Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 18 de setembro de 2011

Hortelã

Nome Científico

Hortelãs - Menthas

Família

Labiadas

Partes usadas

Folhas e sumidades floridas.

Gênero

Masculino

Elemento

Ar ou Fogo

Planeta

Mercúrio, Marte, Vênus ou Sol

Uso mágico

Purificação, otimismo, alegria , saúde e proteção.

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Origem

Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela a-

clip_image002

parece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.

clip_image003

b) Lendas e Mitos

Uma das ninfas amadas por Plutão, Minthe foi transformada em erva para fugir da ira da ciumenta mulher do deus grego. Erva da amiza -

de e do amor, símbolo da hospitalidade, conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças disfarçados pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal de pobres anciões que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os Deuses então transformaram o casebre num palácio. Outra lenda dá conta que Sherazade, a personagem que contou mil e uma noite de estórias ao sultão para não morrer, desfiava seus contos ao sabor de chazinho de hortelã. O símbolo da virtude, pelo asseamento e pelas qualidades medicinais.

c) Características e Cultivos

Planta herbácea, perene, de 15cm a 1 metro de altura, folhas ovadas, aromáticas, verdes e geralmente rugosas, flores pequenas, de cor malva ou violeta. Algumas espécies possuem caules púrpura e folhas pubescentes. Gostam de ½ sombra e solos úmidos e férteis. Floresce no verão. Companheira da camomila e urtiga.

2. Propriedades

a) Medicinal

Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antissépticas e ligeiramente anestésicas. Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxiúros), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.

* Infusão: 3gs em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.

* Óleo medicinal: mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens.

b) Cosmética

Em geral bom para o rejuvenescimento da pele e refrescante. O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho do hálito.

* Sauna facial antinevrálgica: em uma tigela, adicione ½ litro de água fervente a 25gs de hortelã pimenta. Exponha o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com um pano formando uma cabana para o rosto.

* Banho estimulante: ferver em fogo brando por 3 minutos 50gs de folhas de hortelã em um litro de água. Misturar à água da banheira (tomar pela manhã).

c) Utilização

* Uso caseiro: plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.

* Uso culinário: bom para quibes, molhos, saladas, carnes. A geleia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.

* Uso mágico: atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo

* Aromaterapia: fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.

3. Outras espécies

Existem diversas espécies de hortelã, mais do que se consegue identificar, pois a polinização das várias espécies acontece de forma cruzada, dando origem a novos híbridos. As espécies mais conhecidas são:

* Hortelã Crespa - Mentha crispa

* Hortelã doce - Mentha arvensis

* Gatária - Nepeta gataria L.

* Hortelã do Brasil (hortelã vulgar, hortelã do norte, levante)

* Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega.

a) Hortelã Roman - Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas, planeta regente Júpiter)

Para distúrbios do estômago e da cabeça (infusão de não mais de 5 minutos para não amargar); também indicada para gota, ciática e dores semelhantes (maceração em azeite de oliva por 4 dias, aplicação externa local.Curiosidade: na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis mascavam suas folhas para afastar o sono.

b) Hortelã do norte

* Levante: usam-se as folhas e ramos floridos nas cólicas intestinais e como excitante do sistema nervoso central, na proporção de 3 gramas para um copo de água fervente.

Cuidado

Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispneia e asfixia.As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulgona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário