Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Manjerona

Nome Botânico: Origanum Marjoran
Família botânica: Labiadas/Lamiaceae
Extração: a vapor do topo das flores
Origem: nativa do mediterrâneo, cultivada na Europa, América, Ásia, Austrália e norte da África
Nota: Media

A erva curadora das dores do luto e do sofrimento pelas perdas.

O óleo preservador da doçura e símbolo da eterna juventude.

Do grego “oros ganos”, que significa “alegria” ou “esplendor da montanha”. O povo grego acreditava que a Manjerona tinha sido criada pela deusa Afrodite, como símbolo da Felicidade.
Erva medicinal muito popular para os antigos gregos, muito usada para acalmar e aliviar espasmos musculares, para ajudar a eliminar excesso de fluidos dos tecidos do corpo; também acreditavam que a Manjerona era um antídoto contra venenos.
Suas propriedades analgésica, antiespasmódica, carminativa e sedativa fazem deste óleo um dos mais indicados para tratar de problemas relacionados com o sistema nervoso. Fortalece e relaxa os nervos; muito recomendado para condições onde o cansaço se alterna com a tensão nervosa, gerando dores de cabeça, enxaqueca e, em muitos casos, tensões musculares, nervos enrijecidos em determinadas áreas do corpo.
Dores e sofrimentos de perdas não expressos através das lagrimas podem, com o passar do tempo somatizar, resultando em dores musculares, reumatismos e artrites.
Este óleo é indicado especialmente para aqueles que não conseguem expressar suas emoções e chorar suas dores. Equilibra o estado de ansiedade; é apropriado para insônia e para quem tem dificuldade de relaxar, que podem estar relacionadas com estresse excessivo, no nível do intelecto, assim como esforço físico exagerado.
Para este padrão, relaxar e apreciar a vida tornou-se um verdadeiro desafio, uma grande dificuldade, pois trabalhar em excesso, tanto no nível físico quanto intelectualmente, é uma forma de compensação de carência afetiva; é também uma forma de escapar-se de si mesmo, através das excessivas atividades.
Após perdas e mortes de alguém muito querido, alguns se entregam a algum tipo de atividade para poder superar a dor e o sofrimento, mas, com o passar do tempo, isto se torna um sofrimento maior - quando isto se torna um hábito, fica muito mais difícil libertar-se e voltar a apreciar a vida novamente, em sua plenitude. Esta é a erva que nos oferece o óleo que vai nos confortar, trazer consolo e alivio para as dores da alma.

Quando nos encontrarmos na situação de acreditar que ninguém se preocupa conosco e ninguém nos ama, a calorosa e acolhedora Manjerona, através de seu precioso óleo essencial, ajuda-nos a acessar a fonte nutridora de afeto, compaixão, contentamento, alegria, empatia e amor, para que possamos ser a nossa própria fonte nutridora de tudo aquilo que está nos faltando.

Elimina pensamentos obsessivos e a ânsia por afeto; ao descobrirmos nossas fontes nutridoras, não mais procuraremos fora de nós o que está à nossa disposição, o tempo todo, em nossos corações.

Restaura a nossa habilidade de confiar na vida e na ação do universo; protege e preserva nossa força de vida.

Segundo a tradicional medicina chinesa, a Manjerona põe em circulação a energia Qi.

É um excelente antiespasmódico, indicado para condições de estiramento muscular, dores, espasmos nervosos, cólica intestinal, osteoartrite; minimiza a tosse e asma proveniente de desequilíbrio psicológico e nervoso.

Por sua habilidade em soltar e liberar os constrangimentos, pode ser indicado para acalmar e regular o coração, é um óleo indicado para palpitação, taquicardia e hipertensão.

Texto: Vera Lucia O'Neil
Fotos: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário