Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 25 de setembro de 2011

Dente de Leão

 

Dente-de-Leão é o nome comum das várias espécies que fazem parte do género botânico TARAXACUM, doa quais esta erva é mais popular. Também denominada taracaxo, amor-de-homem, salada-de-toupeira ou amargosa, o dente-de-leão é uma planta herbácea, conhecida pela sua cabeça, que facilmente é levada pelo vento, espalhando as suas sementes.

A origem do seu nome significa "erva amarga" que se refere ao seu sabor, muito semelhante ao da Chicória. Pode-se encontrar o dente-de-leão um pouco por todo o mundo. É bastante utilizada no campo espiritual e medicinal.

Espiritualmente, esta planta é conhecida por trazer ESPERANÇA. É até mesmo indicado tê-la em casa. Por sua vez, no campo medicinal é famosa pelas propriedades tónicas que a tornam eficaz para purificar o sangue, facilitar a digestão e estimular o apetite. Além disso é diurética, laxante, e vital para os problemas de fígado e vesícula. Quando tomada em forma de chá é óptima para os casos de deficiência cardíaca e hipertensão.

Esta planta deve ser cultivada num clima ameno, de baixas altitudes e é resistente a geadas. Prefere solos drenados e não precisa de muita água. A colheita das suas folhas, flores e frutos pode ser realizada em qualquer altura do ano. As flores são de uma cor amarela intensa, sem centro e brotam de folhas que são compridas e ricas em nutrientes. O caule é ligeiramente ramificado, de cor avermelhada, e contém uma seiva que, apesar de irritante e venenosa, é muito usada no tratamento de problemas cutâneos.

O dente-de-leão também possui vantagens para o seu lar: ao usar as suas raízes para tingir tecidos, vai conseguir tonalidades alaranjadas e rosadas. Aliada à sua beleza, esta planta é óptima para ajudar a emagrecer e a combater a celulite mais incrustada. Para problemas de acne, use compressas diariamente. Ajudam a limpar a pele.

TEMPERO ENERGIZANTE

Rale 5 amêndoas sobre 20gr de Dente-de-leão e adicione óleo de noz.

SUMO ANTI-OSTEOPOROSE

125gr de nabo

125gr de cenoura

125gr de brócolos

1 mão cheia de folhas de Dente-de-leão

175gr de maçã

Esfregue bem a casca do nabo e da cenoura. Esprema todos os ingredientes e, de seguida, bata o sumo no liquidificador com alguns cubos de gelo. Sirva num copo alto e acrescente as folhas de Dente-de-leão.

CHÁ DIURÉTICO

Ferva 1 litro de água e coloque 10gr de folhas de Dente-de-leão logo de seguida. Tape e deixe apurar durante 10 minutos. Coe e beba uma a duas chávenas por dia.

SUMO TÓNICO DE DENTE-DE-LEÃO

4 colheres sopa de abacate

1 laranja pequena

1 colher sobremesa de Dente-de-leão

1/2 limão

1 colher chá de mel

Ferva 1 chávena de chá de água. Retire do lume, coloque numa panela e acrescente o Dente-de-leão. Tape a panela e deixe arrefecer. Misture o chá com os restantes ingredientes e bata tudo num liquidificador. Beba de seguida.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/11/dente-de-leao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário