Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Malva

(Malva Sylvestris)

Esta planta de cultivo anual é comum nas culturas de solo arenoso, semi-arenoso e húmido. As suas folhas têm bordos ondulados e os seus caules são ásperos, chegando a atingir 60cm de altura. Nesta planta florescem flores azuis, púrpuras e amarelas. Geograficamente está distribuída pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa.

OS BENEFICIOS
A Malva é composta de substâncias que colaboram para prevenir e combater diversos problemas de saúde. Possui mucilagem, vitaminas A, B1, B2 e C (até 118mg em 100g de folhas), carotenos e flavonoides. A mucilagem tem efeito anti-inflamatório, protege mucosas e regula a glicose no sangue. Os flavonoides são antioxidantes e combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
É rica em taninos, adstringentes que podem combater a diarreia. Regula o funcionamento do intestino, pois possui um elemento chamado de antraquinona, que funciona como laxante suave. Também alivia cólicas intestinais, trata infecções na garganta, tosse e descongestiona os pulmões.

USOS
Na saúde: pode combater gengivites, aftas e inflamações de garganta. Em cataplasmas e compressas a Malva possui efeito cicatrizante e, por isso, ameniza acnes, furúnculos e trata feridas.

Na beleza: em forma de infusão é um óptimo tónico contra o envelhecimento e para refrescar a pele. Para além disso, a Malva é também usada como ingrediente de sabonetes e cremes.

Contra indicações: a Malva não deve ser consumida em casos de diarreia crónica. Em doses altas, ele pode causar desconforto abdominal e diarreia.

CHÁ PARA PRISÃO DE VENTRE
Levar um litro de água com uma colher de sopa de folhas picadas de Malva ao lume até ferver. Desligue, espere amornar e coe. Beba duas chávenas de chá por dia.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/12/malva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário