Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 25 de setembro de 2011

Aloé Vera

 

Oriunda do este e Sudeste africano, é uma planta pertencente à família das Liliáceas. É também conhecida como Erva-Babosa e Babosa. Apesar de ser cultivada por todo o mundo, tem uma forte presença nos campos da Índia Ocidental e na costa da Venezuela. Dentre as suas variedades, conhecem-se mais de 200, embora nem todas sejam apropriadas para o consumo humano.
São constituídas por pequenos espinhos e é nas folhas que se encontra a seiva, que é óptima como hidratante e para aliviar queimaduras.

A raiz da Aloé vera é bastante ramificada, de uma cor castanha e muito forte, pois esta planta tem tendência para crescer em terrenos áridos.

A sua utilização em termos medicinais já é usada há muitos anos, especialmente para cuidar de problemas de pele. Na China é usado como principal ingrediente no fabrico de medicamentos.

Existem duas formas distintas na aplicação que resultam de dois produtos: o gel (extraído da folha) e o Aloés (um sumo desidratado da folha da planta). Diferentes produtos têm naturalmente, diferentes aplicações, contra-indicações e recomendações. A seiva, rica em água e polissacáridos, é um excelente hidratante, cicatrizante e emoliente (acalma a inflamação e a dor). Pode ser aplicada em queimaduras, feridas, eczemas e na psoríase, devido às suas propriedades imunomoduladoras (aumenta a resistência), anti-viral e anti-inflamatória. A seiva existe também na forma de bebida, sendo benéfica no tratamento de úlceras, gastrites, inflamações da garganta, aftas e até do cancro.

Inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina (vitamina B3) que fortalecem o sistema imunitário, defendendo o organismo contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

É a melhor aliada para ajudar a ter uma pele luminosa. Esta planta também tem propriedades calmantes. Muitas pessoas com problemas de ansiedade recorrem a tratamentos complementados com Aloé Vera e sentem-se muito melhor. É importante, contudo, que o uso seja acompanhado por um especialista. De entre os seus outros inúmeros benefícios para a saúde, destacam-se a sua ajuda no combate de alergias, artrites, gengivites, diabetes, otites e conjuntivites.

USOS

Na Saúde: contribui para a saúde e higiene bocal, aumenta as defesas do organismo, ajuda a regular o peso e os níveis de energia, já que auxilia a libertação de toxinas. Ajuda também na digestão, auxiliando na absorção dos nutrientes ingeridos, aumenta a elasticidade da pele. As propriedades anti-inflamatórias atuam reduzindo a inflamação sem potenciar efeitos secundários. Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele.

Na beleza: o gel retirado desta planta funciona como boa loção solar, como creme hidratante caseiro e na preparação de xampus, principalmente para ajudar no caso de irritação e coceira no couro cabeludo.

Contra-indicações: nos casos em que existe obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa), apendicite, dor abdominal de origem desconhecida, hemorroidas, problemas renais, menstruação e em crianças menos de 12 anos de idade. A sua utilização não deve prolongar-se por mais de 8 a 10 dias consecutivos, sem acompanhamento médico,

ATENÇÃO: O Aloé não deve ser usado em simultâneo com medicamentos para o coração, diuréticos e corticosteroides. E não deve ser administrado durante a gravidez e no período de amamentação.

CREME ANTI-RUGAS

1 chávena de chá de creme hidratante para o rosto

3/4 de chávena de chá de gel puro de Aloé Vera

Misture os dois ingredientes e espalhe pelo rosto 1 vez ao dia. Se a sua pele for oleosa inclua no gel a polpa liquidificadora do Aloé Vera.

Pode guardá-lo no frigorifico num recipiente hermético até 2 semanas.

fonte e texto: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/10/aloe-vera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário