Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Métodos Práticos com Ervas

DICAS DE SAÚDE

µ PARA O SONO TRANQÜILO DO BEBÊ

As substâncias voláteis que compõem o aroma da casca da maçã (Pirus malus) têm um ótimo efeito tranquilizador sobre os bebês.

Uma boa maneira de tirar proveito desta característica é fazer um pequeno sachê usando compressa de gaze envolvendo cascas da fruta fresca e pendurá-lo no berço, perto do rosto do bebê para que ele possa, ao respirar, absorver o aroma da fruta.

Pode-se deixá-lo por vários dias e substituí-lo periodicamente.

µ FORTALECENDO UNHAS QUEBRADIÇAS

Pincelar as unhas fracas com um pouco de óleo de cravo (Eugenia caryophillata) - o óleo essencial - ajuda a torná-las mais resistentes. Da mesma forma, o óleo de cravo pode também ser empregado em casos de micose na unha, também para fortalecimento das mesmas.

Aplicar com cuidado, pincelando sem excessos. Não queima se tocar a pele, mas deve-se aplicá-lo somente na unha.

µ CURANDO GARGANTAS INFLAMADAS

Talvez uma das ocorrências mais comuns nas desarmonias da saúde, a inflamação das vias respiratórias, em especial da faringe e das amígdalas, tem uma solução bastante eficiente, quando tratada logo no início.

Preparando-se uma boa infusão composta, com uma mistura de folhas de tanchagem (Plantago major) e de sálvia (Salvia officinalis), para uso em gargarejos várias vezes ao dia, em pouco tempo o problema retrocede.

Use 2 folhas grandes ou 4 folhas pequenas de tanchagem fresca, ou uma colher de sopa bem cheia da planta seca triturada, para cada xícara de água; use também meia colher de sopa de sálvia seca.

µ CONTROLANDO A CASPA

A caspa é constituída por células mortas que descamam do couro cabeludo. Origina-se, geralmente, em afecções superficiais provocadas por fungos e bactérias. Outras vezes, é de fundo emocional. Um tratamento de sucesso que pode ser usado para estes diversos casos é o seguinte:
1. Lave e enxágue os cabelos com um sabonete de calêndula (Calendula officinalis), esfregando o couro cabeludo com a ponta dos dedos;
2. Aplique 5 colheres-de-sopa de vinagre diluídas em 1 copo de água, também esfregando da mesma forma e deixe por cerca de 10 minutos;
3. Enxágue com infusão de tomilho (Thymus sp.) feita à base de 1 colher-de-sopa de folhas secas, em 1 litro de água por 10 minutos.

µ AFASTANDO OS INDESEJÁVEIS MOSQUITOS

Uma boa maneira de afastar os mosquitos de dentro de casa é deixar ferver, numa panela larga e destampada, uma planta inteira da conhecida erva-de-Santa Maria (Chenopodium ambrosioides), em cerca de 2 litros de água. Quando a fervura iniciar pode-se deixar a fogo baixo.

O efeito de afastar os mosquitos é obtido pela volatilização do óleo essencial da planta durante o processo, isto é, à medida que o vapor d'água vai saindo, vai levando consigo as substâncias voláteis da planta que, permanecendo em suspensão no ar, evitam a aproximação dos insetos. Os mosquitos são repelidos por alguns desses compostos da erva-de-Santa Maria.

Borrifar o ar dos cômodos com este extrato melhora ainda mais o efeito produzido.

O fim da tarde é o melhor horário para esse procedimento.

µ CURANDO VISTAS CANSADAS E OLHOS INCHADOS

Além das condições inadequadas da qualidade do ar, que em certos locais se tem disponível para respirar e que, nesses casos, provocam irritações nos olhos, também o uso contínuo e demorado da visão, como costumam fazer aqueles que trabalham, por exemplo, diante da tela de um computador, provoca vermelhidão e sensação de ardor nos olhos.

Ainda aqueles que habitualmente não dormem com regularidade, nem na hora adequada, nem o tempo suficiente para o repouso restaurador, estes acabam por apresentar os olhos inchados e a pele escurecida, logo abaixo destes.

Para esses casos, uma prática reconfortante e salutar, que regenera e traz alívio, é a aplicação de compressas geladas de flores de camomila (Matricaria recutita) logo após um banho, no final do dia.

Com uma colher-de-sopa de flores de camomila, prepara-se uma infusão em pouco mais de meia xícara de água. Após esfriar, completa-se com água gelada até uma xícara.

Nesse infuso mergulham-se duas compressas de gaze que, após escorrer o excesso, são aplicadas sobre os olhos fechados, mantendo-se a cabeça recostada por cerca de 10 minutos. Durante esse período deve-se mergulhar novamente as compressas no infuso sempre que se perceber que a sensação de gelado passou.

µ ESTANCANDO PEQUENOS SANGRAMENTOS

Pequenos cortes como aqueles que ocorrem durante o barbear podem ser estancados com as folhas de uma plantinha muito comum: a salsa, aquela salsinha da cozinha.
1. pegue algumas folhas de salsinha (Petroselium sativum) e amasse-as entre os dedos;
2. Aplique este triturado diretamente sobre o corte e fixe com um curativo do tipo Band-Aid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário