Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Canelão-Amarelo

Ocotea velutina

canelão-amarelo.jpg (179478 bytes)Família: Lauraceae

Nomes populares: canelão-amarelo, canela-amarela

Características: Altura de 15-25 m, com tronco de 50-70 cm de diâmetro; quando cresce isolada adquire a forma da foto acima e com altura máxima de 15 m. Folhas simples, subcoriáceas, denso-tomentosas na face inferior e glabras na superior, de 10-15 cm de comprimento por 4-6 cm de largura.

Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

canelão-amarelo madeira.jpg (95857 bytes)Utilidade: A madeira é própria para construção civil, como vigas, caibros, ripas, forros, para confecção de móveis, esquadrias, portas e venezianas. A árvore proporciona ótima sombra e, pode ser empregada na arborização em geral. Seus frutos são avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, tornando a planta interessante para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente na forma de reflorestamentos mistos.

canelão-amarelo flor.jpg (175488 bytes)

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Devido à suculência e volume da polpa é recomendável a sua remoção caso se deseje armazenar as sementes ou remetê-las para outros locais. Isto pode ser efetuado dentro de uma peneira sob água corrente e, deixando-se posteriormente secá-las à sombra. Um quilograma de contém aproximadamente 2.900 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é muito curta, não ultrapassando 60 dias.

Produção de mudas: Colocar as sementes ou os frutos para germinar, logo que colhidos e sem nenhum tratamento, em carneiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; cobri-los com uma fina camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 25-40 dias e, o índice de germinação é geralmente alto (50-70%).
canelão-amarelo semente.jpg (100940 bytes)

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 5-7 cm, as quais ficarão prontas para plantio no local definitivo em 10-11 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é lento, dificilmente ultrapassando 2,5 m aos 2 anos.

fonte do texto: http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/canelao-amarelo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário