Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 25 de setembro de 2011

Carqueja

É uma planta a quase todos os climas. É de fácil cultivo e não necessita de cuidados especiais. A melhor forma de ser consumida em CHÁ e infusões tendo efeitos benéficos ao organismo.

É para quem sofre de retenção de líquidos. Ajuda a eliminar toxinas e na digestão de alimentos, pois estimula a secreção da bílis. O chá é indicado para problemas estomacais, de fígado, vesícula, pedras nos rins, retenção de líquidos, prisão de ventre e para desintoxicar o organismo. É um excelente auxiliar nas dietas e para quem quer reduzir as taxas de açúcar no sangue.

Estudos realizados com o chá desta planta comprovaram que o seu consumo regular reduz os níveis de glicose no sangue. Uma ajuda para quem sofre de diabetes. A Carqueja ainda possuiu um óleo essencial, rico numa substância chamada Carquejo que combate vermes, vírus e fungos, um reforço a mais às defesas naturais do organismo.

USOS:

Na saúde - ajuda na má digestão, prisão de ventre e diarreia. Combate a gastroenterite, anemia, gripe, febre, fraqueza e mau estar. Tem ainda a capacidade de proteger o fígado contra a ação nociva do álcool.

Na beleza- em forma de chá, ajuda a emagrecer juntamente com um regime alimentar adequado.

Contra-indicações - deve ser evitada em grávidas e lactantes. Em doses excessivas pode fazer baixar a tensão arterial.

Aqui vos deixo algumas receitas benéficas de Carqueja:

CHÁ DE CARQUEJA DIURÉTICO

1 chávena de chá de água quente com 1 colher de chá de carqueja. Deixar fazer esta infusão por 5 minutos. Coe e adoce a gosto. Eu pessoalmente sou da opinião de que qualquer chá se deve beber sem qualquer tipo de adoçante e se tiver de o fazer o melhor é a utilização de MEL.

CHÁ PARA MÁ DIGESTÃO

1 colher sopa de talos frescos de Carqueja picados

2 folhas frescas de Boldo

1 litro de água

Coloque as ervas num recipiente e despeje a água a ferver. Abafe por 5 minutos, espere até ficar mais morno e coe. Tome até 3 chávenas ao longo do dia.

CHÁ PARA CONTROLAR A GLICEMIA

Ferver 2 colheres de sopa de folhas secas de carqueja em 1 litro de água durante 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 chávena 3 vezes ao dia.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/11/carqueja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário