Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Hortelã ou Menta

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar

por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

É uma erva aromática das mais conhecidas, seu perfume é inconfundível existem vários tipos de menta como a arvensis, piperita, spicata. Todas com as mesmas propriedades curativas. Seu sabor peculiar é utilizado na fabricação de alimentos como balas, cosméticos, pasta de dentes. Como erva aromática é utilizada como tempero principalmente na cozinha árabe, aromatizador de vinhos e molhos.
É uma planta originária do Mediterrâneo. Era usada como tônico e perfume pelos gregos antigos, que a acrescentavam em porções generosas à água do banho. Os Romanos levaram-na para a Grã-Bretanha e na época medieval era usada para tratar inflamações na gengiva. Também era usada pelos romanos e gregos contra mordida de cobra, picada de inseto (colocando a folha amassada sobre a mordida), mordida de escorpião, cólica, problemas urinários e vertigens.
A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 a.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos. Na mitologia conta-se que Zeus e Hermes andavam disfarçados pela Terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água, quando finalmente, um casal pobre os acolheu. Limparam e perfumaram sua pobre mesa com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os Deuses em agradecimento transformaram seu casebre em Palácio assim, a hortelã se tornou em símbolo de hospitalidade até a Idade Média, onde até então era usada para limpar e perfumar as casas. No século XVIII seu chá era utilizado como curativo para qualquer doença.
A hortelã é a erva dos mentalmente lentos. Essas pessoas pensam devagar, recebem o que vem de fora devagar, reagem devagar. Não são desinteressados. São simplesmente lentos. Chegam sempre atrasados aos compromissos, demoram a terminar suas atividades, e acabam sendo criticados e cobrados pelos outros. A Menta trabalha a agudeza da nossa percepção e julgamento diante das situações externas, nos dando condições de decidir mais rápido o que é melhor a ser feito. É a erva dos sós e discriminados por não andarem no ritmo social dos outros.
Como óleo essencial é um óleo forte, que pode causar irritação em pele sensível. Deve ser evitado durante a gravidez. É constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, clareia a mente, estimula a mente cansada, refrescante e suavizante.
No corpo físico atua com suas propriedades anti-séptico, antibiótico, anti-infeccioso, estomacal, antiespasmódica, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo (lombrigas e escabiose), expectorante, analgésico, digestivo, descongestionante, diurética, antitérmica, na homeopatia é usada na herpes-zozter. É repelente de insetos. É benéfico contra dores de cabeça, infecções respiratórias, mau hálito, inflamações da gengiva. Usar sempre moderadamente. O uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono ou nervos, não deve ser usado à noite.
Culpepper citou uma lista de 40 moléstias que a Hortelã pode curar. Também é usada para debelar tosses rebeldes, asma, cólicas de origem nervosa, ótima para sinusite, dor de cabeça, gripe, congestão nasal e pulmonar, estimula a circulação. Energiza mente e corpo.
Como Essência Floral, temos a Piperita do Sistema de Minas indicada para os indivíduos mentalmente letárgicos, que tem dificuldade de discernir e avaliar as situações. É uma essência aglutinadora de personalidade confere integridade, favorece ao sincronismo, ao aprendizado, principalmente em crianças com problemas de aprendizado e vítimas de acidentes neurológicos. Ancora a pessoa no momento presente e auxilia na “digestão “ psíquica. O Floral da Califórnia Peppermint (menta piperita) confere atenção, clareza, desperta, prontidão mental, resfria o fígado. Indicada para pessoas preguiçosas e incapacitadas para pensar, auxilia as forças digestivas vitais a funcionar, assimilar. No Sistema Francês Menthe Poivrée (Peppermint) tem ação estimulante, concede clareza, vivacidade de espírito, indicada para aqueles que se sentem pesados após excesso de atividade mental. Boa para estudantes e intelectuais, desequilíbrios alimentares, pessoas que gostam de dormi após as refeições. O espírito fica ativo e esperto. Pode provocar insônia quando ingerida perto da hora de dormir, portanto, faça por segurança a última ingestão do floral até às 18:00hs. para ter uma boa noite de sono já que este floral de qualquer sistema deixa a mente alerta.

Formas de Uso párea este Óleo Essencial:
Óleo de massagem: 10 a 15 gotas, para 20 ml de óleo carregador (Óleo de Amêndoas Doces, Abacate, Uva, Maracujá).

Inalação: 10 gotas para 2 litros de água quente (posicione a sua cabeça sobre o recipiente, cubra-a com uma toalha e inspire os vapores).

Banho de Imersão: Adultos: 8 gotas, crianças: 4 gotas, bebês: 2 gotas.

Escalda pés: 4 a 7 gotas para 4 a 7 litros de água quente (depois de secar os pés, massageie-os com uma diluição do mesmo óleo).

Difusão ambiental: 4 a 8 gotas, dependendo do tamanho do recipiente para a água.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE

fonte do texto e foto: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/11/energia-de-cura-da-menta-ou-hortela.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário