Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Glossário (U)

Umbu

Sinônimo: Umbuzeiro. - Árvore tradicional dos pampas. A raiz, casca, folhas e frutas são usada para purgantes e vômitos fortes. Combate o reumatismo crônico, iniciando com chá de meia folha e, aos poucos ir aumentando a dose. O suco das folhas em 20 por cento de azeite, é bom para friccionar nas partes doloridas do reumatismo. Repousar à sombra desta árvore pode provocar dores de cabeça, respirando a essência que exalam suas folhas. A cinza do umbu, misturado com sal que se dá ao gado, ajuda a derrubar bernes e carrapatos. O cozimento das cascas serve para lavar as vistas.

Unha de gato

Sinônimos: Cipó de gato, Erva de São Domingos. - Seu chá é contra doenças venéreas, sífilis, depurativo; exerce ação especial sobre nevralgias reumáticas, dor das costas, areias e males dos rins. Ainda é eficaz para dar banhos em crianças que não podem caminhar e ajuda os que fazem xixi na cama. Cura inflamações intestinais e vaginais.

Urtiga e Urtigão

Ambas tem as mesmas propriedades medicinais. Usam-se o chá, o suco, a tintura, para combater hemorroidas, hemorragias, reumatismo, depurativo do sangue, sífilis tosse, mucosidade do peito, dos intestinos, anemia, diabete, asma, coqueluche e males dos rins. Externamente contra queda de cabelo, doenças da pele, frieiras(lavar), em fricções contra paralisia e reumatismo. O chá do urtigão aumenta o leite das mães, também é indicado contra o colesterol pressão alta. O suco é hemostático.

Urucum

Sinônimos: Bixa orellana, Urucu, Açafroa, Colorau. - A infusão das sementes, 6 gramas para meio litro de água, é boa para combater doenças do peito, hemorragias, dispepsias, doenças do estômago, tosses e bronquites, males do coração, prisão de ventre. É contra o veneno da mandioca brava, antídoto do ácido cianídrico. Os índios o usam para se pintar e com isso se defender contra picadas de mosquito. A polpa destas sementes, reduzida a pó, emprega-se para tingir tecidos de lã, seda e algodão.

Uva

As virtudes nutritivas e tônicas do suco de uva, fazem dele um alimento que é um reconstituinte inigualável. A fruta é tônica do sistema nervoso, depurativa, diurética e laxante. As folhas são adstringentes com bons efeitos nas desinteiras crônicas e hemorragias passivas. O chá das folhas ajuda amenizar os problemas da idade crítica. As sementes trituradas são boas contra a desinteira e vômitos de sangue. O pó das folhas secas serve para estancar hemorragias.

Uva do mato

Sinônimos: Arctostaphylos Uva-ursi, Medronheiro, Uva-ursina. - As folhas são adstringentes e sua infusão é boa para combater a cistite crônica, com dor, puxos, muco e sangue na urina, especialmente determinada por cálculos; facilita a expulsão dos cálculos. Pielite; ardência após urinar, inércia uterina, hemorragia uterina; irritação da bexiga. Urina com pus, sangue e pedaços de mucosidade. Gonorreia crônica, bronquite crônica. Elimina o açúcar do sangue, seu chá é muito bom para os diabéticos.

Uvalha

Seu fruto é azedo mas muito rico em vitamina C, útil em casos de gripe e como refrigerante, sobretudo para os doentes; combate a hidropisia. Suas cascas têm propriedades desinflamatórias contra a diarreia e desinteira.

Uva japonesa

Sinônimos: Tripa de galinha, Dedinho. - É indicada contra afecções intestinais e para os que sofrem de asma. De suas frutas se faz um xarope para eliminar cálculos renais e biliares.

Uvarana

Sinônimos: Guaraneira, Guaraná. - Seu valor medicinal favorece sobretudo os rins, é diurética; ajuda a limpar o sangue. De seus frutos se faz um xarope contra a icterícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário