Originário da bacia do Mediterrâneo, onde eram utilizados por gregos e romanos em pratos e bebidas, os Coentros eram também utilizados pelos antigos egípcios para embalsamar os corpos. Na idade média, era cultivado nos jardins dos Mosteiros. Também conhecido por salsa árabe ou chinesa. Atualmente é cultivado um pouco por todo o mundo. Pelo nosso país utilizam-se as folhas na confecção de vários pratos.
As folhas dos Coentros embora se assemelhem muito às da salsa, são mais finas e aromáticas. o caule do coentro é fino e redondo, com muitas ramificações. Pode-se picar e usar em sopas e estufados.
USOS:
Na saúde: o Coentro é diurético, anti-espasmódico e anti-inflamatório. As suas sementes quando esmagadas são preciosas no tratamento de aerofagia (gases abundantes no estômago), falta de apetite, dores de cabeça causadas por má digestão, histeria e gases intestinais.
Na cozinha: de preferência, as folhas desta planta devem ser utilizadas secas. O caule e a raiz, quando adicionadas aos alimentos, devem ser retirados antes de servir. As sementes moídas são excelentes para esfregar na carne de porco. Podem ser utilizadas em saladas, legumes, sopas, frutos do mar, carnes com sabor forte, peixe, guisados, molhos e arroz.
Contra-indicação: o chá de Coentros é contra-indicante para mulheres lactantes.
O Chá de Coentros é óptimo como chá digestivo!
texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/10/coentros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário