Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sálvia

Nome botânico: Salvia sclarea. Do Latim, salvere = salvar, curar, ou estar em boa saúde e clarus = claro.

Família botânica: Labiateae/Lamiaceae.
Extração: a vapor, do topo das plantas.

Origem: nativa do sul da Europa, na região do Mediterrâneo; introduzida na Inglaterra em 1562. O melhor óleo vem da França, Inglaterra e Marrocos.

Nota: média para alta.

Características do óleo: líquido pálido, com tendência ao amarelo esverdeado. Seu aroma é bastante doce, profundamente herbáceo com toques de nozes e gentilmente pungente (penetrante e agudo, provoca uma sensação forte com um fundo amargo). Pode ser muito forte, para algumas pessoas.

Características energéticas:

Equilibra e acalma o perfil melancólico - frequentemente, este perfil no aspecto negativo, apresenta-se sombrio, tenebrosamente escuro; quando exacerbado, pode ver somente o aspecto negativo e pessimista da vida; extremamente intelectuais, tem fixação por adquirir conhecimento através da leitura, compulsivos por informações que mantenham suas mentes ocupadas; aficionados por livros, jogos e televisão, com isto tendo menos chances de buscarem interação social ou afetiva. Positivamente, podem ser atenciosos, reservados, bons observadores, silenciosos, sensatos e confiáveis).

Refresca, acalma e direciona o perfil colérico - impulsivo, agitado, excessivamente ativo, pode ser bastante agressivo, impaciente, extrovertido, muito competitivo, nível acentuado de histamina, intolerante, obstinado, chega à ira muito facilmente; pode ser dramático e um tanto quanto exagerado; excitável, tende a reagir rapidamente aos acontecimentos externos com humor alterado, frequentemente energético, podendo ser chamado de abrasivo; queima energia muito facilmente. São bons lideres, tem força de vontade acima do nível normal, sabem usar o poder de liderança; iniciadores de novos empreendimentos podem ser muito práticos nos afazeres cotidianos; quando se propõe a fazer algo, trabalham com obstinação e determinação para que o que começar seja concluído.
O óleo Clary sage purifica o sangue e limpa os fluidos do corpo; tonifica os pulmões, baço e estomago, movimenta e tonifica o fluxo de energia vital, quando esgotada por excesso de uso ou por profunda melancolia. Promove o relaxamento e a circulação dos fluidos do corpo, nos níveis físico e energético, sinalizando características de um óleo muito útil para elevar e tonificar as energias desgastadas por excesso de estresse mental e ou emocional.
O perfil colérico se desgasta pelo uso das emoções descontroladas e em desequilíbrio; ao contrário, o perfil melancólico se desgasta pelo uso excessivo da mente - tende a racionalizar tudo, suprimindo as emoções e sentimentos.
O Clary sage libera a energia represada nos pulmões, que pode estar sendo a fonte geradora de condições desconfortáveis, como peito apertado, sensação de abafado ou sem ar, tensão na região dos pulmões, constringido e sufocado - no nível energético promove “abertura do peito”, promove circulação de energia geral pelo corpo, beneficiando principalmente a região dos pulmões, do coração, dos sistemas endócrino e reprodutor.

Uso tradicional: na Idade Média era chamado de Oculus Cristis – olhos de Cristo. É um óleo que atua muito bem com o Gerânio, por ser um poderoso medicamento para beneficio da saúde da mulher. Provavelmente, foi usado pelos antigos povos gregos - Hipócrates e Dioscorides o mencionavam como curador e promovedor de vida longa. No Egito, era indicado para tratar infertilidade.
Nicolas Culpeper, herbarista inglês do século VXII, recomendava o uso das folhas jovens - orientava que fosse comido, o que era bom para tratar desordens dos rins e enfraquecimento das costas. Uma compressa feita com a mucilagem das finas sementes era recomendada para tratar problemas na visão, limpar muco e eliminar o inchaço - segundo sua experiência, podia até curar tumor.
Os alemães da Idade Média usavam o Clary sage para conferir sabor ao vinho Rhenish, produzindo o Moscatel, com a intenção deliberada de tornar a bebida mais inebriante. Na Inglaterra do século XVI, foi usado no preparo de cerveja, no lugar do lúpulo, para o processo de fermentação. Na França, tem sido usado já há muito tempo como fixador de perfumes.

Propriedades terapêuticas: antiespasmódico, antidepressivo, nervino, sedativo e tônico, hipotensivo, emenagogo, tônico uterino, carminativo - previne e alivia flatulência, anti-séptico, antifúngico, regulador sebáceo, bactericida, adstringente - drena e ou previne a formação de fluidos no corpo; suporte hormonal, relaxante, redutor do colesterol e preventivo contra diabetes. Tem ação desodorante para o corpo e para os pés.

Uso e indicações: bronquites e asma, congestão pulmonar e tosse seca; colesterol alto, hemorroidas, veias varicosas, flebite, pressão alta; digestão fraca e lenta, ou azia e refluxo; equilíbrio hormonal, principalmente feminino; insônia, cólicas menstruais e intestinais, sintomas da menopausa (ondas de calor), alívio para a dor em parturientes; bem indicado para tratar a depressão pós-parto.
A impotência e a frigidez têm respostas positivas com o uso deste óleo, por tratar a causa e não o sintoma; relaxa a mente, ativa e confere tranquilidade para se usufruir dos prazeres sexuais com profundidade e entrega.
Encoraja o crescimento dos cabelos, quando ocorrem perdas descontroladas, devido ao nível de estresse elevado; usado com efetividade para prevenir a caspa e eliminar oleosidade do couro cabeludo.
Indicado para tratar ansiedade, tensão mental e emocional, dores de cabeça, enxaquecas, depressão, ataques de pânico ou de histeria e paranoia.
Este óleo é usado na Europa como spray para os ambientes de festa, para encorajar a interação social.

Influencia do aroma: eleva o ânimo, produz estado de euforia, revigora os nervos e melhora os níveis mentais e emocionais.
Em casos de excesso de estresse emocional, fadiga ou acúmulo de atividades diárias proporciona calma e relaxamento.
Promove sonhos reveladores e muito claros.
Confere visão da realidade com clareza e em sua real proporção. Elimina as ilusões, fantasias e todas as projeções criadas na mente, ao restaurar a clareza da realidade apregoada por seu nome e simbolismo (segundo Mojay, o Clary Sage simboliza a coruja da sabedoria, ave dedicada à deusa Atena, que representa as virtudes da força, da firmeza e do intelecto).
O Clary Sage promove o despertar do arquétipo da força anímica na mulher e também no homem.
Usar a força do intelecto com sabedoria, sagacidade e insight - são atributos deste poderoso óleo essencial feminino, que deve ser sempre lembrado nos ritos de passagem importantes na vida da mulher - menarca, início da vida sexual, períodos de procriação, crise da meia idade, crise do “ninho vazio” e menopausa, para que não negue sua feminilidade, sua alma feminina, em momento algum de sua existência, escolha que caminho escolher em sua vida.
Promove a visão clara da realidade para o momento presente, ao liberar as constrições de vitalidade e energia, as fantasias da mente, sonhos inatingíveis e excesso de imaginação, que coloca a pessoa muitas vezes dentro de um mundo muito fantasioso e surreal, condições que podem ser consideradas como um aspecto negativo do Clary sage.

Seu aroma profundo e pungente ajuda na restauração da lucidez, para efetivar tudo aquilo que tem consistência na realidade do individuo, a inspiração pela vida e suas conquistas reais, que emergem do âmago do ser, promovendo tranquilidade para alcançar objetivos palpáveis e concretos.

Este é o óleo que irá promover o desabrochar da mulher de carreira ou a pioneira na causa a ser por ela defendida. Com a ajuda do Clary sage, o mergulho interno em busca de sabedoria da alma ocorre com muita facilidade e destemor.

Combina bem com: Lavanda, Cypress, Ylang-ylang, Camomilas, Bergamota, Mandarin, Limão, Laranja, Grapefruit e Gerânio

Texto: Vera O’Neil

Fotos: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário