Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Linhaça

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

O óleo de Linhaça é obtido da prensagem a frio das suas sementes o que preserva as suas qualidades. É fonte de ácidos graxos essenciais: ômega 3, ômega 6 e 9.

A deficiência dos ácidos graxos ômega 3, 6, 9 produz os seguintes sintomas:Pele seca, problemas de pele, Unhas e cabelos enfraquecidos, Cansaço o tempo todo, Depressão, Depressão pós-parto, Memória fraca, Pressão alta, Níveis altos de colesterol, Veias varicosas, Artrite, Dores articulares, Infertilidade e inflamações, Desequilíbrio hormonal, Retenção de líquido, Cálculo biliar, TPM, seios inchados, problemas intestinais.

Benefícios do uso da linhaça:
aumento de imunidade, auxilia ao sistema nervoso, circulação sanguínea favorecendo o coração, reduz as inflamações e dores articulares, melhora a função digestiva (excelente nos casos de constipação), o equilíbrio hormonal, bom para pele, unhas e cabelo, auxilia a processar e distribuir vitaminas solúveis como A,D,E,K e também ajuda a combater a depressão inclusive a pós-parto.Estudos demonstram que o óleo de linhaça é um grande coadjuvante na prevenção de todas estas doenças, reduzindo o colesterol total e o mau colesterol, trazendo proteção cardiovascular além de agir como anti-inflamatório e como antialérgico. Contém ainda a lignina, um fito estrógeno responsável pelo restabelecimento do hormônio sexual estrogênio, cujo nível cai bruscamente na menopausa. A lignina oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. O ácido linoleico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, frequência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e dores na mama. É antioxidante e imuno-estimulante, previne doenças degenerativas e cardiovasculares. Em artroses, por exemplo, ajuda a desinflamar as articulações.
Na indústria cosmética e farmácias de manipulação, o óleo de linhaça tem sido utilizado para os tratamentos de eczema, acne e dermatite atópica, pois apresenta um excelente poder cicatrizante.
Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzi-los em nossa alimentação. O óleo de linhaça contribui para a integridade e fluidez das membranas celulares. Sem uma membrana saudável, as células perdem sua capacidade de reter água, nutrientes vitais, eletrólitos, deixando de funcionar adequadamente. A manutenção da integridade das membranas celulares pode resultar em mais saúde e bem-estar.
Para quem não gosta do óleo de peixe como fonte de ômega-3, o óleo de linhaça é uma ótima opção e é de origem vegetal. Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico.
Pode ser usada em cápsulas geralmente duas ao dia, tomar o óleo o qual encontramos nas lojas de alimentos naturais (duas colheres ao dia sem aquecê-lo), ou as sementes, colocando de molho 1 (uma) colher de sopa das sementes submergida em água. Isto pode ser feito à noite antes de dormir. Pela manhã as sementes estarão macias, gelatinosas perceberá o óleo na água desta forma acredito que não se perde as propriedades terapêuticas. Tomar pela manhã em jejum, mas é difícil tomar assim, então sugiro que seja adicionado ao suco matinal. Outra forma triturada ou não ser adicionada aos alimentos: agregar a salada de folhas, salada de frutas, iogurte, e a outros pratos(pães etc...). Procurar comprar linhaça de boa qualidade.
Com o tempo ela regularizará seu organismo.
Crie o hábito com esta dica saudável: Lembre “o hábito faz o monge.”

Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Pesquisadora - Reiki Master – Aromaterapeuta

fonte do texto e foto: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/11/o-oleo-de-linhaca-receita-de-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário