Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Guiné

Nomes Populares

GUINÉ, ERVA DE PIPI, TIPI,, TIPI-VERDADEIRO, AMANSA SENHOR, MUCURA-CAÁ, PIPI.

Nome Científico

Petiveria tetranda ómez. Petiveria alliacea.

Família

Fitolacáceas

Partes usadas

Toda a planta, especialmente a raiz.

1. Informações Complementares

a) Características e Cultivo

Subarbustiva perene de até 1m de altura, ramos eretos, folhas alternas elípticas, lisas. Flores brancas minúsculas em espigas terminais.

* Cultivo: precisa de solo fértil e pouco ensolarado.

2. Propriedades

a) Medicinal

Indicada para afecções da cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo, em compressas. O pó da raiz ameniza a dor de dente.

Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta.

b) Utilização

* Uso mágico: a guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A guiné funcionaria como uma espécie de "antena"que captaria as más vibrações, que seriam então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda.

Cuidado

Efeitos colaterais: Não usar internamente, pois é tóxica e abortiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário