Valeriana
Sinônimos: Valeriana sambucifólia, Valeriana officinalis, Valeriana silvestris major, Phuparvum. - Desta planta emprega-se mais a raiz dessecada como antiespasmódico e sedativa, contra pequenos acidentes de histeria e nervosismo, urina solta dos diabéticos, em casos de esgotamento nervoso, especialmente na menopausa; insônia nervosa, epilepsia, dores intestinais e como compressas sobre machucaduras, contusões, chagas e feridas. Até os animais a procuram quando alguma coisa não vai bem no organismo.
Vassoura
Com uma colher de sopa das sementes socadas prepara-se um chá para as crianças ou maiores que fazem xixi na cama, tomar à noite.
Vassourinha
O cozimento das folhas é usado contra tosse, febres, dores de ouvido. Indicada ainda contra reumatismo, hemorroidas e embaraços gástricos.
Velame
Sinônimos: Croton campestris, Velame do campo, Curraleira, Capincigui. - Usa-se o cozimento das folhas e caule para combater obstruções do fígado, doenças da pele( urticária, alergias, erisipela), anti-reumático, contra a gota, menstruação difícil, catarro da bexiga, úlceras do útero, afecções venéreas, sífilis, tumores e cáries nos ossos; a raiz é purgativa, desobstruente do fígado. O polvilho das raízes usa-se como secante de feridas e úlceras.
Verbasco
Sinônimos: Calças de velho, Branqueja. - combate a gripe e as febres. Excelente expectorante, contra tosse, bronquite, respiração penosa, asma. Utilizado como sedativo, contra hemorroidas, males dos intestinos, do estômago, do fígado, clisteres, em banhos contra reumatismo. O pó das folhas é usado como cicatrizante.
Verbena
Sinônimo: Erva do fígado. - Útil contra os males do fígado e do estômago.
Verônica
Nome científico: Veronica Officinalis
A Veronica é uma planta herbácea (erva) que pertence à família das Eucrofulariáceas Suas flores, pequenas e azuis,são levemente perfumadas. Esta planta possui um caule rastejante que não chega a mais de 30 cm. Suas sumidades floridas devem ser colhidas no verão e dessecadas ao sol. Depois, podem ser utilizadas para a preparação de remédios que são indicados para problemas digestivos, sendo ainda um excelente anticatarral.
Suas flores são excitante do estômago; toda a planta é útil nos casos de tosse, bronquite, contra areias dos rins e da vesícula, boa também nas menstruações abundantes.
Viburno
Planta semelhante ao sabugueiro; são usadas as cascas das raízes em infusão ou tintura para evitar o aborto, regular as menstruações e curar certos casos de histerismo.
Vime
Bom em casos de congestão. Suas cascas e folhas usam-se para animais empanturrados. A casca é calmante em geral.
VIOLETA
Nome científico: Viola Odorata
Quando nos deparamos com esta graciosa plantinha, muito utilizada para a ornamentação, não imaginamos que ela tenha, também, propriedades terapêuticas. Apesar de aparentemente frágil, a Violeta contém violina, óleo essencial,amido, entre outras substancias. É recomendada para o tratamento de catarros que se formam em consequência da bronquite e contra as inflamações das vias respiratórias. A Violeta pertence à família das violáceas. Suas folhas são cordiformes e suas flores se apresentam em várias cores,podendo ser violetas, cor-de-rosa, brancas e também mescladas. A espécie silvestre, apesar de menos, graciosa, é a preferida da indústria farmacêutica.
Violeta cheirosa dos jardins
Sinônimo: Viola odorata. - Suas flores em infusão são recomendadas contra tosses, bronquite, sarampo, inflamação da mucosa nasal, torpor na ponta do nariz, corrimento do muco da conjuntiva, olhos vermelhos e lacrimejantes, dores de garganta, artritismo, é sudorífica. Usa-se a infusão de toda a planta florida na quantia de 15g para 1 litro de água fervente, adoçada com mel. O chá de suas flores cura câncer e úlceras internas.
Visco
Nome científico: Viscum Album
As folhas do visco são muito conhecidas por suas propriedades antiespasmódicas e moderadoras da pressão arterial. Seu extrato é indicado para o tratamento da arteriosclerose,nefrite crônica, histeria e epilepsia. Mas as dosagens deste extrato devem ser prescritas somente por um médico. 0 visco pertence à família das Lorantáceas, sendo um arbusto parasita que está sempre verde. É originário da Ásia Meridional. Suas pontas são longas e fortes para que ele possa se fixar sobre carvalhos e árvores frutíferas e seus ramos são amarelo-esverdeados e as folhas carnosas, com nervuras evidentes. As flores são amarelas e os frutos se constituem de uma baga branca, redonda, contendo apenas uma semente. A polpa de sua baga é utilizada como isca para caçar passarinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário