Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Caju

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar

 

Por Rosangela Vecchi Bittar – CRT 42435


O caju (Anacardium occidentale) pertencente a família da Anacardiaceae é um pseudofruto, pois o que entendemos como o fruto é constituído de duas pares a parte do fruto é a castanha e a parte rosada amarelada é o pedúnculo.
Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África, hoje é produzido no Vietnam, Nigéria, Índia, Indonésia, Guiné-Bissau, Moçambique e Brasil. A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558. Posteriormente, Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa. A parte suculenta é a do pedúnculo rico em vitamina C e ferro do qual fazemos o suco, depois de beneficiado são preparados passas de caju, rapaduras e a bebida cajuína.
O seu suco fermenta rapidamente e pode ser destilado para produzir uma aguardente. Do bagaço, suas fibras, ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju".Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.
O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como "castanha de caju", cuja semente é consumida depois do fruto ser assado a fim de remover a casca. Ao natural, salgado ou assado com açúcar. A extração da amêndoa da castanha de caju depois de seca, é um processo que exige tempo, método e mão-de-obra.
Antes da chegada dos portugueses, o caju já era alimento básico das populações local. Os tremembé já fermentavam o suco do caju, o mocororó, que era e é bebido na cerimônia do Torém. Na língua tupi, acaiu (caju) significa noz que se produz.
O método de extração da amêndoa da castanha de caju utilizado pelos indígenas era a sua torragem direta no fogo, para eliminar o "Líquido da Castanha de Caju" ou LCC (depois de beneficiado é utilizado em resinas, materiais de fricção como em lonas de freio e o outros produtos derivados; vernizes; detergente industrial; inseticida; fungicida e até biodiesel). Depois do esfriamento da amêndoa é quebrada a casca para sua retirada a castanha.
A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco), vitaminas A, D, K, PP e principalmente a E, carboidratos, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos. Um destes aminoácidos é a arginina que, no metabolismo, transforma-se em óxido nítrico e este, por vez, alarga as artérias e diminui a pressão sanguínea. Desta forma a castanha do caju contribui no combate às doenças cardíacas.A castanha-de-caju ainda verde (maturi) também pode ser usada nos pratos quentes.A castanha possui uma casca dupla contendo a toxina uruxiol (também encontrada na hera venenosa), um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida através de um processo que causa dolorosas rachaduras nas mãos. A castanha também possui ácido anacárdico, potente contra bactérias gram-positivas como Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans, que provoca cáries dentárias.
A Professora e pesquisadora Salete Horácio da Silva professora da Faculdade de Enfermagem de João Pessoa na Paraíba descobriu a “cajumembrana” que cicatriza feridas. O processo é simples e barato que é distribuído gratuitamente pela pesquisadora. A membrana do caju adere como se fosse uma segunda pele ao ferimento.
Do cajú tudo se aproveita.
Na sabedoria popular da casca do seu tronco(principalmente o do caju roxo) se faz chá anti-inflamatório, cicatrizante, antiglicêmico. Acreditem,é fantástico! Pegue um pedacinho da casca do tronco do cajueiro e ferva com água filtrada (pode-se ferve o mesmo pedaço três vezes para uso) o chá terá uma cor levemente amarronzada. Tomar uam xícara pela manhã e à tarde sem açúcar, é claro!
Pode-se fazer compressas com o chá para cicatrização de feridas e queimaduras, concomitante ao uso oral do chá. Tomar por 10 dias ininterruptamente, descansar por uns dois ou três dias e, se necessário continuar o seu uso da mesma forma.
Receita de Hamburguer de Caju desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical usada no Ceará (Fonte: Disponível em 19.01.07 - Globo Repórter – “Ceará inventa hambúrguer de caju”).
Ingredientes: 8kg de caju fresco sem a castanha; 300g farinha de trigo,2 xícaras de chá de cheiro; verde picado(salsa e/ou cebolinha); 2 pimentões médios; 4 tomates picados; 2 cebolas meias picadas; ½ colher de colorau; 1 cabeça de alho grande espremida em pasta; pimenta-do-reino a gosto; sal a gosto.
Modo de fazer: Lavar b em os cajus acrescentar um pouco de água no liquidificador. Peneirar retirar o suco. As fibras após a retirada do líquido mais ou menos 1,5 kg. Refogar na panela cm os temperos deixar esfriar. Adicionar a farinha de trigo, formatar como hambúrguer e fritar. Dá 20 hambúrgueres.

Como essência floral temos: no Sistema de Filhas de Gaia: CAJÚ (Anacardium occidentale) - flores brancas e rosa forte que integra o feminino com a mente e emoções, ancora as forças instintivas do feminino e resgate o útero como centro do poder pessoal da mulher e órgão de percepção de si mesma. É uma essência puramente feminina.

E Salve o Caju!

fonte do texto e fotos: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/12/as-virtudes-do-cajueiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário