Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 7 de maio de 2011

Gnomos

 

Ilustração de John Bauer para o conto "Os trolls e o menino gnomo", do livro Entre duendes e trolls, de Alfred Smedberg (1.909)

Os gnomos (gnomus em latim, gnome em francês e inglês) seriam os elementais da terra, segundo o Tratado sobre os Espíritos Elementais, de 1.566, do médico e alquimista Paracelso, que também os chama de pigmaei ("pigmeus") em latim. O nome pode ser derivado do gregognômé, és "julgamento, bom senso, reflexão, conhecimento",ou de um pseudo-grego *génómos ("habitante da terra", por analogia com thalassonómos, "habitante do mar"). Paracelso os descreve como tendo dois palmos (44 cm) de altura e muito taciturnos.

Os gnomos de Paracelso foram frequentemente identificados com seres lendários, principalmente seres pequenos que vivem na terra e no subsolo, principalmente os Zwerge(anões) e os Kobolds e Wichtel (duendes) do folclore alemão, e imaginados como velhos disformes e pequenos, que guardam tesouros enterrados. Por causa disso, os banqueiros suíços são, às vezes, chamados pejorativamente de "os gnomos de Zurique".

Os primeiros gnomos de jardim foram feitos na cidade alemã de Gräfenroda, na Turíngia, no século XIX. Phillip Griebel fazia animais de terracota como decoração e produziu os gnomos como alusão a lendas que os descreviam como dispostos a ajudar com os jardins à noite. A moda se espalhou pela França e Inglaterra (onde chegou em 1847) e por toda parte em que a jardinagem fosse tomada como passatempo.

Às vezes os esoteristas falam de dois tipos de gnomos: diemeae, das pedras, e durdales, das árvores.

fonte: http://pt.fantasia.wikia.com

Os elementais que vivem no corpo atenuado da Terra que se denominará éter terrestre agrupam-se sobre a denominação geral de gnomos ( o nome provavelmente deriva do grego genomus, que significa habitante da Terra).

Assim como existem muitos tipos de seres humanos evoluindo através dos elementos físicos objetivos da natureza, também há muitos tipos de gnomos desenvolvendo-se através do corpo etérico da natureza.

Algumas famílias de gnomos agrupam-se em comunidades, enquanto outros são habitantes indígenas das substâncias em que trabalham. Afirma-se que em cada arbusto, planta ou flor tem o seu espírito de natureza, que frequentemente usa o corpo físico da planta como sua habitação.

Vivem em perfeita sintonia com os animais, até mesmo os mais ferozes e perigosos, com quem se comunicam com facilidade pois são capazes de falar a linguagem de toda a fauna habitante das floretas e por conseguinte tem a capacidade de entender seus problemas. Eles têm sua própria linguagem e o rúnico antigo é o nome dado à língua utilizada por esse povo, muito embora os gnomos falem e compreendam perfeitamente a língua dos homens

Os Gnomos são seres de pequena estatura, e por sua íntima ligação com a Terra, desenvolveram grandes habilidades para lidar com ela. Trabalham nas minas escavando minerais valiosos, especialmente ouro e prata, com os quais constroem ferramentas valiosas. Existem gnomos do sexo masculino e gnomos do sexo feminino e, além das diferenças anatômicas, distinguem-se por sua vestimenta. Os gnomos homens vestem-se com uma bata geralmente de cor azul, calças verdes ou marrons e sapatos que variam que, dependendo da localidade onde vivem podem ser botas de feltro, sapatos de casca de bétula ou tamancos de madeira, além de seu chapéu, elemento mais característico de sua indumentária. Trata-se de um pontiagudo gorro vermelho, feito de feltro e sólido desde a base até a ponta. As mulheres gnomas, por sua vez, vestem-se com roupas escuras, mais precisamente cor de cáqui assemelhando-se dessa forma, à folhagem evitando ser presa fácil dos humanos.

Os gnomos são de vários tamanhos muitos deles bem menores que os seres humanos, ainda que alguns tenham o poder de alterar à vontade sua estatura, o que resulta da extrema mobilidade do elemento em que funcionam. A respeito deles escreve o abade de Villars: "A Terra está, desde a superfície até o centro, cheia de gnomos, criaturas de pequena estatura, que são guardiães dos tesouros minerais e pedras preciosas. Eles são engenhosos, amigos do homem, e fáceis de governar."

Há diversas espécies de Gnomos, entre eles estão os gnomo da floresta, o do deserto, o do jardim, o doméstico,o da fazenda e o gnomo siberiano.

Nem todas as autoridades concordam quanto à disposição amigável dos gnomos. Muitos afirmam que eles são de natureza astuta e maliciosa, difíceis de conduzir, e traiçoeiros. Os autores concordam, entretanto, que uma vez ganha sua confiança eles são sinceros e dignos de fé.

Afirma a lenda que o personagem nasceu na Noruega, onde Frederik Ugarph encontrou uma pequena estátua de madeira medindo apenas quinze centímetros de altura com uma inscrição com os seguintes dizeres: Gnomo, estatura real.

As lendas dizem que são pequenos anões, um gnomo ou duende pode variar de 3 a 30 cm de altura.

O comportamento varia em geral baseiam em atitudes humanas por estarem próximos aos homens. Esta aproximação sempre é favorecida quando o ser humano está mais frágil e sensível.

Os Gnomos são os guardiões dos minerais, com capacidade até de transformar rocha em cristal.

Os gnomos possuem grandes narizes redondos, olhos aguçados e longos cabelos, que chegam facilmente a se arrastar no chão quando não são cortados. Os gnomos possuem pele cinza, e cabelos violetas, mas não raro, a cor do cabelo pode variar a azul ou vermelho, até mesmo branco.

As cores dos olhos variam na mesma gama de cores. Como raça são unidos, mas muito atrapalhados.

São nômades, vagando em caravanas confusas, cheias de penduricalhos e remendos. A sociedade dos gnomos, é cheia de regras aparentemente inúteis, mas muito importantes na vida do gnomo.

Entretanto são bons lapidadores, e a maioria das joias mágicas que você irá encontrar em suas jornadas serão de fabricação gnômica. Caso você encontre uma destas joias a venda, não hesite em comprá-la.

Qualquer joia encantada por um gnomo vale a pena possuir. Entretanto, infelizmente, elas não serão baratas.

Os gnomos casam-se e têm famílias, e as mulheres gnomos são denominadas gnomíadas.

O Gnomo vive aproximadamente 400 anos e quando se aproximam dessa idade, já começam apresentar sinais de envelhecimento tais como perda da memória e da agilidade. Essas criaturas não são imortais e quando é chegada a hora, o gnomo, acompanhado de sua esposa, se encaminham para a Montanha da Morte e então nunca mais são vistos. Depois disso, a árvore que receberam ao nascer, vegetal que todo Gnomo recebe ao nascer chamada de A Árvore do Aniversário , começa a definhar até que finalmente seca e morre.

Os Gnomos são seres quase esquecidos. Uma vez que trabalham na floresta durante à noite e algumas vezes nas casas dos humanos. A palavra Gnomo é derivada de KUBA-WALDA,que em alemão antigo quer dizer administrador da casa ou mesmo espírito da casa.Antigamente eram vistos e aceitos pela sociedade , mas isso aconteceu numa época em que as águas eram límpidas e as matas todas virgens.

Depois disso , tudo mudou, e os gnomos foram obrigados a se retirarem da sociedade , indo para os esconderijos nas florestas, muitas vezes subterrâneos e de acesso tão difícil que desde então a crença neles tem decrescido.Entretanto, mesmo sem vê-los sabemos que existem lindos coelhos nas campinas e que os alces habitam os bosques.Assim é o com os Gnomos:

você pode não vê-los, mas eles estão lá. A diferença entre Gnomos e Duendes é que os Gnomos são de carne e osso, e não um ser espiritual como é o Duende.

Idioma= têm sua própria linguagem;

mostração de afeto= esfregam o nariz;

Tato= possuem nos dedos a mesma sensibilidade das pessoas cegas;

Audição= muito mais aguçada do que a do homem;

Espécies de Gnomos= Gnomo da Floresta, Gnomo do Deserto, Gnomo do Jardim, Gnomo Doméstico, Gnomo da Fazenda, Gnomo Siberiano.

Morag - Gnomo do Amor

Gnoa - Gnomida da Criatividade

Sagmo - Gnomo da Casa

Gobe - Gnomo da Sabedoria

Moveg - Gnomo dos Vegetais

Migsa - Gnomida Professora

Invocação aos GNOMOS

Eu vos saúdo, Gnomos,

Que constituís a representação do elemento Terra,

Vós que constituís a base e fortaleza da terra,

Ajudai-me a transformar,

A construir todas as estruturas materiais,

Assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.

Gnomos,

Possuidores dos segredos ocultos,

Fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxílio.

Mestres da Terra,

Eu vos saúdo fraternalmente.

Provavelmente nos sentiremos deslocados e à deriva num universo fantasioso. Quase sempre manifesta-se forte tendência a negligenciar os cuidados com o corpo físico e a andar sem olhar para onde vamos.

Todas essas características indicam que precisamos nos aproximar mais de nosso gnomo pessoal.

Já a ligação excessiva com os elementais e espíritos da terra acarreta uma visão tacanha do mundo.

Tornamo-nos excessivamente práticos, cépticos e cínicos. Sua energia pode nos transformar em pessoas demasiado cautelosas e conservadoras, desconfiadas e sem imaginação.

A sintonia equilibrada com o gnomo pessoal e suas energias nos faz desenvolver autodeterminação e estima.

Ao permitir sua influência, tornamo-nos espontaneamente prestativos e humildes. A maneira mais fácil de controlar e direcionar os gnomos é por meio de uma generosidade espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário