Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Confrei

Nome científico: Symphitum sp. L.

1. Indicações

Utilizado para favorecer o crescimento de tecidos novos em ulcerações, feridas e cortes, fraturas e afecções ósseas (onde age como indutor da produção calcárea).

2. Dosagem indicada

Cataplasma e banhos locais - várias vezes ao dia.

* Emplasto: esmagar folhas em água morna e colocar diretamente sobre ferimentos (cicatrizantes, lavar e repetir 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços colocar o emplasto dentro de um pano antes de aplicar.

* Tintura: 1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool, preparar pomadas e unguentos.

3. Outros usos

Muito utilizada como forrageira pelo alto teor de proteína e excelente produção de massa verde.

4. Cuidados

Existem referências que tratam da presença de alcaloides cancerígenos no confrei, principalmente em folhas jovens. O uso externo sobre feridas pode promover rápida cicatrização externa, sendo que o processo inflamatório pode continuar internamente. A absorção dérmica, das substâncias tóxicas, parece não ser significativa.

Nome popular

CONFREI, ERVA DO CARDEAL

Nome científico

Symphytum officinale L.

Família

Borragináceas

Parte usada

Rizoma, raiz, folha, mas principalmente a raiz seca

Propriedades terapêuticas

Hemostático, anti-inflamatório, cicatrizante.

Indicações terapêuticas

Úlcera, ferida, corte, fratura, afecção óssea.

Planeta

Saturno

Elemento

Água ou Terra

Gênero

Feminino

Uso mágico

Feitiço para favorecer viagens bem-sucedidas e seguras. Atrai dinheiro, cura e segurança. Honrar à Deusa no seu aspecto Anciã.

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Características e Cultivo

Erva vivaz, de rizoma grosso e raízes fusiformes, fasciculadas. Caule ereto, vigoroso, ramoso, eriçado, áspero, anguloso e alado;

crescendo até 80cm. Flores brancacentas, tubulosas, grandes, dispostas no ápice dos ramos em cimeiras geminadas curtas e escorpioides, nas cores brancas ou lilás. Gosta de clima frio, cresce de 40 a 80cm de altura.

2. Propriedades

a) Medicinal

Uso apenas externo, tem ação adstringente,cicatrizante e anti-inflamatória, desinfetante de feridas e consolidação de fraturas.

b) Cosmética

Devido sua ação emoliente, utilizado no preparo de cremes. Agente na cicatrização de feridas, é também indicado para pele oleosa com tendência acneica. Auxilia no tratamento contra caspas.

c) Utilização

* Uso caseiro: Muito usada como forrageira.

Cuidado

Efeitos Colaterais: Seu uso interno pode provocar sérios problemas hepáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário