Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 8 de maio de 2011

Jiboia

Jiboia: A Trepadeira Encantada

* Nome Científico:

Sob o nome de Jiboia são conhecidas diversas espécies de trepadeiras. Dentre algumas espécies estão:

- Scindapsus aureus (Rainha-Marmórea/ Jiboia-branca)

- Philodendron scandens (Jibóia-verde)

- Epipremnum pinnatum

* Nomes Vulgares:

Jiboia; era-do-diabo; rainha-marmórea; jiboia-verde.

As jiboias são plantas encantadas, as referências aos poderes sobrenaturais dessas plantas são mais comuns na região norte e nordeste do Brasil, onde várias lendas envolvem o vegetal. No que diz respeito a regência astrológica são plantas de marte. 

Cultivada em casa, uma jiboia protege os moradores contra energias nocivas que podem ser enviadas por visitas desagradáveis, bem como afasta tais visitantes.

Algumas pessoas acreditam que quando uma jiboia é cultivada onde há uma mulher solteira, a planta é capaz de atrasar ou atrapalhar um futuro casamento, pois afasta possíveis pretendentes. 

Algumas crendices populares contam que esta planta é capaz de atrair uma cobra. Outras lendas contam que a tal cobra da planta não é física, mas sim espiritual, seria um espírito guardião do vegetal, que protege a planta e aquele que cuida dela. 

Há versões de lendas que falam sobre um ritual em que esse espírito guardião seria despertado, na linguagem popular, esse tipo de prática é chamada de "curar a planta", ou seja, despertar sua magia. Conversando um pouco com minha avó, ouvi uma versão de que a jiboia teria de ser curada com uma espécie de água de fumo. É o seguinte, é como se o espírito da planta estivesse dormindo e, para ser despertado, precisasse receber um tratamento com uma espécie de poção. 

Em uma das versões que conheço, essa poção é feita com um punhado de tabaco desmanchado em água. A pessoa que cuida da planta deve regar a planta com essa água durante toda sexta-feira, para que o espírito vegetal, agradecido, proteja a casa. Em outras versões há registros de que pessoas regam a planta todos os dias, ou em intervalos de tempo diferentes.

Outra lenda curiosa que envolve a jiboia conta que quando algum morador da casa está prestes a falecer, a planta começa a derramar lágrimas, em forma de exagerada quantidade de orvalho que sai das folhagens. No geral, por experiência própria posso afirmar que a jiboia é uma excelente planta mágica de proteção. Quando cultivada em casa, aconselho que se coloque o vaso em uma área aberta, perto da entrada ou da janela.

Um comentário:

  1. Ela é realmente um encanto! Linda demais essa planta!!

    ResponderExcluir