Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ervas para Banhos e Chás

02022010213jardim de ervas na janela da cozinha

As ervas em sua maioria tem alguns segredinhos que você só descobre através de uma boa pesquisa. Não dá pra usar apenas a intuição, é preciso pesquisar em livros, fontes seguras ou até mesmo na internet…

Há muito o que aprender, mas em alguns casos, a gente herda dos nossos familiares algumas informações, como por exemplo:

hortelã é uma erva que acalma, faz bem para o estomago, ajuda a diminuir os efeitos da cólica menstrual.

Contudo, se combinado com o gengibre é um excelente digestivo, além de ser um excelente relaxante muscular…

Para batidas, luxações, arranhões, cortes ou outras aferições da pele, usa-se o Confrei que combinado com mentruz é ótimo contra bronquite.

Camomila é um chá excelente para resolver problemas de origens alérgicos, mas não é eficiente quando a questão é rinite alérgica, mas acalma e facilita a digestão se tomado antes das refeições.

Resumindo, não dá para estalar os dedos e entender tudo de ervas. A natureza é incrível e cheia de diversos elementos, basta a gente conhecê-los atentamente, cada um deles, como faziam nossos avós.

image

Vou aproveitar e sugerir aqui uma receita de chá e um banho, primeiro vamos ao chá que deve ser preparado por meio de infusão (primeiro ferva a água, depois macere as folhas das ervas escolhidas por você e coloque na água quente, tampe e deixe lá por alguns minutos):

Ervas para o chá:

Folhas de limão
Folhas de laranja
Um pedaço de gengibre amassado

Esse chá é excelente se tomado após as refeições, dá uma sensação de bem estar e além de ajudar na digestão, também relaxa os nervos. Se servido a noite, facilita o sono. Se servido a tarde, ajuda a equilibrar as nossas funções…

Ervas para o banho:

Pétalas de flores do campo
Folhas de limão
Gengibre picado
Hortelã menta
Um punhado de sal
1 litro de água

Ferva a água e acrescente as ervas, devidamente lavadas, deixando por último as pétalas. Deixe descansar por alguns minutos. Coe e tome seu banho.
Se tiver banheira, despeje o chá na água de seu banho e fique imersa por alguns minutos. Se não tiver, despeje o chá do alto de sua cabeça com ajuda de um caneco.

Esse banho ajuda a se preparar para a semana que está batendo a sua porta, por isso o melhor dia para esse banho é um domingo.

02022010214Manjericão plantado numa vasilha de fondue

Outras ervas e seus significados:
O alecrim e a arruda purificam e limpam as energias negativas. Contudo, cuidado, porque há pessoas que são alérgicas a essas ervas.
Camomila nos dá tranqüilidade e acalma.
A Cânfora estimula a capacidade de adivinhação.
O Gengibre desperta o amor e a paixão
A Hera ajuda no conhecimento.
A folha de limão orienta com a inspiração.

Texto e fonte: Marco Antônio; A Casa do Mago

Nenhum comentário:

Postar um comentário