A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos como símbolos de uma existência imortal.
Nativo da China, o pessegueiro é motivo de renovação e de fecundidade nesse país. É o emblema do casamento. No Japão, simboliza a virgindade.
As lendas das sociedades secretas da China fazem menção simbólica do tema Promessa do Jardim dos Pessegueiros. Algumas versões dizem que é uma espécie de Éden do novo nascimento. É o paraíso terrestre, ponto de chegada da viagem de iniciação.
Acreditava-se que a árvore possuísse forças espirituais fortes, e as varetas mágicas feitas dos seus galhos eram usadas pelos chineses nos encantamentos de imortalidade, em rituais de fertilidade e também nos rituais para afastar mau olhado e energias negativas.
Conta a história que Izanagi se protegeu debaixo de um pessegueiro contra um raio. Daí vem a história de que esta fruta possui um papel de proteção contra as más influências. Tanto que no Ano Novo, miniaturas de pessegueiros feitas de madeira são colocadas sobre as portas para eliminar as influências negativas.
A floração do pessegueiro é precoce. Por isso, ele é visto também como símbolo da primavera. E segundo a medicina natural, diz-se que a infusão das folhas e sementes de pêssego tem efeito calmante.
fonte: Agenda Esotérica; fotos: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário