para fortificar o sistema nervoso e o cérebro. Mas todas elas são medicinais. Com as folhas se faz chá e toma-se quente; quem tem o hábito de tomar chimarrão pode picar as folhas e adicionar à cuia, para curar gripes resfriados, todo tipo de febre, problemas digestivos, gases intestinais, dor nos membros; estimulante dos nervos, aumenta a capacidade intelectual; cólicas menstruais, deficiência cardíaca, debilidade sexual, deficiência ovariana, fortalece o útero, anti-abortiva, reguladora da pressão arterial, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabete. Esfregando as folhas nos dentes branqueia-os e fortalece as gengivas. Banha-se crianças retardatárias ou se lhes esfrega suco de sálvia no espinhaço. Com seu suco fabricam-se pomadas e unguentos para sanar úlceras, feridas, varizes e toda classe de paralisia.

Samambaia

Todas elas são medicinais, as folhas e as raízes; são diuréticas e sudoríficas. De bom efeito contra tosse, bronquites e afecções das vias respiratórias, em forma de chá ou xarope. Emprega-se ainda para curar feridas bravas, reumatismo e regular a pressão alta; para tal é mais usada a samambaia de talo roxo.

Sassafrás

Sinônimos: Sassafrás officinalis, Nectandra cymbarum, Canela de sassafrás. - Contra dores, estimulante, digestões difíceis; ajuda a estagnar o sangue; moléstias da pele; supressão da transpiração; intoxicação metálica; as cascas em cozimento são indicadas como depurativo e no combate à ciática, reumatismo e artritismo.

Sapoti

Sinônimo: Acharas sapota. - Árvore oriunda da Índia. O fruto é doce, de polpa mole, delicada e amarela. É uma planta adstringente. Faz-se o cozimento das cascas e se usa para combater as febres. As sementes em infusão são boas para combater os males da bexiga.

Sempreviva

Sinônimos: Gelsemium, Jasmim amarelo, Flor de Diana. - A flor em cozimento, é adstringente; é empregada nas doenças do coração, erisipela, feridas, queimaduras, nas inflamações dos olhos, reumatismo, diarreias e hemorroidas. As folhas ou seu suco usam-se em casos de gripe, tosse bronquite, sinusite, dores de cabeça e contra picadas de aranha. As folhas socadas com um pouco de vinagre, e aplicadas várias vezes sobre calos e verrugas, os faz desaparecer. Tira também manchas do rosto.

Sene do campo

Sinônimos: Casia cathartica, Sene. - possui propriedades purgativas, laxativas e antifebril. Usa-se folhas e raízes. Junta-se a este chá um pouquinho de canela em pau, erva-doce, folha de sabugueiro ou de laranjeira, para não produzir cólicas. Faz-se a infusão de 15 g da planta par 2 copos de água fervente. Uma colher de suco, das folhas, tomadas três vezes ao dia, ajuda a eliminar manchas brancas do corpo. É planta abortiva. Seu uso forte não é recomendado durante a gravidez.

Sensitiva

Sinônimo: Não-me-toques. - Suas folhas são purgativas; úteis em gargarejo e contra angina. Aliviam a dor de dente, boas em cataplasmas para abcessos.

Serralha

Sinônimos: Sochus oleraceus, Serralha brava, Chicória brava. - Há várias espécies, todas medicinais. Suas folhas em cozimento fortifica os nervos; contra os males do fígado, debilidade do coração e do fígado, gases dores de cabeça, erupções na pele, fortifica o estômago e as vistas e é de bom efeito contra úlceras em geral. Desobstruente e depurativa do sangue. O leite pode aplicar-se sobre terçol. Os conhecedores desta planta costumam torrar a sua raiz, reduzir a pó e fazer com ele um saudável café. Serve para curar feridas. Dá uma ótima salada.

Sete capote

É uma fruta riquíssima em vitamina C, superando o limão; expectorante, contra disenteria e epilepsia; cãibras de sangue e reumatismo, ajuda a baixar a pressão. Combate doenças venéreas e inflamação dos intestinos.

Sete sangrias

Sinônimo: Cuphea ingrata. Existe várias espécies. Não confundir com a árvore sete sangrias. Muito bom remédio para aliviar e fortificar o coração, sana as palpitações do coração, sudorífica, diurética, faz baixar pouco a pouco a pressão alta, combate o colesterol, ajuda a emagrecer. Limpa o estômago e o intestino e os rins. Combate febres, moléstias venéreas, sífilis; eficiente contra diarreia e reumatismo.

Soja

Sinônimos: Glicina soja, Soya. - Riquíssimo alimento, seja como óleo, leite, queijo, farinha; existem muitas receitas culinárias e de rações para animais. Recomendada para os fracos, diabéticos, doenças da pele e arteriosclerose.

Stévia

Sinônimos: Stévia rebaudiana. - Planta que os índios brasileiros já usavam como adoçante. Suas folhas e hastes(secas) em infusão, são indicadas como: adoçante hipocalórico, auxiliar no tratamento da obesidade e diabete.

Sucupira

Sinônimos: Sebipira, Sicupira, Sapupira. - É um vegetal precioso; usa-se as sementes e a batata como depurativa, contra eczemas, manchas na pele, urticária, feridas úlcera, hemorragias, reumatismo, amigdalite, afecções bucais e da garganta, doenças do estômago, fraqueza orgânica e nas hidropisias, retenção de urina. Boa contra a diabete e age sobre os vasos linfáticos; é poderosa contra a cistite, para tal toma-se umas 6 sementes, deixa-se de molho em um pouco de cachaça, umas duas horas, depois passa-se em um ralador de metal, de leve, só para retirar parte de sua película. Voltar as sementes para a cachaça ou rum, o que for de sua preferência quando a bebida já tiver tomado cor, já pode-se beber, em doses bem pequenas, muitas vezes um golinho basta para curar uma cistite. Por decocção: Usar três sementes para meio litro de água. Fazer gargarejos, tomar, ou lavar.

Suçuaia

Sinônimos: Elephantopus martii, Erva grossa, Erva de colégio, Fumo bravo. - É um febrífugo, indicado contra tosse, cálculos dos rins; muito bom nos casos da idade crítica das mulheres, tomando seu chá uns dias antes e depois, age como calmante. Combate ainda a sífilis, reumatismo, elefantíase. O suco fresco desta planta tem propriedades para combater pedra nos rins.

Sumaré

Resolutivo e antiflogístico de tumores; raspa-se a goma que nele contém e aplica-se; alivia dores e cura inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário