Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Preparação e Manipulação das Ervas

clip_image001As ervas após secas devem ser guardadas em recipientes de vidro ou de porcelana, separando-se as raízes, cascas e sementes das flores e folhas.

As quantidades de ervas devem ser sempre cuidadosamente respeitadas, para tanto observar a seguinte tabela de equivalências:

1 colher de café = 2 gramas

1 colher de sopa= 5 gramas

1 xícara de café= 50 ml

1 xícara de chá= 100 ml.

Chás devem ser preparados em geral em utensílios de barro, louça ou cobre. A regra geral para a proporção água-erva é para cada litro de água, acrescentar 4 col. de sopa de erva fresca ou 2 col. de sopa de erva seca.

As ervas após secas devem ser guardadas em recipientes de vidro ou de porcelana, separando-se as raízes, cascas e sementes das flores e folhas.

As quantidades de ervas devem ser sempre cuidadosamente respeitadas, para tanto observar a seguinte tabela de equivalências:

1 colher de café = 2 gramas

1 colher de sopa= 5 gramas

1 xícara de café= 50 ml

1 xícara de chá= 100 ml.

Chás devem ser preparados em geral em utensílios de barro, louça ou cobre. A regra geral para a proporção água-erva é para cada litro de água, acrescentar 4 col. de sopa de erva fresca ou 2 col. de sopa de erva seca.

a) Existem quatro formas de preparo de chá:

DECOCÇÃO: Nesse processo o que se quer extrair da erva é um princípio amargo ou sal mineral. A erva fica de molho em água fria algumas horas e depois é posta para ferver. Usar geralmente cerca de 30gs de planta seca para 2 xícaras de chá de água. Cozinhe a erva por 15 a 30 minutos. Coe e sirva (usada para raízes, cascas e sementes).

INFUSÃO: Ferva a água e despeje sobre a erva. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e use (para folhas e flores).

MACERAÇÃO: Ponha a erva de molho em água fria, vinho, óleo ou vinagre, por 24 horas, coe e use sem levar ao fogo. Neste método as vitaminas e sais minerais são melhores preservados. A maceração de água não deve ser tomada 12 horas após seu preparo, pois existe proliferação de bactérias que podem ser prejudiciais.

Feita em temperatura ambiente, colocar a planta finamente dividida em contato com líquido extrator (álcool de 40 a 80 graus) em recipiente de aço inoxidável por período de até 4 semanas. Após esse período o macerado deve ser prensado e filtrado. Usado para folhas frescas ou secas, fruto seco ou raízes frescas. Mesmas doses da tintura. Este processo preserva melhor as vitaminas e sais minerais.

TISANA: Coloque a erva em água já fervendo, cozinhe por 5 minutos com panela tampada e deixe descansar por 10 minutos com panela tampada. Coe e use.

b) Existem formas de aplicar as ervas externamente sobre partes do corpo que estão machucadas, inchadas ou doloridas. Podemos citar:

CATAPLASMA DE ERVAS FRESCAS: aplicadas amassadas diretamente sobre a parte afetada, sem preparação prévia.

CATAPLASMA DE ERVAS SECAS: Colocadas no interior de um saquinho e aplicadas frias ou quentes, de acordo com o caso. Estas cataplasmas são recomendadas para combater câimbras, nevralgias, dores de ouvido, etc.

CATAPLASMA SOB FORMA DE PASTA: Ervas são socadas até formarem uma papa, que podem ser aplicadas diretamente ou sob dois panos, no local. Quando não se tem erva fresca, usa-se a seca. Aí é preciso água fervendo sobre as ervas, para auxiliar formação de papa. Outra maneira de preparar o cataplasma é mergulhar a erva em vinagre de maçã e misturar com farinha integral para dar liga. Espalha-se a mistura quente e úmida em um tecido, que se coloca sobre o local afetado.Passe óleo na pele antes de aplicar cataplasma quente. Um pedaço de plástico sobre o cataplasma conserva o calor.

COMPRESSA: Cozinhar as ervas indicadas até se obter u m líquido bem forte (3 ou 4 vezes mais que o chá comum). A seguir mergulha-se pano no líquido, torcer levemente e aplicar sobre a parte afetada ou dolorida.

INALAÇÕES: Vapor de certas ervas, para casos de distúrbios ou doenças do aparelho respiratório. Preparar as ervas como um chá em tisana ou infusão. Não perder o vapor. Tampar o recipiente enquanto estiver no fogo. Espere esfriar um pouco, com um funil de papel inala-se vapor profundamente.

c) Outras formas de preparo de ervas:

BANHOS: Chás fortes para serem misturados à água do banho.

DECOCTO: Usado para órgãos mais duros como raiz, casca e lenho. Proporção: a mesma do infuso. Colocar a erva na água e ferver em fogo baixo durante 5 a 20 minutos de acordo com o caso. Repouso de 5 a 10 minutos.

INFUSO: Usado para órgãos delicados da folha, flor e fruto. Proporção 5gs de erva para cada 100 ml de água. Tampar e repousar de 10 a 15 minutos.

ÓLEOS ESSENCIAIS: São as essências concentradas das plantas obtidas a partir de processo de destilação.

ÓLEO MEDICINAL: Preparação na qual o P.A. é dissolvido em óleo comum ou azeite. Colocar a planta fresca ou seca triturada em maceração, na proporção de 1 parte da planta para 5 de óleo, ou seja 20% mantendo em banho-maria durante 1 a 3 horas em fogo baixo (a água não deve ferver). Esfriar, coar e espremer o resíduo. Usado para massagens, cataplasmas, máscaras e cremes de beleza.

: Cortar as partes grandes das plantas secas, como raízes, casca ou caules grossos, esmagá-las num almofariz ou reduzi-las a pó num moinho de café.

TINTURA: Pôr 100gs de erva em pó ou 225gs de ervas frescas picadas num recipiente com tampa hermética. Acrescentar 5,5 decilitros de álcool a 60 graus. Agitá-lo duas vezes ao dia e deixar por 2 semanas. Coar e guardar num frasco escuro (usado para flores e folhas mais frequentemente).

Para 100 ml de tintura colocar 10gs de erva seca ( ou 20gs fresca) e triturar no liquidificador com 80 ml de álcool, cuja graduação deve variar de 50 a 80 graus, Transferir para vidro escuro e deixar em repouso por 5 dias, agitando de vez em quando. Coar e ir acondicionando mais álcool até completar 100 ml. Proporção de erva no álcool é de 20%, duração de 1 ano.

TINTURA VINOSA: Vinho branco com graduação alcoólica baixa (11 a 12 graus). A proporção é de 5 % de erva para o vinho ( 5gs de erva seca ou 10gs de erva fresca para cada 100 ml de vinhos). Macerar em vidro escuro a droga por uma semana. Coar e manter em lugar fresco.

TISANA: Coloque a erva em água já fervendo, cozinhe por 5 min. com a panela tampada e deixe descansar depois de desligar o fogo por mais 10 min. Coe e use.

UNGUENTOS: Pomada de ervas trituradas em gordura vegetal, de coco ou amendoim. No momento de uso é só derreter em fogo brando. Outro preparo: Picar ervas frescas, colocar em panela de aço inoxidável ou esmaltada. Cobrir as ervas com água, levar ao fogo por 20 minutos em temperatura média. Coar e adicionar ao caldo uma quantidade igual de azeite de oliva. Volte ao fogo e ferva até a água evaporar e sobrar só o óleo. Tirar do fogo, e adicionar cera o suficiente para dar à mistura consistência de pomada. Acondicionar ainda quente em vasilhas de plástico com tampa que vede bem.

XAROPES: Infusão concentrada que se caracteriza como bebida concentrada padrão. Geralmente usa-se 250gs de ervas para 360 ml de água fervente. Podem ser obtidos também por decocção ou maceração e misturados com mel para se saturarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário