Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aromas da Natureza

Poções mágicas, frascos minúsculos e lindos com formatos exóticos... gotas milagrosas, tesouros aromáticos, caros e raros, encomendados por reis e rainhas de reinos distantes...especiarias do oriente, elixires, unguentos, infusões de ervas, perfumes inebriantes fabricados por perfumistas alquimistas...
Esse universo realmente me encanta e sempre encantou, desde pequena...
Mas gente grande não se contenta com contos de fadas, e vem uma vontade incontrolável de investigar, pesquisar, testar, comprovar para então aprovar!
E é isso que tenho feito ao longo da vida. Venho farejando verdades, e tentando resgatar e transmitir a quem se interessar, um tesouro quase esquecido no tempo...
O uso de plantas aromáticas com propósitos terapêuticos e curadores é tão antigo quanto a própria vida humana . Desde os primeiros registros da história, aproximadamente 5000 a.C. temos evidências comprovadas do uso das plantas aromáticas, para cura. Óleos, bálsamos, resinas, vinagres aromáticos, constam de registros históricos dos mais diversos lugares e tempos... (Egito, China, Índia, França, Inglaterra...).
AROMATERAPIA é arte e ciência. O termo foi cunhado somente no século XX, quando começaram os estudos científicos desta arte, e a comprovação de suas propriedades...
É o estudo da arte de combinar e usar os óleos essenciais para a cura e o equilíbrio do organismo.
Toda planta aromática tem e produz ÓLEO ESSENCIAL, uma substância oleosa e/ou resinosa formada por moléculas voláteis (que voam) que se dispersam no ambiente e perfumam o ar. Chama-se essencial, por ser realmente essencial para a manutenção dos processos vitais da planta. É uma mistura de centenas de componentes químicos, que reagem fisiológica, farmacológica e psicologicamente nos organismos vivos, matando bactérias e vírus, fortalecendo e equilibrando todos os sistemas físicos, energéticos, emocionais e mentais.
Na antiguidade, o homem descobriu um jeito de capturar esses maravilhosos aromas através da destilação a vapor da planta, colocando-os em vidrinhos e podendo assim se beneficiar das suas propriedades curativas. Desde então o processo de obtenção dos óleos essenciais é o mesmo até os dias atuais, mudando somente o tipo, tamanho e material de que são feitos os destiladores. Cada planta exige um tempo determinado e temperaturas certas de destilação para que suas moléculas não sejam danificadas e para garantir a extração total dos compostos químicos. Daí se diferenciam qualidade de um óleo essencial e eficácia para o tratamento terapêutico.
Hoje em dia, infelizmente, temos muitos produtos adulterados e incompletos quimicamente no mercado, e por isso é extremamente importante conhecer a procedência de um produto e sua pureza e autenticidade, para que este possa ser usado como medicamento.
Não há quem não se delicie com os verdadeiros aromas da natureza. São muitas as possibilidades deste encantador universo, permita-se o encontro com essas verdadeiras essências, permita-se o encontro com a sua verdadeira essência!

Mariana Ribeiro – Aroma terapeuta

texto e fonte: http://ateliedearomaterapia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário