Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 25 de setembro de 2011

Erva Limeira

 

É uma planta muito confundida com a Erva-Cidreira, pois ambas são plantas consideradas cidreiras (relação com a cidra, fruta semelhante ao limão). Porém as plantas possuem diferentes propriedades e podem ser identificadas: a erva Limeira tem folhas compridas e finas, já as folhas da erva Cidreira são ovais, pequenas e serrilhadas, lembrando a Hortelã. As suas folhas, quando amassadas, exalam odor de limão.

É bastante usada para combater dores de cabeça, febre e aliviar dores e cólicas menstruais e intestinais pois possui uma ação analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos músculos e previne as convulsões). Trata o Herpes, melhora a digestão, reduz gazes intestinais, intensifica o sono e melhora a sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição. Pode ser utilizada contra os problemas de circulação e celulite ,utilizando massagens com óleo. Contra insetos e traças, pode-se utilizar o seu óleo (conhecido como Citronela Indiana e óleo Citronela da Índia).

USOS

Na Saúde: reafirma a pele. Melhora as condições de quem tem pele oleosa e transpiração excessiva. Também é útil em casos de fadiga mental e stress.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado para o fabrico de sabonetes, óleos de massagem e perfumes.

Contra-Indicações: a Erva Limeira é contra indicada para grávidas e lactentes. Utilize o óleo em pequenas quantidades.

RECEITA: Frutos Grelhados com Erva Limeira


Ingredientes:
1 fatia de melão em pedaços
1 papaia cortada aos pedaços
2 ameixas cortadas sem caroço
1 pêssego cortado em pedaços
12 morangos
4 caules de Erva Limeira com extremidades afiadas
Gelado de fruta forte para servir

Para a Marinada:
4 colheres de sopa de sumo de lima
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de Xarope de Boldo (folhas de plátano)
2 colheres de sopa de vodca


Preparação:
Misture os ingredientes da marinada. Coloque as frutas numa tigela e deite por cima da marinada. Tape e deixe por uma hora. Retire as frutas com uma escumadeira e espete pedaços alternativos nos caules da erva limeira. Guarde a marinada. Grelhe a fruta por 8 minutos, virando e regando com a marinada, até a fruta alourar e ficar ligeiramente chamuscada. Sirva com gelado de fruta.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/11/calendula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário