Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Salva

 

A denominação Salva deriva do latim "Salvere" que significa salvar. Este arbusto muito ramificado e com um cale lenhoso, pode chegar aos 60cm de altura. As folhas, de cor verde acinzentado, possuem uma superfície rugosa, e têm uma haste longa que as une ao caule. Agrupadas em espigas, as folhas têm tons de rosa, branco, azul ou violeta. A salva é bastante usada como ornamento pela sua aparência decorativa e cheio agradável.

É plantada em viveiros entre Janeiro e Fevereiro e em campo aberto entre Abril e Junho. A planta prefere o sol, pelo menos durante uma boa parte do dia, mas também pode estar a meia-sombra. A Salva necessita de solos secos, leves e bem drenados. No entanto adapta-se à grande parte dos solos, à exceção do seco. É resistente ao frio, embora prefira o clima ameno. Não necessita de muita água. Da planta, utilizam-se as sementes, as flores e as folhas que devem ser secas à sombra, num local bem ventilado. Devem ser armazenadas em potes de vidro fechados.

USOS:

Na Saúde: é anti-sudorifica, anti-inflamatória, desinfetante, anti-depressiva, anti-espasmódica, pode curar a inflamação na garganta, sinusite, difícil digestão, edema, infecções da boca, aftas, tosses e bronquites. É anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarreia. O chá alivia as gengivas inflamadas, além de estabilizar os diabetes os sintomas de menopausa. Diminui o suor excessivo e é restauradora de energias. É utilizada para combater tremores e vertigens.

Na beleza: A sua infusão é adstringente para a pele oleosa e um escurecedor de cabelos. Combate a caspa e inflamações do couro cabeludo.

Na cozinha: Usa-se para rechear aves, carnes de porco, pato e salsichas. Pode aromatizar um vinagre e é usado para fazer manteiga de ervas.

Contra-indicações: Não deve ser usado em casos de insuficiência renal, na menstruação ou amamentação: Pode causar um aumento da tensão arterial. Não deve ser tomada por mulheres grávidas e crianças.

INFUSÃO DE SALVA

5g de folhas

100ml de água

Ferva a água durante 10 minutos. Depois junte-lhe as folhas de salva.

Tome 3 vezes por dia.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2009/09/salva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário