Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Glossário (Q)

Quaresmeira

Sinônimo: Orelha de onça. - É uma planta ornamental, gosta muito dos terrenos úmidos e tem as flores roxas. As folhas e flores em infusão, são boas contra diarreia, disenterias e, em gargarejos, para lavar feridas e úlceras.

Quássia

O cozimento de suas folhas ou cascas, rapidamente tornam o chá amargoso e pronto para tomar. É útil nas dispepsias, debilidade do estômago, gases intestinais, diarreias, doenças venéreas; combate os cálculos do fígado e dos rins. Em forma de tintura, 20 gotas em 1 cálice de água, três vezes ao dia.

Quebra pedra

Sinônimos: Phyllanthus niruri, Saxifraga, Erva pombinha. Planta diurética, boa nos casos de hipertensão arterial, elimina areia dos rins e da bexiga, cálculos do fígado, na cistite; alivia as dores de cadeira e das juntas e a hidropisia. Combate dor de barriga, azia, diabete e prostatite.

Quiabo

Sinônimos: Hibiscus esculentus, Quigombô, Nafe. - Os frutos, como alimento, produzem efeito refrescante dos intestinos e favorecem o seu funcionamento. Cozidos simplesmente, os quiabos resolvem o enfartamento das glândulas linfáticas do pescoço, e têm a mesma ação nos tumores inflamatórios. A infusão das folhas, flores e mesmo frutos emprega-se nos casos de bronquite, pneumonia e aplica-se as folhas cozidas, que servem como valioso cataplasma. Das sementes faz-se um chá benéfico, calmante contra estados nervosos, tremores, e, alivia a asma.

Quina

Poderoso reconstituinte. É contra diabete. Febrífuga, tônica, boa nas afecções do estômago e nas fraquezas orgânicas.

Quitoco

Suas folhas, flores e raízes, em forma de cozimento, são empregadas nas digestões difíceis, inapetência, gases intestinais, inflamações do útero, dos rins e da bexiga; no reumatismo, tosse resfriados e bronquite. As folhas aplicam-se ainda, em forma de cataplasma, nos abcessos, varizes e inflamações purulentas, ou se fazem banhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário