Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Glossário (R)

Rabanete

Usa-se nas obstruções do fígado, má digestão, tosse e bronquites; expectorante; as sementes são vermífugas, usa-se 1 colher de sopa por dose.

Rábano

Sinônimos: Raphanus sativus, Rabão. - a raiz em cozimento é usada como diurético, expectorante, desobstruente do fígado, empregada ainda no escorbuto. O suco das folhas verdes emprega-se para friccionar o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos cabelos; misturado com óleo de amêndoas-doces ou óleo de gergelim, e pingado todos os dias nos ouvidos, costuma curar a surdez, embora o tratamento seja muito demorado para que os resultados apareçam. O suco também dá bons resultados contra as enfermidades do estômago, fígado, rins, tosse, afonia, dissolvente de cálculos, antiescorbútico, descongestiona gânglios linfáticos, gases intestinais e no reumatismo.

Rabo de arara

Sinônimo: Samambaia. - Esta samambaia cresce feito parasita sobre troncos velhos de árvores. Seu cozimento é benéfico para o couro cabeludo e os cabelos. Em infusão é benéfica contra tosse, reumatismo, facilita a menstruação.

Rabo de bugio

Sinônimo: Farinha seca. - é uma planta poderosa para combater as doenças da pele, as dermatoses e contra a sarna; muito usada como anti-sifilítico. Espalhando seus ramos no galpão, afugenta pulgas, piolhos e bicho de pé. O cozimento forte da casca, mata piolhos, lavando a cabeça.

Rainha da noite

Sinônimo: Cacto da flor grande. Esta planta tem ação sobre o coração, insuficiência aórtica, palpitações, congestão do fígado. Peso no alto da cabeça. Dores de cabeça congestiva, principalmente na menopausa. Usa-se o caule em cozimento na dose de 10 g da planta para 1 litro de água. Toma-se uma xícara de chá quando se sente algum sintoma.

Romã

Sinônimos: Punica granatum, Romãzeira. - Os frutos são doces e comestíveis. As cascas dão matéria corante aproveitada na tintura de tecidos e contém grande quantidade de tanino, pelo que, servem para curtir couro. Toda a planta é adstringente. As cascas da fruta, a romã, tem virtudes de cortar as inflamações internas e externas como: garganta e amígdalas inflamadas, diarreias, disenterias, cólicas de intestino; é vermífuga, expulsa inclusive a solitária. Para este fim, toma-se a casca em cozimento, na proporção de 60g de casca para 1 litro de água, ferver até reduzir à metade. Toma-se esta quantia em três vezes, com intervalo de meia hora, segue-se com um purgante. Para as crianças deve-se levar em conta a idade. Isto expulsa solitária e outros vermes. Para os males da garganta, usa-se a decocção da casca, na proporção de uma xícara de cafezinho da casca picada, em meio litro de água. Acrescentar 1 colher de(chá) de sal para 1 copo de chá e fazer gargarejos.

Rosa branca

Sinônimo: Rosa alba. A infusão das pétalas, secas, desta rosa, agem como anti-inflamatório e adstringente; indicadas também nas dores de cabeça, diarreia infantil, para lavar as mucosas da boca, em compressas mornas sobre queimaduras. Usa-se um punhado de pétalas secas para 1/2 litro de água fria. Ferver e deixar repousar por 15 minutos.

Rosa vermelha

Sinônimos: Rosa centifolia, Rosa gálica. - Numerosas são as qualidades das rosas, todas elas são medicinais. Usam-se as folhas e flores em infusão para combater: prisão de ventre, digestões difíceis, refrescantes, laxativas, nas diarreias, inflamação da pele, dos olhos e da boca, garganta, amígdalas, corrimentos uterinos. Útil como compressa sobre os olhos inflamados, cansados e avermelhados. O suco das folhas e das flores aplica-se sobre tumores, queimaduras e hemorroidas. O suco com vinagre, posto sobre manchas na pele, as faz desaparecer; alivia picadas de abelhas.

Roseta

A infusão de toda a erva é diurética e combate gases intestinais. Útil ainda para curar inflamações das vistas, e de feridas.

Rúcula

Tanto em salada como em forma de chá é ótimo remédio contra diabete. Possui propriedades estimulantes, depurativas, diuréticas; recomenda-se consumir na primavera como depurativo do sangue.

Ruibarbo

É tônico, aumenta o apetite. Os talos de suas folhas, cozidos e batidos no liquidificador, dão um suco muito bom. Sua raiz é purgativa, usa-se quando há necessidade de limpar os intestinos. É contra indicado às grávidas, aos que sofrem de hemorroidas e de cálculos renais. As folhas são venenosas. Existe também o ruibarbo do campo, de cuja cebola se faz xarope contra icterícia e amarelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário