Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Calêndula

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Calêndula Officinalis planta originária do Sul da Europa da bacia Mediterrânea da família das compostas suas flores de amarelo vibrante de tom alaranjado parece um sol. Está presente em todo o mundo é uma planta anual que se adapta a qualquer lugar.
Também é conhecida popularmente de mal-me-quer, margarida dourada, Mary’s Gold (inglês, ouro de Maria), calendule (francês).
A Calêndula foi reconhecida na Idade Média por Hildegard Von Bingen por suas virtudes terapêuticas, era usada em mordida de cobra, problemas de fígado e baço.
As flores de Calêndula possuem extraordinárias propriedades medicinais, seu óleo é cicatrizante, acalma irritações cutâneas e alivia a dor. Utilizada como infusão trata úlceras, febres, cãibras, é digestiva, estimula o fluxo biliar, alivia cólicas menstruais e estimulam regras atrasadas, sua infusão não pode ser tomada durante a gravidez pois é abortiva. Os produtos a base desta flor são excelentes para queimaduras, suas pétalas reduzidas a pó podem ser usadas como talco, seu chá para banhar os olhos ou crianças com pele sensível. É anti-inflamatório, cicatrizante, vasodilatadora, devendo ser usada em ulcerações da pele, impetigo e ferimentos. Também é comestível e pode ser utilizada em saladas ou como corante podendo substituir o açafrão.
Como essência floral temos no Sistema Francês e no Sistema Californiano. No primeiro traz como qualidades a cordialidade e a sensibilidade na comunicação. Aconselha-se a aqueles que têm a fala “cortante”, ofensiva, ela provê cura da palavra, suavizando a comunicação. Recomenda-se para melhorar a escuta, a compreensão e facilitando a abertura social, a comunicação verbal de forma ponderada e refletida nas relações sociais.
No Sistema Californiano favorece a sensibilidade, a calidez e a sinceridade que ajuda a melhorar as relações com os outros, ajuda os anciãos a entender melhor o que lhes é dito. Oferece uma comunicação mais calorosa, cordial e doce, permitindo ao mesmo tempo uma escuta e uma receptividade as mensagens dos outros. Muito indicada para terapeutas, médicos advogados, psicólogos, professores e outras profissões que impliquem constante comunicação e uso da palavra, em especial para aqueles que trabalham com cura e ensino.
Dá empatia e compaixão e ajuda a entender o sentido por trás das palavras pronunciadas. Aumenta a sensibilidade, a delicadeza, sinceridade, a paciência e a tolerância, compaixão. Oferece o dom da palavra acolhedora e equilibrada.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki - Aromaterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE

fonte do texto e foto: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/11/virtudes-da-calendula-officinalis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário