Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Noz-Moscada

Nome científico

Myristica fragrans Houtt

Família

Miristicácea

Parte usada

Semente

Propriedades terapêuticas

Analgésica, antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carmi-nativa, laxativa.

Princípios ativos

Borneol, geraniol, linalol, terpineol, copeno, eugenol, miristici-na, elemicina, esclareol, pectina, niacina, safrol, canfeno, di-penteno, pineno, óleos fixos, lignanos.

Indicações terapêuticas

Facilitadora do parto, revigora a mente, ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios, tônica para os cabelos, regula menstruações escassas, alivia cólicas menstruais, dores musculares, reumatismos.

Planeta

Júpiter

Elemento

Fogo

Uso mágico

Dinheiro, sorte, saúde, fidelidade e amor.

1. Informações Complementares

a) Descrição

A noz-moscada (Myristica fragrans Houtt) é uma Miristicácea útil na ginecologia para cólicas e para descer menstruações. É uma árvore tropical sempre verde (perene) robusta e de forte perfume.

A semente, que é a parte usada como medicamento, produz um óleo usado nas massagens e na aromatoterapia. Era usada nos embalsamentos egípcios e na cura de problemas intestinais na Índia. Na Idade Média usavam-na para hemorroidas.

Tem borneol, geraniol, linalol, terpineol (são álcoois), copeno, eugenol, miristicina (antiinflamatória: Ozaki Y et al. ,1989), elemicina, esclareol, pectina, niacina, miristicina (2%), safrol (fenol), canfeno, dipenteno e 80% de pineno (terpenos), além de óleos fixos em cerca de 30 a 40% (miristicina ou ácido mirístico, ácidos oléico, palmítico, esteárico, láurico, ácido linolêico) e lignanos. Para avaliar a importância destes óleos graxos reporte-se à onagra.

2. Dosagem indicada

É analgésica (odontológica, inclusive), antiespasmódica, antiemética, afrodisíaca, carminativa, laxativa, estimulante, tônico estomacal e geral, emenagoga, antinevrálgica, anticolesterolemiante, cardio estimulante e facilitadora do parto. Revigora a mente e ajuda na recuperação dos sentidos após desmaios. É tônica para os cabelos. Alguém provou efeito antitumoral, antiespasmódica, antifúngica e diminuidora de enzimas hepáticas.

É tônico para o sistema reprodutor pois é estrogenomimético. Regula menstruações escassas e alivia cólicas menstruais. A miristicina é antidepressiva, por inibir a enzima monoaminoxidase (tem estrutura semelhante a aminas simpáticas), em ensaio de E. Truitt em 1962.

É muito útil como bálsamo para dores musculares e reumatismo.

Essência de noz moscada pode ser administrada em 2-3 gotas 2 a 3 vezes ao dia. Há cápsula de 50mg para ser tomada em 3 ao dia.

Cuidado

Toxicidade: Em caso de intoxicações por superdosagem de miristicina (mais que cinco gramas) há quadros convulsivos e sensação de irrealidade.

O chá de apenas um noz pode causar efeitos alucinógenos auditivos e visuais, descontrole motor e despersonalização.

fonte das fotos: (1) adplda.com (2) puddytigger.co.uk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário