Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nó de Cachorro

Nome científico

Heteropterys aphrodisiaca O. Mach.

Família

Malphiguiaceae

Sinonímia popular

Ocinanta-sá-caá (Karajá), nó-de-porco (Borôro), guaco, jasmim-amarelo, quaro, resedá-amarelo, tintureiro, cordão-de-santo-antônio, cordão-de-são-francisco.

Propriedades terapêuticas

Afrodisíaco, depurativa, tônica.

Princípios ativos

Polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcaloides, glicosídeos flavônicos, glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.

Indicações terapêuticas

É usada para ácido úrico, fortalecimento dos ossos, debilidades nervosas, antidesintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, fortalecimento muscular e eczemas na pele.

 

1. Informações Complementares

a) Ocorrência

Ocorre em cerrados em solos distróficos sob cerradão, borda de cerradão, capões e caronal, em solos não alagáveis e arenosos. É tolerante às queimadas e tem ocorrência aumentada com o desmatamento. Ocorrência nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

b) Descrição

A planta apresenta crescimento arbustivo, com altura variando entre 0,5 a 2,0 m. As folhas possuem pecíolo canaliculado, grosso, com margem ciliada, ápice agudo, base arredondada, levemente contraída, provida de duas glândulas; margem inteira, com até 12 cm de comprimento e 6 cm de largura.

A inflorescência é racemosa, reúne flores perfeitas, amarelas, com cerca de 15 mm de diâmetro de corola. Apresentam antese diurna e vida útil aproximada de 6 horas. Oferecem como recurso aos visitantes (abelhas, formigas e pulgões) pólen e óleo acumulado em glândulas presentes no cálice.

Os frutos são do tipo esquizocarpos ou sâmaras (simples, seco, indeiscente, pluricarpelar; cada carpelo, na maturação, separa-se dos demais formando um fruto parcial, provido de uma ou mais alas), com uma única semente posicionada na porção distal. A espécie é mantida pela produção de sementes com origem sexuada, não existindo evidências de propagação vegetativa entre seus indivíduos.

c) Princípios ativos (continuação)

Estão presentes nas raízes polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcaloides, glicosídeos flavônicos e glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.

A atuação do extrato das raízes de H. aphrodisiaca na sistema nervoso de roedores foram

constatadas por Galvão (1997) e Galvão et al (2000) – roedores jovens e idosos. Palazzo (2000) verificou o efeito cicatrizante do extrato das raízes em ratos ulcerados e Santos e Carlini (2000) verificaram efeito afrodisíaco e melhoria na memória dos ratos idosos tratados com a dose de 50mg/kg do extrato de raízes BST0298.

d) Uso medicinal

É considerada uma planta com propriedades rejuvenescedoras. É famosa em Mato Grosso cachaça com raiz de nó-de-cachorro, tomada diariamente pelos pantaneiros. O vinho com as raízes de nó-de-cachorro é utilizado também pelas mulheres no período da menopausa.

e) Formas de preparo

As raízes são fixadas em aguardente (afrodisíaca) e vinho (depurativo do sangue). O chá é indicado para agravos como diabetes, diarreia, gripe, infecções: intestinal e renal.

O banho com folhas em decocção é para o fortalecimento muscular de crianças e idosos, aplicado nos membros inferiores, envolvendo-os com faixa durante a noite.

2. Dosagem indicada

Recomenda-se a dose de 1 cálice pequeno pela manhã tanto da cachaça como do vinho.

3. Outros usos

Tem potencial ornamental e é forrageira casual.

fonte das fotos: (1) naturalmedicina.blogspot.com; (2) brasilfranciscano.blogspot.com.

4 comentários:

  1. adorei seus comentários e seu site ,muito legal mesmo ,mas eu preciso de ajuda e gostaria que voce me ajudasse por vavor;preciso de maiores detálhes visuais sobre este cipó ;nó de cachorro pois acredito que assim eu mesmo poderei encontrar aqui na minha região tem muitos lugares com mato fechado e já encontrei o cipó mil homens ,talves com a sua ajuda poderei encontrar este;nó de cachorro também ,preciso ver como que é o caule equando é cortado como fica seu corte em diagonal ,o famozo corte de salame ,e como são os formatos dassuas folhas ,tudo isto em fotos o mais perto possível e nítido ,as flores dele eu ja vi ,me ajude por favor...

    ResponderExcluir
  2. Samuel eu vou dá uma olhada nas revistas que tenho. Se eu encontrar algo te envio. Abraços, Sofya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, ainda não encontrei nada, nenhuma foto que possa te ajudar. Espero que você tenha mais sorte. Abraços, Sofya.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir