Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Damiana

Nome científico

Turnera diffusa var. aphrodisiaca (Ward.) Ubr.

Família

Turneráceas / Bigoneáceas

Propriedades terapêuticas

Tônica, estimulante, afrodisíaca, antidiarreica, diurética, expectorante e adstringente.

Princípios ativos

Óleo essencial (com mais de vinte componentes), cineol, pine-nos (alfa e beta), copaeno, cadineno, calameno, p-cimeno, goma, amido, açúcares, tetrafilina, arbutina, taninos, ácidos, alcanos, daminiana, flavona, beta-sitosterol, resina.

Indicações terapêuticas

Sífilis, úlceras gastrintestinais, leucorreia, diabetis (em animal há comprovação), má-digestão, diarreias, tosses catarrais, neuratenia, bronquites, dificuldades sexuais masculina e feminina, auxilia no tratamento da paralisia, albuminúria.

Planeta

Marte

Uso mágico

Amor e luxúria.

(Rain tree)

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Descrição

A damiana é uma planta mexicana me-dicinal, tônica, estimulante, afrodisíaca e antidiarreica (Corrêa, M. Pio. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. Vol. I - 1926; vol. II - 1931; vol. III – s.d.; vol. IV - 

1969; vol. V - 1974; vol. VI - 1975), diurética, expectorante e adstringente, usada caseiramente nas manifestações sifilíticas, úlceras gastrointestinais, leucorreias, diabetes (comprovação apenas

em animais), má-digestão, diarreia, tosses catarrais, neurastenia, bronquites e nas dificuldades sexuais masculina e feminina, principalmente com componente neurótico ansioso.

Segundo Ênio Emmanuel Sanguinelli, auxilia no tratamento da paralisia. Um extrato alcoólico mostrou ação depressora sobre o Sistema Nervoso Central (Jiu J. A. survey of some medical plants of México for selected biological activity. Lloydia 1996;29; 250-259).

b) Combate a albuminúria.

No México serve como aroma de licores e como substituto do chá-da-Índia. Nos EUA está na farmacopeia oficial e é vendida em extrato fluido como “Turnerae afrodisiacae” e na Europa já teve destaque como tônico nervoso na amaurose e tônico geral na neuratenia e impotência.

É um arbusto aromático de Vênus com sabor agradável, pubescente, ramoso que tem folhas pecioladas ovado-rombas, espatuladas, obtusas e revolutas nas margens. O pedúnculo é curto e as pétalas são espatuladas com estames curtos. O fruto é uma cápsula subglobosa de cerca de 5mm.

Existe no Brasil desde o Amazonas até São Paulo e uma outra espécie, T. opifera M., conhecida também como chanana, damiana-turnera, erva-damiana e turnera-afrodisíaca, é encontrada no sul e sudeste do Brasil, mais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. À mesma atribuem-se iguais propriedades, principalmente a ação tônica e imediata sobre os órgãos gênito-urinários.

c) Princípios ativos (continuação)

Ao seu 1 % de óleo essencial (com mais de vinte componentes) amargo e adstringente com sabor de cânfora, é que se atribuem as propriedades curativas: tem 1,8 cineol (?), 13 % de pinenos (alfa e beta), copaeno, cadineno e calameno. Não se confirmam 2% de p-cimeno. Tem ainda 13,5% de goma, 6% de amido, açúcares, tetrafilina (glicosídeo cianogênico), arbutina (Glicosídeo fenólico), taninos e 3,5% ácidos (graxos e vegetais), alcanos, daminiana (7%), flavona, beta-sitosterol, 6,5% de resina.

2. Dosagem

Utilizam-se, em uso interno, uma colher de sopa de folhas desidratadas (4 g) em chá por infusão (um litro de água), três xícaras ao dia. Pode ser administrada a crianças, em sexta, terça ou meia parte, dependendo das idades.

Externamente é usada em compressas e duchas. Para a leucorreia faz-se aplicações diárias em seringa de borracha de um infuso com seis colheres de sopa das folhas em um litro de água.

Cuidado

Toxicidade: Alguém apresentou convulsão com dose de 200g de extrato, e 1g de arbutina, então é considerada tóxica, mas isto não preocupa porque equivale a 100g da erva. Por outro lado, o efeito afrodisíaco não foi comprovado, há pouca documentação sobre esta planta, e não se conhece bem sua composição. Ainda mais pela possibilidade de glicosídeo cianogênicos, além das arbutina, deve-se tomar cuidar ao usar esta planta. Talvez seja interessante esperar maiores informações sobre ela para que seu uso se justifique.

Um comentário: