Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Karité

Nome científico

Butyrosperum parkii Kotschy

Família

Sapotaceae

Parte usada

Manteiga dos frutos.

Princípios ativos

Ácidos oleico, esteárico e láurico (principalmente); hidrocarbonetos, esteróis, tocoferóis e proteínas.

Indicações terapêuticas

Dores reumáticas, rinite.

1. Informações Complementares

* Nome em outros idiomas

Inglês: Shea tree, shea butter

Alemão: Schibutterbaum

Francês, Espanhol: Karité

a) Origem

África.

b) Características

Árvore de ciclo perene, cresce espontaneamente nas savanas do oeste africano (Mali e Burkina Faso) nos solos bem drenados e balanceados da região.

A árvore é robusta, medindo até 20m de altura, com o tronco medindo o diâmetro em até

1 metro. Só produz seus primeiros frutos quando alcança 25 anos de idade, e chega a sua plenitude aos 40 ou 50 anos. Seu fruto em forma de uma grande ameixa chega a medir até 6cm.

A polpa do pericarpo é comestível enquanto fresca e contém de 1 a 3 sementes, envolvidas por uma casca fina e quebradiça. Seus dois cotiledôneos são grossos e contém cerca de 50% de uma substância gordurosa.

Cada árvore produz entre 15 e 20kg de frutas frescas, as quais produzem de 3 a 4kg de polpa. Para produzir 1kg de manteiga de Karité, é preciso cerca de 4kg de polpa. Para fazer a manteiga de Karité, o fruto é espalhado no chão para secar por um certo período e então a polpa é separada da casca e esmagada a frio. A manteiga é extraída por pressão. A produção é pequena, mas esse processo mantém os princípios ativos da fruta intacto.

A manteiga quando pronta, apresenta um aspecto de uma pasta cremosa, de cor esbranquiçada e um odor mais ou menos característico. Depois de corretamente refinada, a manteiga perde quase que completamente este odor.

c) Uso medicinal

Em uso externo, em dores reumáticas (massagem) e congestão da mucosa nasal nas rinites (aplicação local).

É levemente irritante quando em contato com os olhos.

d) Outros usos

No campo da Cosmiatria, a manteiga de Karité é recomendada para uso em área de pele muito sensível, sujeita à desidratação e com irritações, além de ajudar na manutenção da elasticidade da pele. É antialergênica, o que a habilita a ser usada em áreas como os tecidos das mucosas e em volta dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário