Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Erva-Mate

Ilex Paraguariensis St. Hilaire

Conhecida popularmente como Chá dos Jesuítas ou Chá-Mate, esta espécie é originária da América do Sul. O consumo do chá de Erva-Mate, quente ou gelado, é muito usual e ganha cada vez mais adeptos. Muito devido à composição rica em nutrientes que esta planta apresenta: vitaminas B, C, D, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), alcaloides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólicos e cafeico), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose) e lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), ou seja, é uma alimento quase completo para as necessidades diárias do nosso organismo.

A SUA CONSTITUIÇÃO

Árvore de ramos abundantes, verdes claros e cujas folhas são simples, serradas ou dentadas, a Erva-Mate pode atingir até 15m de altura. As propriedades benéficas encontram-se todas nas suas folhas. As flores são pequenas e pálidas. Os frutos são vermelhos, e quando estão maduros, tornam-se negros.

USOS

Na Saúde: as propriedades da planta beneficiam diversos pontos do organismo. É um estimulante natural para a atividade física e mental, acuando sobre os nervos e músculos, ajudando a combater a fadiga, a sede e a fome. É eficaz para o bom funcionamento da circulação, acelera o ritmo cardíaco, ajudando nas funções do coração e da respiração. Ajuda no tubo digestivo, facilitando a digestão e tem propriedades diuréticas. Ajuda ainda a regenerar os tecidos de pele.

Contra-Indicações: pessoas que sofrem de insónias e irritabilidade devem evitar, pois é um estimulante natural.

CHÁ DE ERVA MATE

Ferva um litro de água e junte 2 colheres de chá de Erva-Mate. Deixe ferver durante mais 1 minuto. Retire do lume. Num recipiente à parte, coloque 3 cubos de gelo, umas gotas de chá de limão e adoçante q.b. Bata tudo no liquidificador, e por ultimo junte o chá quente e misture mais um pouco. Sirva de seguida.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/10/erva-mate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário