Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Laranja

Gênero: Feminino

Planeta: Júpiter ou Sol.

Elemento: Água ou Fogo.

Uso mágico: Prosperidade, fertilidade, energia mágica, purificação e descontração. A casca pulverizada é usada para sortilégios de amor.

Dentro das crenças antigas, a laranja simboliza a fecundidade semelhante à maioria dos frutos que contém muitas sementes ou galhos (ramos). Na antiga China, oferecer laranjas às jovens significa pedir a mão em casamento.

 

Laranja Azeda

Nome científico

Citrus aurantium L.

Família

Rutáceas

Sinonímia popular

Laranja-amarga, apipú

Sinonímia científica

Citrus vulgaris Risso

Parte usada

Exocarpo e o mesocarpo (capa externa) desprovida do endocarpo (capa interna).

Propriedades terapêuticas

Aperiente, antiespasmódico, carminativo, diurético, colagogo, sedante, vermífugo, tônico.

Princípios ativos

Óleo essencial, flavonoides

Indicações terapêuticas

Palpitações, diarreias, indutor do sonho, casos de angústia, quadros depressivos.

1. Informações Complementares

* Nomes em outros idiomas:

Bitter orange (Inglês)

Orange amére (Francês)

Arancio amaro (Italiano)

a) Descrição botânica

Trata-se de uma árvore sempre verde, pertencente à família das Rutáceas, caracterizada por apresentar ramas e uma altura de cerca de 8 a 10 metros. Folhas ovalado-lanceoladas de até 8cm de largura, sinuosas, brilhantes e com pecíolo alado. Flores (azahares) aromáticas brancas ou rosas, encontradas na axila das folhas. O fruto é globoso, de 7,5 cm de diâmetro e de cor laranja quando está maduro.

b) Origem

A laranja amarga é originária da Ásia (Índia, sudeste da China e sul de Vietnam), sendo posteriormente introduzida e naturalizada na Europa e América. Existem exemplares silvestres e cultivados, sendo que em algumas ocasiões é utilizado como base de enxerto para a laranja doce. É encontrado na Europa e principalmente cultivado no sul da França e Espanha (Sevilla).

c) História

A laranja amarga foi empregada na época dos gregos antigos sendo cultivada na Europa a partir do século XII, três séculos antes da laranja doce, através dos navegantes portugueses precedentes das Índias Orientais. Na Tunísia, desde época imemorial, rende-se culto a essa árvore, em especial nas celebrações da “Festa da Laranja” que se realiza anualmente em Nabeul. As flores, conhecidas como "azahar" (em idioma árabe significa "perfume") são recoletadas no final de março para adornar a celebração.

d) Composição Química

Óleo essencial (1 a 2,5%): apresenta mirceno (1,3 a 5,5%), cis e trans-bocimenos, paracimeno (1 a 3%), limoneno (90%), álcool monoterpênicos (linalol, aterpineol, nerol, geraniol, citronelol), acetatos de geranilo, nerilo, citronelilo e linalino; aldeidos (neral, citronelal, geranial, undecanal, decanal e nonanal), cumarinas e furanocumarinas voláteis (aurapteno, auraptenol, bergapteno, bergaptol, escoparona, citropteno).

Da laranja amarga pode-se obter três tipos de essências: a partir da casca (a mais empregada), das gemas florais e as flores (essência de neroli) e das folhas, ramos e frutos (essência de petit grain). A primeira se obtém por expressão a frio, enquanto as duas últimas de obtém por destilação com vapor de água. Nesses casos o rendimento é pobre: para obter 1 litro de essência de petit grain é necessário 350kg de matéria vegetal; e para se obter 1kg de essência de neroli é preciso 1000kg de flores.

Flavonoides: neohesperidina, hesperidina e naringina (princípios amargos), lonicerina, rutina, aurantina.

Outros: ácido hesperidínico e ácido auranciamarínico (substâncias amargas), umbeliferona e auranciamarínico (cumarinas), pectina (pericarpo dos frutos), resina amarga, ácidos cítrico, ascórbico e málico (frutos), açúcares no fruto (sacarosa, dextrosa e levulosa).

e) Ações farmacológicas

Alguns componentes do óleo essencial tais como o linalol, acetato de lindilo, nerol e geraniol apresentam um efeito antiespasmódico, sedante e ligeiramente hipnótico (Adesina S., 1982; Hong N. et al, 1984). Nesse sentido é muito utilizada a água de azahar (obtido das flores) como antiespasmódico (ForsterH.et.al., 1980; Itokawa H. et.al., 1983).

Em animais com septicemia, a injeção de extratos de frutos não maduros (rico em sinefrina e N-metiltiramina) permitiu combater o colapso cardiorrespiratório com uma efetividade de 96% (Chen X., 1981; Zhao X., 1989).

Os extratos aquosos e alcoólicos exibem atividade bacteriostática frente a Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Neisseria gonorrhoeae, Proteus mirabilis, Pseudomona aeruginosa, Staphylococcus aureus e Streptococcus-b-hemolítico (El Keltawi N. et al., 1980; Janssen A. et al., 1986; Ebana R., 1991).

Outro estudo revelou a ausência de atividade inibidora significativa do óleo essencial frente a E. coli, S. aureus, Streptococcus pyogens, Streptococcus viridans, Diplococcus pneumoniae, Corynebacterium diphteriae, Salmonella spp. e Shigella spp. (Naqvi S. et al., 1991).

Os extratos úmidos e alcoólicos de Citrus aurantium administrados oralmente a ratas, apresentaram ação inibidora nas reações alérgicas de tipo I induzidas por soro IgE de ascaris antidinitrofenilado (Koda A. et al., 1982).

O limoneno demonstrou ter propriedades expectorantes (Acosta de la Luz, L. 1993). A pectina melhora os processos de obstrução (obstipação intestinal) e se comporta como agente hemostático.

A vitamina C é antiescorbútica e antioxidante. Os princípios amargos conferem ação tônica, aperiente e carminativa.

Os flavonoides exibem uma atividade protetora capilar e ligeiramente diurética (Cáceres A. et al., 1987). A hesperidina apresenta um efeito depressor sobre o SNC e atividade miorelajante. No entanto a neohesperidina di-hidro-chalcona não apresenta efeito depressor e ao contrário, provoca um incremento sobre a atividade motora espontânea e o tono muscular (Suárez J. et al., 1996).

Ultimamente importantes avanços estão ocorrendo na abordagem do câncer de próstata, através de um produto padronizado obtido da pectina da laranja, o qual se conhece como MCP: Modified Citrus Pectin. Esta substância exibiu atividade antimetastásica de células malignas de próstata em modelos in vitro dependente de dose (Pienta K., 1995). Nesta atividade estariam envolvidos resíduos galactosídicos de MCP, como o rhamnogalacturonano, que atrairia os linfócitos CD3+ à área de ação para que exerçam seu efeito citotóxico (Zollner J. et al., 1993; Zhu T. et al., 1994).

Atualmente é comercializado na América do Norte com o nome de Pecta-Solâ.

O epicarpo dessecado da laranja amarga madura ou a ponto de amadurecer se encontra registrado na 6ª Edição da Farmacopea Nacional Argentina (Amorin J., 1980).

2. Usos Etnomedicinais - Formas Galênicas

Popularmente se empregam as flores, folhas, frutos, sucos e casca como aperiente, antiespasmódico, carminativo, diurético, colagogo, sedante, vermífugo e tônico.

O óleo de neroli em vaselina é empregado na Índia como preventivo contra as picadas de sanguessugas. A infusão de folhas e flores (5%) indicam-se como sedante, antidispéptico, orexígeno e em fricções (atrito) como antipirético. Em Cuba, a decocção do fruto se emprega como anti-hemorrágico em lesões da mucosa digestiva. O suco se recomenda como antidiarreico, antidisentérico e antitérmico.

Entre as formas galênicas se emprega o "enolado" (5%), sob maceração de duas semanas, a administrar 2-3 copos (80 cc.) diários. O extrato fluido (1g = 50 gotas) se administra a razão de 30 a 40 gotas, 3 vezes ao dia. Em aroma terapia a essência de neroli se emprega internamente em casos de palpitações, diarreias e como indutor do sonho. A essência de petit grain é empregada em casos de angústia e quadros depressivos.

3 Outros usos

A essência de neroli se usa em perfumaria como agente aromatizante. A água das flores (azahar) e a casca da laranja amarga se empregam como corretor organoléptico, em especial sobre substâncias salinas e amargo-salinas. A hesperidina se emprega como aromatizante amargo em algumas bebidas alcoólicas. Na cozinha árabe costuma-se colocar um par de gotas de azahar sobre as carnes em cozimento. Também costumam agregar ao café turco antes de tomar o primeiro gole.

4. Curiosidades

É costume de muitos lugares e inclusive restaurantes de Túnez, jogar algumas gotas de água de azahar sobre os ombros do visitante para dar as boas vindas e desejar que ele volte.

Cuidado

Efeitos adversos e/ou tóxicos: levar em conta que as furanocumarinas são agentes foto tóxicos e potenciais mutágenos do ADN celular. A essência da laranja amarga também pode dar fenômenos de hipersensibilidade, sobretudo sob exposição solar após aplicações com loções que as contenham. O nerol, e em menor medida os terpenos citronelol, linalol e geraniol, seriam os princípios hipersensibilizantes. No caso do vitiligo, a foto sensibilidade provocada por óleos de origem cítrico (em especial o de bergamota) é considerada terapêutica (Pellecuer J., 1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário