Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jequitibá-Rosa

Cariníana Iegalis

jequitibá-rosa.jpg (162695 bytes)Família: Lecythidaceae

Nomes populares: jequitibá-rosa, jequitibá-vermelho, jequitibá-cedro, jequitibá-de-agulheiro, estopa, jequitibá-grande, pau-caixão, pau-carga, jequitibá-branco, congolo-de-porco, caixão.

Características: Altura de 30-50 m, com tronco de 70-100 cm de diâmetro. Folhas membranáceas, glabras, de 4-7 cm de comprimento por 2,0-4,0 cm de largura. E uma das maiores árvores da flora brasileira. 

Ocorrência: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

jequitibá-rosa madeira.jpg (99084 bytes)Utilidade: A madeira é própria para construção civil, obras internas, para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas.

Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome à cidades, ruas, palácios, parques, etc. Como planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.

jequitibá-rosa flor.jpg (200513 bytes)

Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro. A maturação dos frutos verifica-se no período agosto-setembro.

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 22.470 sementes.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 12-20 dias e geralmente a superior a 50% com sementes novas.

jequitibá-rosa semente.jpg (99749 bytes)

Replantar as mudas para embalagens individuais quando alcançarem 6-8 cm e, levá-las para plantio no local definitivo quando com 6-7 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado, alcançando 2,5-3,5 m aos 2 anos.

fonte do texto e fotos: http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/jequitiba-rosa.htm

Um comentário:

  1. Nuusss... moro em Mato Grosso... bem na divisa com Pará... e na frente da minha casa tem uma árvore que solta essa fruta estranha ai... esse miolo cai... e fica a parte oca na arvore... Será que é um pé de jequitibá? e no periodo de Maio a Agosto floresce... Flores amarelas tipo coquinho... sei lá... rs

    ResponderExcluir