Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Erva Doce

 

Conhecida como funcho a Erva-doce é originária da Europa e Médio Oriente. Adaptada aos climas tropicais e temperado, ele precisa de um solo rido em húmus e iluminação para se desenvolver.

AS SEMENTES
A erva-doce é utilizada para a má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e como diurético. A razão desta planta ser tão benéfica ao aparelho gastrointestinal está nos óleos essenciais da sua composição. Eles estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, o que aumenta a salivação e as secreções pancreáticas, responsáveis pela digestão. Além disso, há um aumento dos movimentos peristálticos (as contrações involuntárias que empurram o alimento do estômago até ao intestino). Isso faz com que haja uma redução nos gases e facilidade para eliminar o bolo fecal.

Os óleos essenciais ainda auxiliam no tratamento de cólicas, os soluços e dilatam os vasos sanguíneos reduzindo a pressão arterial elevada. Já os fito esteróis da erva-doce, substâncias com uma ação semelhante à hormona do estrogénio, estimula a produção de leite.

USOS

Na saúde: Anti-espasmódico, anti-inflamatório, digestivo, diurético e estimulante do aleitamento. As sementes ajudam a combater a flatulência e as raízes são boas para ajudar em problemas do aparelho urinário. Em forma de infusão, trata infecções bucais.

Na beleza: A sua infusão feita com sementes é boa para a limpeza da pele da face.

Na cozinha: Caules, folhas e raízes podem ser usados para dar sabor a saladas, bolos, pães, sopas ou molhos. Muito utilizado na cozedura das castanhas.

Contra-indicações: Pessoas com úlceras gástricas

Infusão para SPM
2 colheres (sopa) de sementes secas de Erva-doce

2 colheres (sopa) de ramos frescos de Alecrim

Meio litro de água

Mel a gosto

Leve os ingredientes ao lume para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel e tome até 2 chávenas (chá) por dia.

Contra-indicações: gestantes, diabéticos e pessoas com tensão alta não devem consumir Alecrim.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/09/erva-doce.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário