Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chá da Saúde

O chá verde merece um prémio.

Não bastasse rejuvenescer, proteger o coração e combater vários tipos de cancro, agora foi comprovado: ele também emagrece!

Se quiser tomar goles de beleza e saúde, vire a chávena!!!

NÃO É DE HOJE que o chá verde fascina o mundo cientifico. Só em 2005 foram publicados, no mundo, cerca de 230 textos sobre a infusão, segundo a Biblioteca Nacional do Congresso Americano. Há três décadas os estudiosos não se cansam de descobrir os seus poderes: desintoxicar o organismo, combater os radicais livres, proteger contra doenças cardíacas... Mas foi a última boa notícia que fez uma lista de mulheres dar o bule a torcer e se render a esses goles amargos, mas fundamentais para a saúde e para a beleza: ele ajuda a emagrecer.

Preparamos um bule para vocês não perderem um benefício sequer...

Composição: O elixir é extraído das folhas do arbusto Camellia sinensis (o mesmo do chá preto e do banchá). Rico em vitaminas K, C, B1, B2 e B6 e ácido fólico, contém ainda flúor e cafeína. Outro ativo importante é o tanino, responsável por baixar os índices do mau colesterol. Mas a vedeta são os poli fenóis, catequinas e flavonoides. "Eles exercem a função antioxidante semelhante á das vitaminas C e E", conta Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da USP.

Indicado para......FICAR MAIS MAGRA "Uma turma de homens e mulheres que ingeriu o chá regularmente passou a gastar mais energia", revela a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar. Os autores do estudo explicam: os poli fenóis, em conjunto com a cafeína, aceleram o metabolismo. "Por estimular a queima calórica, facilitam a perda de peso", explica a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em alimentos funcionais. "No entanto, para tirar proveito dessa dádiva, é preciso seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regulares."

...DEIXAR A PELE MAIS BONITA O chá verde protege dos efeitos nocivos do sol. "Estudos realizados no Japão indicaram que a bebida diminui a inflamação da pele exposta aos raios ultravioleta, evitando a formação de células que podem gerar tumores", conta a dermatologista Adriana Leite. A lado antioxidante também funciona contra as rugas. "Os poli fenóis do chá combatem a formação dos radicais livres e protegem as células do envelhecimento precoce", refere Fabiana Simomura, nutricionista do Hospital das Clinicas de São Paulo. A bebida é ainda anti-inflamatória e adstringente. "Peles oleosas e com acne serão em breve tratadas com o chá", aposta a nutróloga Paula Cabral. Os princípios ativos também são empregados em cremes para exterminar a celulite. Como melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas.

...GARANTIR UM CORAÇÃO FORTE Um estudo da Universidade de Tohoku, no Japão, comprovou que o consumo do chá verde reduz o risco de doenças cardiovasculares. "A bebida controla a pressão arterial e diminui o nível do mau colesterol do organismo", explica o fito terapeuta Gino Franzo. Além disso, o seu lado vasodilatadora fortalece e aumenta a capacidade dos vasos sanguíneos.

...TER A MENTE SEMPRE SÃ "Já se sabe que quem consome chá verde está mais protegido contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer, possivelmente pelo lado antioxidante - que protege as células do sistema nervoso contra o envelhecimento precoce", fala Gino.

...MANTER O CORPO FECHADO "O consumo tem se mostrado uma prática protetora contra cancro no estômago, pulmão, esófago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e colón", diz Jocelem. Sem falar da influência sobre o sistema imunológico. Pesquisa realizada na Unicamp, em São Paulo, atestou: ratos que ingeriram a bebida resistiram mais a uma dose letal de bactérias comparados aos que não tiveram contato com a infusão.

...PREVENIR CÁRIES E INFLAMAÇÃO NA GENGIVA "Como possui flúor, age na higiene bucal", garante Lucyanna. Contra-indicações e precações: Algumas mulheres, incluindo três colegas de redação, reclamaram de dores de estômago e enjoo depois de tomar a bebida em jejum. A nutricionista Lucyanna Kalluf explicou: "Quando estamos de barriga vazia, o pH do estômago fica mais ácido, o que deixa a mucosa sensível. O chá tende a intensificar essa situação. Por isso, se o ingerimos antes de comer, tendemos a sentir queimadura ou desconforto." Outro alerta: "A bebida pode causar falta de sono e agitação se tomado em excesso, devido á cafeína", conta a nutricionista Fabiana Simomura. A recomendação é que não seja consumido depois das 18 horas.

Posologia:A quantidade ideal de consumo é 1 litro por dia, e sempre uma hora depois das refeições .Como preparar? Calcule 1 colher (sopa) rasa das folhas do chá verde para cada chávena de água a ferver. Deixe-o em infusão de quatro a oito minutos para os princípios ativos passarem para a água. É possível tomar gelado, mas nada de esquentar novamente. Se o sabor for amargo demais, tente adoçá-lo com mel ou canela. Também dá para misturar com outras ervas, como cidreira ou hortelã. Apenas evite o açúcar - ele acaba com as propriedades benéficas da bebida. Caso não consiga se acostumar ao paladar, vale apelar para as cápsulas -desde que não tome essa decisão por conta própria. "Elas possuem alto teor do principio cativo e não devem ser ingeridas sem acompanhamento médico", alerta o dr. Gino Franozo.

Validade e armazenamento: As folhas devem ser guardadas em local seco e escuro. Dessa forma, elas duram até seis meses.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2007/05/ch-da-sade.html

foto: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário