Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Boldo

Peumus Boldus

Também é conhecido por Boldo do Chile. Atinge cerca de 12 a 15m de altura, é muito usado nos casos de desconforto digestivo e do fígado. Devido aos seus óleos essenciais. que contêm Boldina, é óptimo para quem sofre de Hepatite. O chá tomado antes das refeições, ajuda na digestão. A árvore possui flores pequenas e perfumadas, e delas brotam um fruto pequeno.

A SUA VARIEDADE

Existem 3 tipos de Boldo. O mais comum é o Boldo-da-Terra. Ele é cultivado em casa e pode chegar a 1m. As suas folhas são aveludadas e delas pode ser feito chá. E analgésico e combate azias. O Boldo-do-Chile atinge até 15m de altura e, apesar das propriedades medicinais, deve ser consumido com moderação, pois é abortivo e provoca hemorragias internas. Já o Boldo-Baiano, originário da África, pode ter de 2 a 5m de altura. Ajuda a combater os sintomas de úlceras e gastrites e não possuem efeitos colaterais.

USOS:

Na Saúde: O Boldo contém uma substância que é responsável por melhorar o desempenho do fígado. Entre outras funções estimula a produção e a secreção de bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos. Possui ainda propriedades analgésicas, antibacterianas, depurativas, desintoxicantes, diuréticas e digestivas.

Na Beleza: A infusão desta planta ajuda a dar vitalidade à pele.

Contra-Indicações: Não deve ser tomado por grávidas, crianças, idosos e em situações de hepatite aguda. Desaconselha-se o seu uso por tempo prolongado.

PARA A AZIA

Coloque 2 folhas frescas de Boldo com meia colher de sopa de folhas frescas de Hortelã em meio litro de água numa panela e ferva durante 15 minutos. Deixe arrefecer, coe e tome 1 chávena de chá a cada 8 horas.

PARA OS DESCONFORTOS MENSTRUAIS

Numa panela, coloque 3 folhas frescas de Boldo-da-Terra em 1 litro de água e leve ao lume até começar a ferver. Retire do lume e acrescente 1 colher de sopa de folhas frescas de erva limeira. Tape e deixe apurar por 10 minutos. Coe e beba 1 chávena de chá a cada 6 horas.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/10/boldo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário