Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Girassol

Helianthus Annuus

O Girassol é uma planta anual, de caule robusto, grosso, simples e de cor verde, que pode chegar a atingir até 2m de altura. Com flores muito grandes e chamativas, esta planta é originária da América do Norte e América Central. Simboliza a fama, o sucesso, a sorte e a felicidade. Das suas sementes, é extraído o óleo de girassol, que é extremamente rico em aminoácidos e vitaminas E e B1, possuindo ainda teores interessantes de minerais, como o magnésio, manganésio e selénio. É uma flor muito popular, não só pela sua beleza e abundância, mas também pelas suas propriedades medicinais.

OS BENEFÍCIOS
As suas folhas contêm propriedades antiasmáticas, expectorantes, diuréticas e antigripais. Da casca do caule pode fazer-se uma infusão contra febres e úlceras, e as suas folhas e flores, quando consumidas em infusão, são um importante auxílio para os tratamentos contra infecções de garganta e doenças pulmonares. As suas sementes e folhas atuam como cicatrizante quando utilizadas como solução atípica. As sementes de girassol podem ainda ser torradas e moídas, ingeridas como substitutas do café e têm a vantagem e não conter cafeína e combater a enxaqueca.

USOS
Na saúde: o óleo é rico em ácidos gordos essenciais, ômega-6, importante para o desenvolvimento do organismo.Contém ácido linoleico, que combate o risco de doenças cardiovasculares e o mau colesterol. Ajuda no sistema imunitário e é rico em vitamina E, antioxidante que retarda o envelhecimento das células e dos tecidos.

Na beleza: e óleo é também usado para o fabrico de cosméticos.
Na cozinha: as sementes de onde se extrai o óleo podem ser colocadas em saladas e outros pratos. A farinha moída, feita das suas sementes, é também utilizada para a confecção da massa do pão.

Contra-Indicações: desconhecidas!

Chá para a diarreia
Junte 10gr de pétalas de girassol esmagadas a 200ml de água a ferver. Deixe repousar por 20 minutos. Coe. Beba uma chávena em jejum e outra ao fim da tarde

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2011/01/girassol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário