Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Melão-de-São Caetano

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar

Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435

O Melão-de-São Caetano é uma trepadeira que chega a 5 metros, da família das curcubitáceas cujo nome botânico Momordica charantia, encontrado como cerca viva, margeando casas pelo interior ou em terrenos abandonados. É também conhecido pelos seguintes nomes populares: erva-de-lavadeira, melãozinho, fruta-de-negro, erva-de-são-vicente, fruta-de-cobra. Seus frutos são cor de ouro, com espinhos moles na superfície, que quando maduros se abrem em três partes mostrando em seu interior as sementes avermelhadas comestíveis muito procuradas pelos pássaros.
Suas flores têm cinco pétalas amarelo-pálida quase branca de textura fina e delicada. Esta planta é originária da África foi trazida ao Brasil por escravos e hoje, encontra-se disseminada em todo mundo. Sua infusão era usada para baixar febres e em banhos para facilitar o parto.
A origem do nome pelo qual é popularmente conhecida Melão-de-São Caetano tem sua origem na época que os primeiros escravos chegaram ao Brasil e com destino à região aurífera de Minas Gerais, principalmente Ouro Preto e Mariana. Estes escravos trouxeram sementes e as plantaram ao redor da Capela de S.Caetano nas proximidades de Mariana, e por ter seu fruto de aspecto parecido com um melão. Assim, foi batizado não só o fruto, mas, a toda planta.
No uso fitoterápico é contra-indicada para gestantes, mães em fase de aleitamento e crianças; as sementes contêm compostos tóxicos e não devem ser ingeridos.
A decocção das folhas trata afecções da pele sarna. A polpa do fruto misturada à vaselina torna-se unguento que faz supurar furúnculos e abscessos, trata picada de insetos. O sumo das folhas verdes adicionada ao óleo de amêndoa trata queimaduras. Por causa das contra-indicações sugiro por segurança seu uso apenas externo.
Como essência floral, no Sistema de Minas temos: Momordica (nome científico: Momordica charantia) indicada para pessoas com pensamentos ruminantes, indesejáveis e repetitivos, tortura mental, preocupação excessiva que atrapalha o viver cotidiano. É útil ao ser ministrada previamente à tomada de decisões importantes e nas preparações para testes, provas, partos, situações especiais que necessitam de autocontrole e concentração. Esta essência floral concede clareza de raciocínio, calma, tranquilidade e paz para a mente. Sua indicação corresponde no Sistema Bach a essência floral White Chestnut.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE

2 comentários:

  1. SAUDADES DE MINHA INFÂNCIA,COMO POSSO CONSEGUIR SEMENTES DESSA FRUTA ? ancelmodorneles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ancelmo, no Mercado Livre tem várias sementes. Dê um pulo neste link: http://lista.mercadolivre.com.br/Sementes-de-Mel%C3%A3o-de-S%C3%A3o

    ResponderExcluir