Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Citronela

Nome científico

Cymbopogon nardus (L.) Rendle.

Família

Poaceae (Gramineae).

Sinonímia popular

Citronela-do-ceilão, cidró-do-paraguai.

Parte usada

Folhas e colmos verdes e seu óleo essencial.

1. Informações Complementares

* Nome em outro idioma:

Lenabatu-grass

a) Origem

Espécie originária do Ceilão e sul da Índia.

clip_image001

b) Descrição botânica

É uma erva perene, cespitosa, de 0,80 a 1,20m de altura. O colmo é e reto, liso, semilenhoso, maciço, de cor verde-clara e internós longos sobre um rizoma curto amarelo-escuro, com inúmeras raízes fortes, fi-brosas e longas.

As folhas são planas, interas, estreitas, longas, de 0,5 a 1m de altura, com margens ásperas, ápice agudo, face su

perior verde-escura-brilhante e inferior verde-oliva-grisácea.

Apresentam aspecto curvo, sendo intensamente aromáticas, lembrando o eucalipto citriodora.

A inflorescência é em panícula, formada por racemos curtos e geminados. A citronela dá sementes atrofiadas, embora floresça abundantemente na primavera.

c) Informações para o cultivo

* Variedades: não existem seleções de variedades de citronela, e as referidas como variedades são, na verdade, outras espécies.

* Clima: é planta de clima tropical ou subtropical. Não suporta frio, e as geadas causam a morte das plantas. No seu período de crescimento, é exigente em chuvas, mas próximo à colheita o excesso de precipitação afeta o teor e a qualidade do óleo. É cultura exigente em luz (intensidade luminosa e horas de luz) e em calor.

* Solos: areno-argiloso a francos, porosos e férteis (em matéria orgânica e em nutrientes), bem drenados e com boa exposição.

* Plantio: é feito por meio da divisão das touceiras que, com a redução das folhas e das raízes, constituirão as mudas. É realizado no início do outono (março-abril) ou na entrada da primavera (setembro). Devem-se evitar períodos de frio e calor intenso. Os espaçamentos serão de 0,80 a 1 m por 0,40 a 0,50 m, aumentados para mais ou para menos, de acordo com a fertilidade do solo. Recomenda-se efetuar o plantio em dias sombrios ou chuvosos, não deixando secar as raízes das mudas, e fazer uma boa irrigação em seguida.

* Tratos culturais: constarão de replantes das falhas, de capinas, irrigações e adubações de cobertura.

* Pragas e doenças: não se conhecem pragas e doenças incidentes sobre esta cultura. Alguns sintomas que se assemelham aos de doenças fúngicas em geral se revelam como carência de nitrogênio, potássio, ferro, etc.

* Colheita: é feita a partir do segundo ano, em cortes a 5 cm acima do solo. Normalmente, é possível um segundo – e mesmo um terceiro – corte a 5 cm acima do solo, em cultivos bem conduzidos. Produções de 80-100 L de óleo/ha são comuns no Estado.

* Duração da cultura: mesmo que as plantas possam durar 8 anos ou mais, convém substituir o cultivo a cada 4 anos de produção (no 5º ano).

* Operações pós-colheita: a colheita deve ser levada imediatamente para a destilação, para que não ocorram perdas de óleo essencial.

* Mercado: embora outros países antes não-produtores tenham entrado no mercado mundial e seu preço oscilado, com frequentes baixas, a demanda ainda tem sido elevada, e os preços conseguidos permitem ainda o cultivo desta planta em escala econômica.

d) Aplicação do óleo essencial

- Como planta aromática para fins de perfumaria;

- Para afugentar insetos do lar e de grãos armazenados;

- Como desinfetante do lar e bactericida laboratorial; e,

- Como matéria-prima para a síntese de outros aromas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário