Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Herbologia

(O reino vegetal proporciona tudo o que o nosso corpo precisa para ter uma existência equilibrada e integrada. No entanto, nós somos muito mais do que um simples corpo [...].

A harmonia não é mais uma questão de seguir simplesmente a dieta correta ou até mesmo tomar as ervas corretas, mas também de cultivar os sentimentos corretos e os pensamentos, as atitudes e a sintonia corretas – de travar o relacionamento correto com o nosso mundo – David Hoffman, The Holistic Herbal).

Muitos bruxos usam ervas em seus trabalhos de magia e também com propósito medicinais. Para usar as ervas com esse propósito é preciso ter bom conhecimento das plantas e das suas propriedades terapêuticas e efeitos colaterais. Muitas ervas podem ser venenosas se usadas incorretamente ou na dosagem errada. Se for possível, fazer uma caminhada pela mata e observar e estudar as várias plantas e ervas é um bom começo. Aprender a identifica-las é importante.

Conhecer o hábitat, ou as condições ambientais, de uma determinada espécie de planta é a chave para localiza-la. É preciso levar em consideração o tipo de solo de que a planta precisa: úmido, árido, ensolarado, ácido, alcalino, etc.. Os herbalistas experientes não sabem apenas identificar a planta, mas também descreve o habitat em que ela vive, seu ciclo de crescimento e a época do ano em que ela está no auge. É preciso também levar em conta se a planta se proliferou demais, pois isso pode influenciar na sua potência, e também se ela é uma planta nativa ou uma espécie “exótica”, que foi introduzida na região.

Se tiver muitas plantas crescendo juntas, escolher aquelas que estão num local mais apropriado para elas. Por exemplo, as betônias preferem a sombra, por isso, se algumas delas estiverem na sombra e outras no sol, colha as que estão na sombra. Existem também algumas variações biológicas que provocam diferenças no tamanho, na altura e no formato da folha da planta. Colete amostras das plantas da sua região e torne-se um especialista nessas poucas, antes de tentar conhecer as ervas de todas as regiões geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário