Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Glossário (V)

Valeriana

Sinônimos: Valeriana sambucifólia, Valeriana officinalis, Valeriana silvestris major, Phuparvum. - Desta planta emprega-se mais a raiz dessecada como antiespasmódico e sedativa, contra pequenos acidentes de histeria e nervosismo, urina solta dos diabéticos, em casos de esgotamento nervoso, especialmente na menopausa; insônia nervosa, epilepsia, dores intestinais e como compressas sobre machucaduras, contusões, chagas e feridas. Até os animais a procuram quando alguma coisa não vai bem no organismo.

Vassoura

Com uma colher de sopa das sementes socadas prepara-se um chá para as crianças ou maiores que fazem xixi na cama, tomar à noite.

Vassourinha

O cozimento das folhas é usado contra tosse, febres, dores de ouvido. Indicada ainda contra reumatismo, hemorroidas e embaraços gástricos.

Velame

Sinônimos: Croton campestris, Velame do campo, Curraleira, Capincigui. - Usa-se o cozimento das folhas e caule para combater obstruções do fígado, doenças da pele( urticária, alergias, erisipela), anti-reumático, contra a gota, menstruação difícil, catarro da bexiga, úlceras do útero, afecções venéreas, sífilis, tumores e cáries nos ossos; a raiz é purgativa, desobstruente do fígado. O polvilho das raízes usa-se como secante de feridas e úlceras.

Verbasco

Sinônimos: Calças de velho, Branqueja. - combate a gripe e as febres. Excelente expectorante, contra tosse, bronquite, respiração penosa, asma. Utilizado como sedativo, contra hemorroidas, males dos intestinos, do estômago, do fígado, clisteres, em banhos contra reumatismo. O pó das folhas é usado como cicatrizante.

Verbena

Sinônimo: Erva do fígado. - Útil contra os males do fígado e do estômago.

Verônica

Nome científico: Veronica Officinalis
A Veronica é uma planta herbácea (erva) que pertence à família das Eucrofulariáceas Suas flores, pequenas e azuis,são levemente perfumadas. Esta planta possui um caule rastejante que não chega a mais de 30 cm. Suas sumidades floridas devem ser colhidas no verão e dessecadas ao sol. Depois, podem ser utilizadas para a preparação de remédios que são indicados para problemas digestivos, sendo ainda um excelente anticatarral.
Suas flores são excitante do estômago; toda a planta é útil nos casos de tosse, bronquite, contra areias dos rins e da vesícula, boa também nas menstruações abundantes.

Viburno

Planta semelhante ao sabugueiro; são usadas as cascas das raízes em infusão ou tintura para evitar o aborto, regular as menstruações e curar certos casos de histerismo.

Vime

Bom em casos de congestão. Suas cascas e folhas usam-se para animais empanturrados. A casca é calmante em geral.

VIOLETA
Nome científico: Viola Odorata
Quando nos deparamos com esta graciosa plantinha, muito utilizada para a ornamentação, não imaginamos que ela tenha, também, propriedades terapêuticas. Apesar de aparentemente frágil, a Violeta contém violina, óleo essencial,amido, entre outras substancias. É recomendada para o tratamento de catarros que se formam em consequência da bronquite e contra as inflamações das vias respiratórias. A Violeta pertence à família das violáceas. Suas folhas são cordiformes e suas flores se apresentam em várias cores,podendo ser violetas, cor-de-rosa, brancas e também mescladas. A espécie silvestre, apesar de menos, graciosa, é a preferida da indústria farmacêutica.

Violeta cheirosa dos jardins

Sinônimo: Viola odorata. - Suas flores em infusão são recomendadas contra tosses, bronquite, sarampo, inflamação da mucosa nasal, torpor na ponta do nariz, corrimento do muco da conjuntiva, olhos vermelhos e lacrimejantes, dores de garganta, artritismo, é sudorífica. Usa-se a infusão de toda a planta florida na quantia de 15g para 1 litro de água fervente, adoçada com mel. O chá de suas flores cura câncer e úlceras internas.

Visco
Nome científico: Viscum Album
As folhas do visco são muito conhecidas por suas propriedades antiespasmódicas e moderadoras da pressão arterial. Seu extrato é indicado para o tratamento da arteriosclerose,nefrite crônica, histeria e epilepsia. Mas as dosagens deste extrato devem ser prescritas somente por um médico. 0 visco pertence à família das Lorantáceas, sendo um arbusto parasita que está sempre verde. É originário da Ásia Meridional. Suas pontas são longas e fortes para que ele possa se fixar sobre carvalhos e árvores frutíferas e seus ramos são amarelo-esverdeados e as folhas carnosas, com nervuras evidentes. As flores são amarelas e os frutos se constituem de uma baga branca, redonda, contendo apenas uma semente. A polpa de sua baga é utilizada como isca para caçar passarinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário