Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Óleos Carreadores

Direitos autorais Rosangela Vecchi Bittar.

Óleos Carreadores


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435

Os óleos carreadores são óleos vegetais usados como veículo para manipulação, a eles geralmente são adicionando óleos essenciais puros com fins terapêuticos. Os óleos essenciais diluídos em óleos vegetais possuem alto poder de penetração e não prejudicam as propriedades dos óleos essenciais.
Dentre os óleos vegetais mais empregados, podemos citar: amêndoas doce, germe de trigo, sementes de uva, abacate, etc. os quais podem ser usados também apenas pelo seu valor intrínseco, sem qualquer acréscimo.
São amplamente utilizados nos diversos tipos de massagem. Ao massagear o corpo com óleos essenciais, podemos combinar eficazmente as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais com os efeitos benéficos da própria massagem. Mas, podem também ser incorporados ao banho diário como cuidado simples e benéfico a saúde.

ÓLEO DE AMÊNDOAS - PRUNUS AMYGDALUS VAR. DULCIS
É um excelente óleo para massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possui propriedades amornantes e sabor doce; é indicado para pessoas que tem Kapha aumentado no corpo. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas, muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é ótimo para os músculos, aumenta a vitalidade e é indicado para inchaços e securas da pele. O Óleo de Amêndoa Doce tem aplicação na indústria cosmética, farmacêutica, óleo para banho, xampu, bronzeadores, cremes antiestria, entre várias outras.

Existem dois tipos de Amêndoa: a doce e a amarga. Apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contém ácido cianídrico, que é uma substância que pode causar intoxicação.
Quando pensamos no corpo de uma mulher grávida, logo nos vem à imagem da mulher passando Óleo de Amêndoa Doce para evitar as estrias provocadas pela esticamento e ressecamento da pele durante a gestação. No Oriente também é indicado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.

ÓLEO DE ABACATE
O Óleo de Abacate que é um óleo nobre, muito utilizado na indústria Cosmética como matéria-prima para a fabricação de produtos para amaciar o cabelo, cremes e óleos para massagem, creme hidratante para o rosto e corpo, entre outras aplicações.
O Óleo de Abacate também pode ser usado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E.
Contém vitaminas A, B e C, excelente para as peles maduras e/ou envelhecidas pois, amacia e nutre a pele seca além de ser um, protetor solar natural.

** Relembre as principais atuações das vitaminas no quadro abaixo:
VITAMINA A Crescimento e visão.
VITAMINA B Tônus muscular e aparelho digestivo.
VITAMINA C Integridade dos vasos sanguíneos, dentes e combate infecções.
VITAMINA D Metabolismo do cálcio e fósforo.
VITAMINA E Fertilidade, sistemas nervoso e muscular involuntários.
VITAMINA K Coagulação do sangue; anti-hemorrágico

ÓLEO DE GERGELIM (TRITICUM VULGARE)
É um dos óleos mais populares no Oriente, muitas vezes utilizado como base para outras formulações de óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente, além de propriedades amornantes. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicado nas doenças causadas por Vata e Kapha aumentados e aumenta o Pitta corporal.
Esta planta é rica em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendo indicada em alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de Vata), nutrição dos cabelos (é muito usado para massagem na cabeça) e reumatismo.
Uma massagem na planta dos pés com este óleo antes de deitar tem forte poder calmante sobre o organismo, favorecendo o sono.

ÓLEO DE GERME DE TRIGO - Triticum vulgare
Na cosmética e beleza, o Óleo de Germe de Trigo previne o ressecamento e as rugas. Se aplicado na pele é eficaz na recuperação da pele seca e áspera, podendo acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras. Excelente para a circulação das pernas porque é dinamizante.

ÓLEO DE GERGELIM OU ÓLEO D SÉSAMO(Sésamo indicum)
O óleo de gergelim é semelhante ao óleo de oliva. Encontramos em sua composição propriedades antioxidantes que agem contra os radicais livres, além de hidratar a pele.

ÓLEO DE MARACUJÁ
Apresenta rica composição de ácidos graxos, auxiliando na restauração da camada lipídica da pele e conferindo emoliência através da formação de um filme, deixando a pele macia. O Óleo de Maracujá tem substâncias relaxantes, a passiflorina, com aroma que reduz a ansiedade, melhora o sono, diminuindo o stress e o cansaço em geral.
O Óleo de Maracujá tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, etc. O óleo também pode ser usado tanto na alimentação humana e animal, quanto na indústria de tintas, sabões, alimentos e outras.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
O Óleo de Semente de Uva tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes hidratantes, xampus, óleos de banho, sabonetes, etc. Também pode ser usado na indústria farmacêutica, de tintas, de alimentos, na aromaterapia entre outras.
Tem ótima aplicação para massagem, por ser um óleo fino e ter boa penetração na pele incorporando óleos essências puros para a necessidade individual penetrará com eficácia na corrente sanguínea. É rico em ácido linoleico(Ômega 6) e vitamina E portanto, propriedades antioxidantes.

fonte do texto e foto: http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/2010/11/oleos-carreadores-parte-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário