Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cipó-Mil-Homens

Nome científico

Aristolochia cymbifera Mart. & Zucc.

Família

Aristolochiaceae

Sinonímia popular

Jarrinha, bastarda, papo-de-peru, cacau.

Sinonímia científica

Aristolochia cymbifera var. abbreviata Duchtr.

Parte usada

Caule e folha

Propriedades terapêuticas

Diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante dos nervos, estomáquica, antisséptica, diaforética, emenagoga.

Princípios ativos

Alcaloides, glicosídeos, óleo essencial, taninos, flavonoides, di-terpenos, desquiterpenoides.

Indicações terapêuticas

Afecções (gástricas, hepáticas, renais, do baço), tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia pesada, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, eczemas.

1. Informações Complementares

a) Outros nomes populares

Caçaú, erva-de-urubu, angélico, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo, giboinha.

b) Origem

Brasil. É encontrada principalmente das Guianas até os estados de Minas Gerais e São Paulo.

c) Espécies afins

Existem no Brasil várias espécies de Aristolochia com características e propriedades semelhantes e também conhecidas pelos mesmos nomes populares. São elas:

Aristolochia triangularis Cham. (encontrada principalmente no RS)

Aristolochia esperanzae O. Kuntze (MT e MS)

Aristolochia ridícula N. E. Br. (SP, PR, MG, RJ, MS)

Aristolochia brasiliensis Mart. & Zucc. (Nordeste)

Aristolochia arcuata Mast. (SP, MG, MS)

Aristolochia gigantea Mart. & Zucc. (caatinga - esta mais cultivada para fins ornamentais).

d) Princípios ativos

Num outro estudo com A. ridicula, isolou-se duas biflavonas, quatro chalcona-flavonas pouco comuns e um tetraflavonoide.

e) Uso medicinal

Amplamente utilizada na medicina tradicional brasileira e de vários países da América do Sul, sendo empregada principalmente para a asma, febres, dispepsias, diarreia pesada, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido e eczemas.

Em algumas regiões é empregada também com bons resultados contra a falta de apetite (anorexia), e contra os males do estômago em geral (dispepsia), prisão de ventre, indigestão e dor de estômago.

Externamente é empregada para caspa e orquite (inflamação dos testículos) na forma de

banho. É usada também no tratamento da falta de menstruação (amenorreia) e nos casos de clorose (anemia peculiar a mulher devido a deficiência de ferro por excesso de sangramento durante a menstruação).

Segundo Pio Corrêa, o suco das folhas de A. triangulares é reputado anti-helmíntico. Ele afirma também que as Aristolochiaceas passam por neutralizar, ou realmente neutralizam, o veneno das cobras, usando-se internamente para este fim o suco das raízes e folhas. As folhas que devidamente contusas são simultaneamente aplicadas sobre o local da picada.

clip_image0012. Dosagem Indicada

a) Afecções gástricas, afecções hepáticas, afecções renais, afecções do baço, tensão pré-menstrual

Vários modos de uso:

- Coloque 1 colher (sobremesa) do caule seco em 1 xícara (chá) de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) , 2 vezes ao dia, de preferência 30 minutos antes das principais refeições.

- Coloque 2 colheres (sopa) do caule seco em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias, agitando de vez em quando e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

- Coloque 3 colheres (sopa) do caule seco em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, de preferência 15 minutos antes das principais refeições.

b) Reumatismo, feridas, úlceras, micoses, sarnas

Colocar 2 colheres (sopa) de folhas secas picadas em 1 copo de água em fervura. Deixar ferver por 5 minutos e coar. Aplicar no local afetado, com um chumaço de algodão, 2 vezes ao dia.

3. Curiosidades

Os sertanejos acreditam que o cheiro das aristolochiaceas basta para narcotizar as cobras e que, consequentemente, quando eles passam com as pernas recém friccionadas de Mil Homens, ao longo do caminho, todas as cobras adormecem.

A superstição leva os mesmos sertanejos à convicção de que alguns pedaços do caule destas plantas, trazidos à guisa de amuletos ou colocados junto de objetos de uso diário (sob os arreios e os colchões, nos canos das botas, etc.), preservam de desgraças de qualquer natureza.

Cuidado

Contra-indicação: O seu uso interno, nas doses recomendadas, não tem contra-indicação, mas não devem ser ultrapassadas.

Segundo Pio Corrêa este cipó chega a ser abortivo. O uso deste cipó deve ser cauteloso segundo ele, pois ele afirma que é de efeito enérgico e mesmo perigoso, pois um simples decocto pode produzir o que ele chama de "embriaguez aristolochica", que tem consequências sérias, inclusive perturbações cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário